A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?"— Transcrição da apresentação:

1 QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
CAPÍTULO 2

2 Contexto No resto da Europa, cresce o ambiente de insatisfação dos burgueses, que não haviam conquistado nem poder político, nem igualdade jurídica. A luta da burguesia foi acompanhada por um movimento intelectual o Iluminismo. Iluminismo → movimento cultural que legitima as ideias dos burgueses.

3 Características Principais ideias:
Crença na razão como promotora de progresso e felicidade. Rejeição ao absolutismo e aos privilégios do clero e da nobreza. Crítica à interferência da Igreja nas questões de estado. Governo regido pela Constituição. Só os letrados seriam capazes de governar.

4 Antecedentes Revolução Científica. Inspirados por Newton, buscam leis que governam o comportamento humano. Assumem como pressupostos, o uso da razão, observação e experimentação. Descartes também influencia os iluministas,pois cria um método científico que critica as idéias pré-estabelecidas. Dúvidas → novas idéias → novas dúvidas. Condena a idéia de que tudo era determinado pela vontade de Deus.

5 John Locke Pensador inglês Principais ideias:
A origem do conhecimento era a experiência. As idéias para serem consideradas verdadeiras precisam ser comprovadas. Teoria do governo limitado. O poder dos reis era resultado de um contrato entre governantes e governados, por isso estava subordinado à lei. Defende a autoridade do Parlamento sobre o poder exercido pelo rei.

6 Pensadores do Iluminismo
Voltaire Todos homens tinham direito à liberdade, propriedade e proteção das leis. Defensor dos interesses da burguesia e do governo limitado do rei .

7 Montesquieu Montesquieu defendia a separação dos poderes governamentais. Uma destas divisões, o poder legislativo, criaria as leis. A segunda divisão, o poder executivo, garantiria o cumprimento das leis. A terceira divisão, o poder judiciário, interpretaria as leis. Ele acreditava que a separação dos poderes impediria qualquer individuo ou grupo de obter controle absoluto do governo.

8 Rosseau Obra: O contrato social. A propriedade privada era origem da desigualdade social. O povo não daria a um governante ou representante o poder de criar leis para a sociedade. Ao invés disto, seria estabelecida uma forma de democracia direta: a aprovação de toda e qualquer lei seria votada por todos os membros da sociedade.

9 Despotismo esclarecido
Apesar dos filósofos admirarem o sistema inglês de governo, poucos deles como Locke e Rousseau, apoiavam a democracia. Voltaire assim escreveu: “A partir do momento em que pessoas comuns começarem a raciocinar, tudo estará perdido. Eu não suporto a idéia de um governo de massas”. De acordo com Voltaire, a melhor forma de governo seria uma monarquia na qual o governante compartilharia as idéias dos filósofos e respeitaria os direitos do povo. Um monarca “iluminado” introduziria reformas e governaria de forma justa.

10 Difusão das idéias Refletindo o entusiasmo pela escolaridade, diversos filósofos compilaram uma Enciclopédia – uma obra de 28 volumes que continha diversos tópicos, a maioria deles sobre ciência e tecnologia. O editor-chefe da Enciclopédia foi Denis Diderot. Outros filósofos, inclusive Voltaire e Montesquieu, também contribuíram com artigos para a Enciclopédia.

11 Liberalismo Econômico
Alguns pensadores acreditavam que o governo não deveria interferir nos negócios, e baseavam seus pontos de vista na teoria de laissez-faire – que significa “deixar (os negócios) em paz”. Esta idéia foi ensinada por um filósofo e economista escocês chamado Adam Smith. Ele escreveu que os empreendedores deveriam ter a liberdade de administrar seus negócios da maneira que lhe fosse gerar mais lucros. Pois, os lucros levam à expansão dos negócios, que cria mais empregos. A livre concorrência dá ao povo a chance de trabalhar naquilo que fazem melhor.


Carregar ppt "QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google