A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE

2 ETAPAS DE EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO
1ª etapa~>Capitalismo Comercial Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começou a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e não encontradas na Europa. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, começaram um ciclo de exploração, com o objetivo de enriquecimento e acumulo de capital. 2ª etapa~>Capitalismo Industrial A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e solidificou suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou as máquinas para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos . 3º etapa~>Capitalismo Monopolista-Financeiro Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.

3 Mercantilismo O QUE ERA~>Era uma corrente de pensamento econômico desenvolvida na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. PRATICAS E IDEIAS~>Entre os princípios que regiam as idéias mercantilistas destaca-se o metalismo que considerava que a riqueza de um Estado correspondia mensurava-se pela quantidade de metais preciosos, que o mesmo possuía dentro de seu território (aumentar a quantidade de metais preciosos era, portanto, um dos objetivos das práticas mercantis); O QUE ERA O PROTECIONISMO~>Era um dos princípios mercantilistas. Os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países. POLÍTICA DO MONOPÓLIO~>Era, na estrutura mercantil, um regime de fabrico, compra e venda de produtos ou prestação de serviços, caracterizado pela falta ou grande limitação de concorrência, resultante de circunstâncias naturais por existirem poucos produtores ou comerciantes a oferecer mercadorias que têm uma grande procura por parte dos compradores.

4 SITES DE PESQUISA


Carregar ppt "Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google