A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ILUMINISMO As luzes da razão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ILUMINISMO As luzes da razão."— Transcrição da apresentação:

1 ILUMINISMO As luzes da razão

2 Definição Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento. Acreditavam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor – mediante:

3 livre exercício das capacidades humanas, engajamento político-social.
introspecção (sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles), livre exercício das capacidades humanas, engajamento político-social. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação.

4 Objetivos Promover o intercambio intelectual.
Lutar contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado absolutista, das seguintes formas: Derrubando o direito divino dos reis. Restringindo a política econômica mercantilista. Destituindo os privilégios da nobreza. Limitando o poder político da Igreja Católica.

5 o liberalismo econômico a liberdade de culto
Pensamento Defendiam: a democracia o liberalismo econômico a liberdade de culto a liberdade de pensamento.

6 Principais filósofos iluministas:
René Descartes (1596 – 1650) John Locke ( ) Voltaire ( ) Montesquieu ( ) Jean-Jacques Rousseau ( ) Denis Diderot ( ) Principais filósofos iluministas:  

7 Déspotas Esclarecidos
Com o avanço dos ideais iluministas alguns governantes europeus viram-se obrigados a realizar reformas sociais e econômicas a fim de modernizar seus países, mas sem abrir mão do poder (mistura resquícios do Antigo Regime com ideias iluministas). Criaram uma legislação favorável ao comércio com o objetivo de fortalecer a burguesia, Criaram escolas laicas (não religiosas), Decretaram a liberdade de culto, a fim de reduzir os privilégios do clero católico.

8 Considerações finais Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII. A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. 

9 Conceitos importantes
Direito divino dos reis: doutrina política e religiosa que baseava-se na crença de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus e não devido a vontade de seus súditos, parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Mercantilismo: conjunto de práticas econômicas que caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), por isso, todas as potenciasProcura de uma balança comercial favorável). O Estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre as importações, (protecionismo), controlando os consumos internos de determinados produtos, melhorando as infraestruturas e promovendo a colonização de novos territórios (monopólio), entendidos como forma de garantir o acesso a matérias-primas e o escoamento de produtos manufaturados.


Carregar ppt "ILUMINISMO As luzes da razão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google