A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história do liberalismo acha-se intimamente ligada a história da democracia. O liberalismo se manifesta nos diferentes países em tempos históricos bastante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história do liberalismo acha-se intimamente ligada a história da democracia. O liberalismo se manifesta nos diferentes países em tempos históricos bastante."— Transcrição da apresentação:

1

2 A história do liberalismo acha-se intimamente ligada a história da democracia. O liberalismo se manifesta nos diferentes países em tempos históricos bastante diversos. A história do liberalismo acha-se intimamente ligada a história da democracia. O liberalismo se manifesta nos diferentes países em tempos históricos bastante diversos.

3 Inglaterra: Revolução Gloriosa de 1688 Europa Continental: é um fenômeno do século XIX

4 Apesar de ser uma ideologia bastante difundida, o liberalismo foi a menos exportável entre as ideologias nascidas na Europa, como a democracia, o nacionalismo, o socialismo, etc. Apesar de ser uma ideologia bastante difundida, o liberalismo foi a menos exportável entre as ideologias nascidas na Europa, como a democracia, o nacionalismo, o socialismo, etc.

5 Ideologia Moderna Conjunto de ações / pensamentos Liberalismo política governo do povo democracia democracia Fato histórico Estado Moderno

6 O termo liberalismo aparece pela primeira vez na proclamação de Napoleão (18 Brumário). Em seguida entra definitivamente na linguagem política das Cortes de Cadiz (1812). O termo liberalismo aparece pela primeira vez na proclamação de Napoleão (18 Brumário). Em seguida entra definitivamente na linguagem política das Cortes de Cadiz (1812).

7 Idade Idade Moderna filosofia iluminista: século XVII e XVIII Liberalismo Liberalismo livre iniciativa Direitos básicos de pensamento

8 Existem inúmeros pensadores liberais diferentes entre si. Ainda hoje a palavra liberal assume diferentes conotações conforme os diversos países. Existem inúmeros pensadores liberais diferentes entre si. Ainda hoje a palavra liberal assume diferentes conotações conforme os diversos países.

9 A esfera da liberdade individual é limitada e a capacidade do governo de instruir é em princípio limitado. (Carl Schmitt) A esfera da liberdade individual é limitada e a capacidade do governo de instruir é em princípio limitado. (Carl Schmitt)

10 O liberalismo é uma doutrina do estado limitado, tanto com respeito aos seus poderes quanto às suas funções. (Bobbio) O liberalismo é uma doutrina do estado limitado, tanto com respeito aos seus poderes quanto às suas funções. (Bobbio)

11 Partidos Liberais idéias diferentes posições diferentes conservadoras centrista moderado progressistas

12 Monarquias liberais defesa do ideal monarquista Formas limitadas de representação política

13 Liberais- nacionais identificavam a causa nacional com a liberal Perdiam freqüentemente o significado liberal

14 Católicos (ou protestantes)liberais) contra os clericais / antiliberais Separação Igreja – Estado

15 Liberal – democratas contra uma visão limitativa do liberalismo Garantia dos direitos individuais

16 Livre- cambistas total não intervenção do governo no mercado interno e em suas relações com o mercado internacional Antiprotecionismo

17 ERA LIBERAl Início: Restauração (1815) Término: Revoluções Democráticas (1848) Obs. Embora terminada a Era Liberal, o Estado Liberal não desapareceu, ao contrário, continua ainda na forma liberal- democrática.

18 O homem é verdadeiramente livre quando pode fazer tudo aquilo que o satisfaz. Porém, para satisfazer seus desejos e ser livre, o homem encontra obstáculos e para desfaze-los, usa-se a força (ou pode) para coagir e subordinar os outros homens. Thomaz Robbes

19 VALORES DO LIBERALISMO

20 INDIVIDUALISMO LIBERDADE JUSTIÇA IGUALDADE DIREITOS

21 CONCLUSÃO: Entende-se por liberalismo uma determinada concepção de Estado, na qual o Estado tem poderes e funções limitados, e como tal se contrapõe ao estado absoluto quanto ao Estado que hoje chamamos social.

22 Bibliografia: Bobbio, Norberto Bobbio, Norberto Dicionário de Política Dicionário de Política

23 TEORIA GERAL DO ESTADO Acadêmico : Fábio Brizolla Acadêmico : Fábio Brizolla Profº: Dejalma Cremonese Profº: Dejalma Cremonese


Carregar ppt "A história do liberalismo acha-se intimamente ligada a história da democracia. O liberalismo se manifesta nos diferentes países em tempos históricos bastante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google