A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMOCRACIA Teoria Clássica ou Aristotélica Nessa teoria, a Democracia é tida como governo do povo. Se diferencia da Monarquia, como governo de um só.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMOCRACIA Teoria Clássica ou Aristotélica Nessa teoria, a Democracia é tida como governo do povo. Se diferencia da Monarquia, como governo de um só."— Transcrição da apresentação:

1

2 DEMOCRACIA

3

4 Teoria Clássica ou Aristotélica Nessa teoria, a Democracia é tida como governo do povo. Se diferencia da Monarquia, como governo de um só. E da Aristocracia, como governo de poucos.

5 Teoria Medieval De origem romana. Apoiada na soberania popular; Derivando do povo e se tornando representativo; Uma forma ascendente de poder.

6 Teoria Moderna ou Teoria de Maquiavel todos os Estados, todos os domínios que tiveram e têm império sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados. Maquiavel. Segundo essa teoria, há apenas duas formas de governo: a Monarquia e a República.

7 A D DD Democracia e... LIBERALISMO SOCIALISMO ELITISMO

8 Democracia e Liberalismo A discussão em torno da democracia se foi desenvolvendo principalmente através de um confronto com as doutrinas políticas dominantes no século XIX, o Liberalismo de um lado e o socialismo de outro.

9 Democracia e Socialismo No socialismo, em suas diferentes versões, o ideal democrático é um elemento integrante e necessário, mas não constitutivo.

10 Integrante – Pois uma das metas do socialismo foi o reforço da base popular do estado.

11 Necessária Porque sem esse reforço não seria jamais alcançada aquela profunda transformação da sociedade que os socialistas das diversas correntes sempre tiveram como perspectiva.

12 Porém não constitutivo do socialismo Porque a essência do socialismo sempre foi a idéia da revolução das relações econômicas e não apenas das relações políticas da emancipação social.

13 Democracia e elitismo As criticas do liberalismo à Democracia Direta e do socialismo à Democracia Representativa, são baseadas em pressupostos ideológicos

14 Formulou-se uma crítica à democracia entendida exatamente em seu sentido tradicional de doutrina da soberania popular. Essa crítica pretendeu fundar-se exclusivamente sobre a observação dos fatos, uma crítica não ideológica, mas científica.

15 Alguns autores afirmam que, a soberania popular é um ideal-limite e jamais correspondeu ou poderá corresponder a uma realidade de fato, porque em qualquer regime, qualquer que seja a fórmula política sob aqual os governantes e seus ideólogos o representem, é sempre uma minoria de pessoas, a classe política, aquela que detém o poder efetivo.

16 Democracia Formal e Democracia Substancial. Na linguagem política contemporânea, outro significado de Democracia que compreende formas de regime político.

17 Regimes Liberais- Democráticos Sociais - Democráticos Democracia Formal Democracia Substancial

18 Democracia Governo do povo e para o povo ( segundo uma velha fórmula) Comportamentos universais, tomada de decisão de conteúdos diversos Certos conteúdos inspirados em ideais característicos da tradição do pensamento democrático, com relevo para o igualitarismo. Governo do povo Governo para o povo

19 O que se tem em comum é que Democracia perfeita, que até agora não foi realizada em nenhuma parte do mundo, sendo utópica, deveria ser simultaneamente formal e substancial.


Carregar ppt "DEMOCRACIA Teoria Clássica ou Aristotélica Nessa teoria, a Democracia é tida como governo do povo. Se diferencia da Monarquia, como governo de um só."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google