A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ILUMINISMO LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA

2 Conceito: O Iluminismo foi um movimento ideológico do século XVIII, que defendeu a liberdade de expressão e o fim de todo regime opressor.

3 O Iluminismo combateu o ANTIGO REGIME:
ABSOLUTISMO; MERCANTILISMO (intervenção econômica estatal); TEORIA DO DIREITO DIVINO DOS REIS; ALIANÇA ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO; PRISÕES POR MOTIVOS POLÍTICOS.

4 PENSADORES ILUMINISTAS E SUAS IDEIAS:
SÉCULO XVIII – SÉCULO DAS LUZES

5 John Locke(1632-1704): o pai do Iluminismo
Acompanhou as transformações na Inglaterra durante a Revolução Inglesa (1689), a primeira revolução burguesa que derrubou o absolutismo e instalou um governo liberal.

6 John Locke: o pai do liberalismo
Os governados têm todo o direito de se rebelar contra um governo que não os atende; A burguesia precisa estar livre para comandar a economia, sem a intervenção direta do governo; Na Inglaterra, o fato da burguesia ter assumido o comando do Parlamento, levou ao progresso do país, que ainda no século XVIII se industrializou;

7 Voltaire: o filósofo burguês

8 Voltaire ( ) “Posso não concordar com o que você pensa, mas defenderei até a morte seu direito de expressar suas ideias”. Grande defensor da liberdade de expressão, religiosa, econômica, política... Um governante deve ser esclarecido... Pode ser um monarca, mas não absolutista!

9

10 Montesquieu ( )

11 “O espírito das leis” O poder deve ser dividido em três partes para evitar o absolutismo: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO; O poder de um governante deve ser limitado; Defensor da instalação de República (com eleições presidenciais) em países pequenos; Defesa à Constituições liberais;

12 Adam Smith ( )

13 O pai do liberalismo econômico:
Contra toda intervenção econômica estatal; O governo deve interferir o mínimo possível na economia; Liberalismo: “deixa fazer, deixa passar!” Suas ideias liberais inspiraram revoluções burguesas!

14 Diderot e D’Alembert: os enciclopedistas

15 Enciclopédia: Difundir os ideais iluministas;
Circulação clandestina por causa da perseguição dos governos absolutistas (importância da Maçonaria neste sentido); Incentivar o uso da RAZÃO em vez da fé;

16 Isaac Newton ( )

17 “o que eu sei é uma gota na imensidão de um oceano”
Newton deu continuidade aos estudos de Galileu (do tempo do Renascimento), ampliou os conhecimentos em Física e foi um grande matemático e filósofo.

18 O Iluminismo foi, antes de mais nada, um movimento da BURGUESIA
Mas, como sempre, havia uma exceção:

19 Jean Jacques ROUSSEAU (1712-1778)

20 Rousseau: o filósofo da natureza e da educação
“Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”: a existência da propriedade privada é a culpada pelas guerras e misérias humanas; “teoria do bom selvagem”; “Contrato Social”: defesa à democracia (com eleições sem distinção entre classes sociais)

21 Na educação, Rousseau defendeu:
As mulheres seriam boas educadoras; Educação deve ser conduzida com amor; Pais devem cuidar de seus filhos com atenção e proximidade; Valorização dos sentimentos e do lúdico nas escolas;

22 Consequências do Iluminismo:

23 Revoluções burguesas A independência dos estados Unidos (1776) foi a primeira revolução inspirada nos ideais iluministas e a segunda liderada pela burguesia (a primeira foi a da Inglaterra); A Revolução Francesa (1789), que marca a derrubada do Antigo Regime no país em que ele foi mais forte, também foi inspirada nos ideais iluministas; Revoltas e tentativas de revoluções pelo mundo todo, inclusive no Brasil (Inconfidência Mineira);

24 Despotismo Esclarecido:
Com medo de revoltas liberais, alguns governantes realizaram reformas econômicas em seus países, sem acabar com o absolutismo. A esse governo reformista foi dado o nome de despotismo esclarecido; Foi uma tentativa frustrada de evitar revoluções burguesas – mais cedo ou mais tarde elas aconteceram.


Carregar ppt "LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google