A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MERCANTILISMO OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MERCANTILISMO OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS."— Transcrição da apresentação:

1 O MERCANTILISMO OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS

2 INTRODUÇÃO: Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

3 MERCANTILISMO: RIQUEZA & PODER

4 RIQUEZA PARA SUSTENTAR O LUXO DA NOBREZA

5 Principais características do sistema econômico mercantilista: Metalismo Industrialização Protecionismo Alfandegário Expansão marítima Balança comercial favorável Monopólio comercial e real

6 METALISMO O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período.

7 INDUSTRIALIZAÇÃO O governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

8 Protecionismo Alfandegário Os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

9 EXPANSÃO MARITÍMA Conquistar novas regiões do mundo e colonizando seus povos, roubando suas riquezas para depois vender para outros países da Europa.

10 BALANÇA COMERCIAL FÁVORÁVEL O esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

11 MONOPÓLIO COMERCIAL As colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa.

12 MONOPÓLIOS REAIS: A VENDA DE PERMISSÔES PELO REI PARA PODER TER OU NÃO UMA MINI FÁBRICA, COMÉRCIO E ETC.

13 COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

14 PIRATAS & CORSÁRIOS

15 FIM


Carregar ppt "O MERCANTILISMO OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google