A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As luzes da razão ILUMINISMO. DEFINIÇÃO  Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As luzes da razão ILUMINISMO. DEFINIÇÃO  Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 As luzes da razão ILUMINISMO

2 DEFINIÇÃO  Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento.  Acreditavam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor – mediante:

3 introspecção (sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles), livre exercício das capacidades humanas, engajamento político-social.  O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação.

4 OBJETIVOS  Promover o intercambio intelectual.  Lutar contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado absolutista, das seguintes formas: Derrubando o direito divino dos reis. Restringindo a política econômica mercantilista. Destituindo os privilégios da nobreza. Limitando o poder político da Igreja Católica.

5 PENSAMENTO  Defendiam: a democracia o liberalismo econômico a liberdade de culto a liberdade de pensamento.

6 PRINCIPAIS FILÓSOFOS ILUMINISTAS: René Descartes (1596 – 1650) John Locke ( ) Voltaire ( ) Montesquieu ( ) Jean-Jacques Rousseau ( ) Denis Diderot ( )

7 DÉSPOTAS ESCLARECIDOS  Com o avanço dos ideais iluministas alguns governantes europeus viram-se obrigados a realizar reformas sociais e econômicas a fim de modernizar seus países, mas sem abrir mão do poder (mistura resquícios do Antigo Regime com ideias iluministas).  Criaram uma legislação favorável ao comércio com o objetivo de fortalecer a burguesia,  Criaram escolas laicas (não religiosas),  Decretaram a liberdade de culto, a fim de reduzir os privilégios do clero católico.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII. A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.

9 CONCEITOS IMPORTANTES Direito divino dos reis: doutrina política e religiosa que baseava-se na crença de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus e não devido a vontade de seus súditos, parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Mercantilismo: conjunto de práticas econômicas que caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), por isso, todas as potenciasProcura de uma balança comercial favorável). O Estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre as importações, (protecionismo), controlando os consumos internos de determinados produtos, melhorando as infraestruturas e promovendo a colonização de novos territórios (monopólio), entendidos como forma de garantir o acesso a matérias-primas e o escoamento de produtos manufaturados.


Carregar ppt "As luzes da razão ILUMINISMO. DEFINIÇÃO  Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google