A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo. 1. Quais países foram mencionados? 2. Em qual região.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo. 1. Quais países foram mencionados? 2. Em qual região."— Transcrição da apresentação:

1 Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo. 1. Quais países foram mencionados? 2. Em qual região do globo eles estão situados? 3. Qual acontecimento histórico está sendo descrito e analisado? 4. Quais governantes foram mencionados? 5. Qual relação pode ser estabelecida entre o tema apresentado nele e o conteúdo que está sendo trabalhado?

2 Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão... Toda outra autoridade (que a paterna) vem duma outra origem, que não é a da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma destas duas fontes: ou a força e a violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e a quem deferiram a autoridade. O poder que se adquire pela violência não é mais que uma usurpação e não dura senão pelo tempo por que a força daquele que manda prevalece sobre a daqueles que obedecem [...] O poder que vem do consentimento dos povos supõe necessariamente condições que tornem o seu uso legítimo útil à sociedade, vantajoso para a República, e que o fixem e restrinjam entre limites; pois o homem não pode nem deve dar-se inteiramente e sem reserva a outro homem. DIDEROT, D. autoridade política. In: Freitas, g. de. 900 textos e documentos de História. Sobre a liberdade e a autoridade

3 Egito - atualidade

4 ILUMINISMO No século XVIII, uma nova corrente de pensamento se propagou na Europa. Defendia uma forma diferente de conceber o mundo, um sistema político mais representativo, uma sociedade mais justa, uma economia com liberdade e uma cultura racional. O Iluminismo surgiu como um desdobramento dos ideais do movimento renascentista, valorizando o racionalismo e o individualismo. Com a grande força desse pensamento racionalista, característico do Iluminismo, no século XVIII, este período passou a ser chamado de o século das luzes.

5 Precursores do Iluminismo René Descartes (século XVII) Desenvolveu a dúvida metodológica, onde acreditava que a verdade poderia ser alcançada através de duas habilidades inerentes ao homem: duvidar e refletir. O pensamento reflexivo, somente existiria se o Homem fosse livre, e isso só poderia ocorrer se não houvesse um poder político absolutista. John Locke (século XVII) Desenvolveu a ideia de que o homem teria alguns direitos naturais e inalienáveis, como o direito a vida, a liberdade e a propriedade. Este teórico criticava a existência do poder absolutista e propunha a divisão do poder em duas esferas: o executivo e o legislativo. Acreditava que haveria um contrato entre governante e governados, mas que se o governante não o respeitasse, a sociedade teria o direito de destituí-lo.

6 Os filósofos iluministas François-Marie Arouet – Voltaire ( ) Criticava o domínio da Igreja sobre o saber e propunha a participação da burguesia esclarecida no Estado. Criticava a guerra e rejeitava a ideia de revolução, acreditava portanto em reformas lideradas por monarcas e realizadas por filósofos. Montesquieu (1689 – 1755) Defendia a divisão do poder em três esferas (judiciário, executivo e legislativo). Desta forma o governante seria apenas um executor da vontade da sociedade. Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) Defendia a ideia de que o povo era o soberano, tendo o direito de se rebelar contra a tirania e criticava a existência da propriedade privada. Valorizava a razão e o sentimento. Além da igualdade jurídica, propunha a igualdade social.

7 Rousseau O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia o gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém! Rousseau, Jean Jacques - Discurso sobre a desigualdade

8 Correntes econômicas - a partir da filosofia iluminista. Fisiocracia (Rejeição ao Mercantilismo) A riqueza reside na atividade agrícola. Propunha a liberdade econômica, com a interferência do Estado na economia somente quando fosse imprescindível. Liberalismo Econômico ou Liberalismo Clássico (Adam Smith ) (Rejeição ao Mercantilismo) A riqueza reside no trabalho. Propunha a liberdade da economia, que seria regulada pela mão invisível do mercado. A intervenção do Estado só deveria ocorrer para incentivar a economia.

9 Consequências do iluminismo Influenciou diversas revoltas e processos revolucionários. Exemplos: Conjuração Mineira, Conjuração Baiana, Revolução Americana, Revolução Francesa... Influenciou diversos monarcas absolutistas europeus, dando origem a um novo tipo de governo, que associava o absolutismo com alguns ideais iluministas: Despotismo Esclarecido (Monarca - Déspota Esclarecido). Exemplos de nações despóticas: Espanha, Portugal, Rússia... Medidas colocadas em prática por nações despóticas: Criação de um Código de Justiça; Abolição da tortura aos presos; Abolição da servidão; Expulsão de jesuítas de regiões coloniais e metropolitanas...


Carregar ppt "Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo. 1. Quais países foram mencionados? 2. Em qual região."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google