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Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

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Apresentação em tema: "Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias."— Transcrição da apresentação:

1 Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

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3 O termo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776, a partir da palavra latina mercari, que significa "gerir um comércio", de mercadorias ou produtos. De início foi usado só por críticos como o próprio Smith.

4 Definição: Conjunto de regras e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista, era o Rei quem ditava as regras. Quando: 1500 a A Europa já vivia o fim do Feudalismo e da Idade Média. Onde: Vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING, comercializando com as colônias. Característica básica e fundamental: Intervenção do Estado na economia.

5 OS INTERESSADOS NA POLÍTICA MERCANTILISTA:
OS ESTADOS ABSOLUTISTAS EUROPEUS: o acúmulo de capitais tornaria as monarquias mais fortes/ OS ADMINISTRADORES RÉGIOS: pessoas da confiança dos reis absolutistas, preocupados com seu prestígio particular junto as suas respectivas cortes e enriquecimento. OS MERCADORES: interesses nas disputas pelos monopólios comerciais;

6 OS COLONOS: migravam em busca de terra, riqueza e prestígio para iniciar nova vida;
A IGREJA: pretendia conseguir mais fiéis catequizando os nativos indígenas; OUTROS GRUPOS FORAM ENVOLVIDOS SEM QUE TIVESSEM OPTADO: NATIVOS INDÍGENAS E NEGROS AFRICANOS: ambos os grupos foram forçados a trabalhar para os europeus. Como escravos no caso dos negros africanos e em regime ora como servos ora como escravos no caso dos indígenas.

7 Tipos de mercantilismo:
• Metalismo ou bulionismo - quantificava a riqueza de acordo com a quantidade de metais preciosos possuídos. • Colbertismo ou mercantilismo industrial, que visava abastecer o mercado com produtos manufaturados e diminuir as importações de outros países europeus. • Mercantilismo Comercial e Marítimo – baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.

8 Espanha: Bulionismo – metalismo - prata e ouro da América.
França: Colbertismo- manufaturas. Inglaterra: fortalecimento do Comércio- manufaturas e pirataria. Portugal: comércio com as Índias, agricultura e metalismo - Brasil. Alemanha: Kameralismo – Kamer – trigo. Holanda: comércio e manufaturas.

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10 Tudo isso visava o fortalecimento do Estado.
CARACTERÍSTICAS: Acúmulo de metais preciosos – Metalismo. Balança Comercial favorável - exportar o máximo Protecionismo - altas taxas alfandegárias. Estímulo às manufaturas, facilitava as importações de matérias-primas. Incentivo à expansão Marítima e os Monopólios Coloniais - pacto colonial, produção complementar. Incentivo à natalidade. Tudo isso visava o fortalecimento do Estado.

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12 ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Apóia os negócios burgueses Sustenta a nobreza ESTADO ABSOLUTISTA OBJETIVOS MERCANTILISMO MEIOS METALISMO: Entesouramento de metais preciosos. Protecionismo Colonialismo Fortalecimento do poder real. Pirataria Balança comercial favorável.

13 Conseqüência da política mercantilista:
Desenvolvimento das metrópoles pela exploração de metais preciosos. Enriquecimento da burguesia européia. Aumento de matéria-prima ( vinda das colônias). Crescimento do mercado consumidor. Progresso das técnicas agrícolas.

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15 O Mercantilismo facilitou o enriquecimento dos burgueses que mais tarde destruiria o Estado Absoluto e provocou a Acumulação Primitiva de Capitais que mais tarde provocaria na Europa a Revolução Industrial.

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