A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO MARIO TEODORO VILELA SANTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO MARIO TEODORO VILELA SANTOS."— Transcrição da apresentação:

1 O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO MARIO TEODORO VILELA SANTOS

2 OBJETIVOS.O ESPAÇO GEOGRÁFICO.ENTENDER A ECONOMIA.COMPREENDER O MODELO ECONÔMICO BRASILEIRO.DESCREVER A BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL.ENTENDER O COMÉRCIO EXTERIOR COMO FONTE DE DIVISAS

3 INTRODUÇÃO Caracterização do atual modelo econômico brasileiro com ênfase no comércio exterior, fonte de divisas para o país e de geração de emprego para muitos. A balança comercial brasileira.

4 BALANÇA COMERCIAL A relação entre o que um país exporta e o que um país importa. Superávit comercial. Déficit comercial. As exportações e importações.

5 DE ÁREA COLONIZADA A PAÍS SUBDESENVOLVIDO Inicialmente, o Brasil era uma colônia de exploração ( ), Subdesenvolvido. produtos primários Produtos do setor secundário (produtos industriais) substituição de importações; importações liberadas. O primeiro período foi marcado por um grande protecionismo O segundo período veio com a intenção do governo em eliminar o protecionismo na importação.

6 A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA As principais áreas exportadoras são as regiões Sudeste e Sul. Estados de São Paulo (35,5%), Minas Gerais (12,1%), Rio Grande do Sul (10,4%), Paraná (7,9%) e Espírito Santo (5,0%). Desde 1995 a balança comercial brasileira apresenta saldo negativo. Os elevados juros em vigor no Brasil. O atraso tecnológico de nossas indústrias. Rede de transporte pouco integrada e cara. Elevados gastos com a importação de petróleo e seus derivados. Produtos na pauta de exportações do Brasil. As principais áreas exportadoras.

7 O BRASIL NO COMÉRCIO MUNDIAL Blocos econômicos no continente americano. Outros blocos econômicos. Mercosul. União Européia merece destaque entre os blocos econômicos que mantêm relações comerciais com o Brasil.

8 CONCLUSÃO País emergente. Cenário econômico internacional. Comércio exterior. Fonte de distribuição de renda.


Carregar ppt "O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO MARIO TEODORO VILELA SANTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google