A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Geografia Bloco econômico Asean.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Geografia Bloco econômico Asean."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Geografia Bloco econômico Asean

2 Carlos Henrique Camilo
9º Ano Turma A Matutino Professora:Meirielli Alunos Dener Pereira Cota Carlos Henrique Camilo Lucas Henrique Cruz

3 Formada a partir de 1967 com a declaração de Bangkok, pelos ministros das relações exteriores da Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia, a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) se destacou como um Bloco de extrema importância para a economia asiática

4 Posteriormente o minúsculo e riquíssimo sultanato de Brunei, grande exportador de petróleo, aderiu ao bloco

5 o bloco começou a desenvolver um papel regional distintivo com o fim da guerra do Vietnã em futura estrutura dos processos de relações internacionais.

6 Um secretariado foi estabelecido em Cingapura e o acordo fechado como um contexto de bloco econômico comercial.

7 Inicialmente o bloco representava uma aliança voltada contra os países socialistas da Indochina

8 Também se pode destacar a necessidade de segurança militar e o bem estar financeiro como objetivos para serem conquistados pelo bloco

9 Um dos problemas de mais destaque que a ASEAN enfrentou foi à busca de um balanço contra a crescente influência japonesa e chinesa na sua economia, envolvendo assim forças externas como a União Européia e os Estados Unidos na sua diplomacia regional.

10 O bloco representa hoje um mercado de 520 milhões de pessoas e com um PIB de quase meio bilhão de dólares, que desenvolve programas de cooperação nas áreas de transporte, comunicação, segurança, relações externas, indústria, finanças, agricultura, energia, tecnologia, educação, turismo e cultura regional.

11 O bloco busca promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da região através de programas cooperativos, salvaguardando a estabilidade política e econômica da região, bem como servindo como fórum de discussão das diferenças intra-regionais.

12 Atualmente a ASEAN tem a intenção de acelerar as negociações para que se atinja o livre comércio durante o ano de 2003.

13 Está em discussão a associação do Japão, da China e da Coréia do Sul ao bloco, que desempenha um papel crescente nas relações internacionais.


Carregar ppt "Projeto de Geografia Bloco econômico Asean."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google