A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias."— Transcrição da apresentação:

1 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

2 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda

3 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda O termo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776, a partir da palavra latina mercari, que significa "gerir um comércio", de mercadorias ou produtos. De início foi usado só por críticos como o próprio Smith.

4 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Definição : –Conjunto de regras e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista, era o Rei quem ditava as regras. Quando : –1500 a A Europa já vivia o fim do Feudalismo e da Idade Média. Onde : –Vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING, comercializando com as colônias. Característica básica e fundamental: –Intervenção do Estado na economia.

5 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda OS INTERESSADOS NA POLÍTICA MERCANTILISTA: OS ESTADOS ABSOLUTISTAS EUROPEUS: o acúmulo de capitais tornaria as monarquias mais fortes/ OS ADMINISTRADORES RÉGIOS: pessoas da confiança dos reis absolutistas, preocupados com seu prestígio particular junto as suas respectivas cortes e enriquecimento. OS MERCADORES: interesses nas disputas pelos monopólios comerciais;

6 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda OS COLONOS: migravam em busca de terra, riqueza e prestígio para iniciar nova vida; A IGREJA: pretendia conseguir mais fiéis catequizando os nativos indígenas; OUTROS GRUPOS FORAM ENVOLVIDOS SEM QUE TIVESSEM OPTADO: NATIVOS INDÍGENAS E NEGROS AFRICANOS: ambos os grupos foram forçados a trabalhar para os europeus. Como escravos no caso dos negros africanos e em regime ora como servos ora como escravos no caso dos indígenas.

7 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Tipos de mercantilismo: Metalismo ou bulionismo - quantificava a riqueza de acordo com a quantidade de metais preciosos possuídos. Colbertismo ou mercantilismo industrial, que visava abastecer o mercado com produtos manufaturados e diminuir as importações de outros países europeus. Mercantilismo Comercial e Marítimo – baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.

8 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Espanha : Bulionismo – metalismo - prata e ouro da América. França : Colbertismo- manufaturas. Inglaterra : fortalecimento do Comércio- manufaturas e pirataria. Portugal : comércio com as Índias, agricultura e metalismo - Brasil. Alemanha : Kameralismo – Kamer – trigo. Holanda : comércio e manufaturas.

9 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda

10 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda CARACTERÍSTICAS: Acúmulo de metais preciosos – Metalismo. Balança Comercial favorável - exportar o máximo Protecionismo - altas taxas alfandegárias. Estímulo às manufaturas, facilitava as importações de matérias-primas. Incentivo à expansão Marítima e os Monopólios Coloniais - pacto colonial, produção complementar. Incentivo à natalidade. Tudo isso visava o fortalecimento do Estado.

11 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda

12 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO Sustenta a nobreza Apóia os negócios burgueses OBJETIVOS MEIOS METALISMO: Entesouramento de metais preciosos. Fortalecimento do poder real. Protecionismo Colonialismo Pirataria Balança comercial favorável.

13 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Conseqüência da política mercantilista: Desenvolvimento das metrópoles pela exploração de metais preciosos. Enriquecimento da burguesia européia. Aumento de matéria-prima ( vinda das colônias). Crescimento do mercado consumidor. Progresso das técnicas agrícolas.

14 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda

15 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda O Mercantilismo facilitou o enriquecimento dos burgueses que mais tarde destruiria o Estado Absoluto e provocou a Acumulação Primitiva de Capitais que mais tarde provocaria na Europa a Revolução Industrial.

16 IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "IDADE MODERNA MERCANTILISMO Adriano Valenga Arruda Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google