A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas."— Transcrição da apresentação:

1 ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas pelos filósofos iluministas iam de encontro às aspirações da burguesia em ascensão, pois criticavam as instituições do ANTIGO REGIME, preparando o caminho para a consolidação burguesa.

2 ORIGENS Podem ser encontradas na chamada Revolução científica do séc. XVII. Leia-se Descartes e seu racionalismo. Guia – a valorização da razão como guia infalível da verdade e a existência de leis naturais que explicassem os fenômenos universais destacavam-se como pontos fundamentais do conhecimento científico.

3 Principais pontos Críticas ao Estado absolutista, propondo a limitação do poder real. Crítica aos privilégios de classe; Crítica à postura da Igreja Católica, sustentáculo do ANTIGO REGIME; Defesa da não intervenção do Estado no campo econômico; Defesa de um sistema constitucional.

4 Principais teorias política Locke – 1623/1704 Obra – Segundo Tratado sobre o Governo; Carta acerca da tolerância; Ensaio sobre o entendimento humano Pensamento – soberania limitada dos reis; Direitos naturais inalienáveis ( vida, liberdade e propriedade ); organização da sociedade civil.

5 Rousseau ( ) Obras – O contrato social; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Emílio. Pensamento – pacto social; soberania popular ou vontade geral da maioria, desde que, quando o indivíduo homologava o contrato social, submetia seus direitos naturais à comunidade.

6 Montesquieu ( ) Obras – O espírito das leis; Cartas Persas. Pensamento: soberania limitada dos reis; difundiu as instituições parlamentares da Inglaterra; favorável à monarquia constitucional; Teoria dos freios e contrapesos que propunha a divisão dos poderes. Um poder tem de ser contido por outro poder.

7 Voltaire ( ) Obras – Dicionário Filosófico; Cartas Inglesas; Zadig; Cândido, ou o Otimismo. Pensamento – defensor da liberdade de expressão, manifestando-se contra todas as formas de opressão. Crítico feroz da Igreja, condenou os abusos dos sacerdotes, com forte espírito anti-clerical.

8 Enciclopédia Texto que agrupava o conjunto de conhecimentos da época, além de ser o grande veículo de difusão das idéias racionalistas. Organizadores: Diderot e Dalembert. Enfrentaram a oposição do Estado e da Igreja, pois os temas políticos e religiosos expostos na obra atingiam em cheio as instituições do Antigo Regime.

9 Despotismo esclarecido Tentativa de reformar o Estado absolutista pelo próprio Estado, procurando a conciliação entre o absolutismo e o liberalismo. Os déspotas ( soberanos absolutos ) colocaram em prática algumas reformas, influenciados pelo espírito liberal do séc. XVIII, expresso pela filosofia iluminista.

10 Iluminismo econômico Com a consolidação das práticas burguesas, houve uma reflexão racional sobre a economia: o liberalismo econômico. Algumas medidas eram necessárias para a manutenção da ordem capitalista.

11 Posturas econômicas. Fisiocracia ou agrarianismo – tendência francesa. Sem intervenção. Para os fisiocratas os fenômenos econômicos processam-se segundo uma ordem imposta pela natureza. Radicalmente, para os fisiocratas, apenas a produção agrícola permite a obtenção da riqueza. Lembrar hoje o debate entre orgânicos x transgênicos, sobretudo na França de Bové.

12 Principais representantes Quesnay e Gounay – Laissez faire; Laissez passer.... O que faria se fosse Rei ? NADA, deixaria naturalmente as coisas acontecerem. Quesnay.

13 Surge a ciência econômica Após a publicação do clássico A riqueza das nações, de Adam Smith, houve o rápido desenvolvimento de uma nova maneira de pensar a riqueza e a economia. O liberalismo clássico ou Escola de Manchester, como ficou conhecida, criticavam tanto o mercantilismo quanto o agrarianismo.

14 Princípios fundamentais A) existência de leis naturais em economia ( lei da oferta e da procura ). B) livre concorrência e livre cambismo. C) liberdade de contrato. D) combate ao mercantilismo. E) divisão internacional do trabalho.

15 Principais representantes Adam Smith – Obra – A riqueza das Nações. Pensamento – o trabalho, aliado ao capital, é o fator preponderante de toda e qualquer riqueza. A eficácia do trabalho provém essencialmente da divisão do trabalho. Ex. Os alfinetes. Aprofundamento da divisão do trabalho e o conceito de especialização e tecnicismo.

16 INDAGAÇÕES DE ADAM SMITH Não se vêem, povos pobres em terras vastíssimas, potencialmente férteis, em climas dos mais benéficos ? E, inversamente, não se encontra, por algumas vezes, uma população numerosa vivendo na abundância em um território exíguo, até algumas vezes em terras penosamente conquistadas ao oceano ou em território desfavorecidos pela natureza ?

17 Stuart Mill – Obra – Princípios de economia política. Preocupa-se com os problemas sociais. O interesse pela justiça social o coloca na transição da escola clássica ao socialismo. Ele conciliava o individualismo com o intervencionismo, pois a sociedade pode submeter a distribuição da riqueza a regras que lhe parecem melhores.

18 David Ricardo – 1772 – Obra – Princípios de Economia política e tributária. Pensamento – o custo da produção determina o valor dos bens. Há uma forte aproximação entre o trabalho e o valor. O trabalho regula o valor das mercadorias.

19 Malthus – 1766 – Obra – Ensaio sobre a população. Pensamento – Se não for a população contida, teremos uma catástrofe... É preciso que haja um equilíbrio para conter a explosão demográfica. Sugere possibilidades... Fome, epidemias, guerras, limitação voluntária da natalidade, fim de todo e qualquer assistencialismo.


Carregar ppt "ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google