A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES DO SUL, EM SUA MAIORIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES DO SUL, EM SUA MAIORIA."— Transcrição da apresentação:

1 UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES DO SUL, EM SUA MAIORIA LOCALIZADOS NO CONTINENTE AFRICANO, NA AMÉRICA LATINA E NA ÁSIA. EMBORA ALGUNS DELES SEJAM BASTANTE INDUSTRIALIZADOS E, EM OUTROS, O SETOR INDUSTRIAL ESTEJA EM FRANCA EXPANSÃO, A ECONOMIA DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS BASEIA- SE PRINCIPALMENTE NA AGROPECUÁRIA E NA MINERAÇÃO. ASSIM, NESSES PAÍSES A ATIVIDADE INDUSTRIAL É FRÁGIL E PREDOMINAM AS INDÚSTRIAS LEVES DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS.

2

3 AO CONTRÁRIO DA MAIORIA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS NÃO TIVERAM UMA HISTÓRIA QUE LHES PROPORCIONARAM O DESENVOLVIMENTO. A MAIORIA DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS FORAM COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO E NÃO DE POVOAMENTO.

4 OS PAÍSES QUE FORAM COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO, SÃO PAÍSES DE ÁREAS TROPICAIS, DO QUAL OS PRODUTOS CULTIVADOS NESSA REGIÃO TINHAM ALTO VALOR NA EUROPA. ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, AUSTRÁLIA APRESENTAM CLIMA TEMPERADO IGUAL AO DA EUROPA, NÃO TENDO GRANDE INTERESSE AGRÍCOLA POR PARTE DOS EUROPEUS. PORTANTO SE TORNARAM COLÔNIAS DE POVOAMENTO, ONDE ALGUNS EUROPEUS RESOLVERAM FAZER DESSAS TERRAS UM LAR.

5 A ARGENTINA TAMBÉM TEM CLIMA TEMPERADO IGUAL AO EUROPEU, MAS OS ESPANHÓIS DESCOBRIRAM MUITA PRATA NESSE TERRITÓRIO, TORNANDO-A UMA COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO. O OURO E A PRATA DOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ FORAM DESCOBERTOS SOMENTE APÓS AS SUAS INDEPENDÊNCIAS, PARA A SORTE DELES. AS COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO NÃO ERAM ÁREAS A SEREM POVOADAS, E SIM FONTES DE MOMENTÂNEAS RIQUEZAS PARAS AS METRÓPOLES EUROPEIAS.

6 OBSERVAÇÃO: A EXPLORAÇÃO COLONIAL NOS PAÍSES DO SUL VISAVA À EXPANSÃO DO COMÉRCIO E À PRODUÇÃO DE MINÉRIOS OU GÊNEROS AGRÍCOLAS BARATOS PARA SUPRIR O MERCADO MUNDIAL. ASSIM, ESSAS REGIÕES FICARAM MARCADAS POR EXTREMAS DESIGUALDADES; DE UM LADO OS POUCO RICOS, A MAIORIA PRIVILEGIADA LIGADA AOS INTERESSES METROPOLITANOS, DO OUTRO UMA IMENSA MASSA DE TRABALHADORES MAL REMUNERADOS, INTENSAMENTE EXPLORADOS. POR ESSA RAZÃO A DEMOCRACIA SE TORNA MAIS DIFÍCIL NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS.

7

8 OS ESTADOS DO SUL, TAMBÉM CONHECIDOS COMO PAÍSES PERIFÉRICOS, FORAM ÁREAS DOMINADAS POR POTÊNCIAS EUROPEIAS COM OBJETIVO DE ENRIQUECER A METRÓPOLE. O QUADRO RESULTOU NUM ESTADO AUTORITÁRIO E NA CONSEQUENTE FRAQUEZA OU NA AUSÊNCIA DA DEMOCRACIA. COM O OBJETIVO DE EXPLORAR O COMÉRCIO DE MINÉRIOS, GÊNEROS AGROPECUÁRIOS PARA SUPRIR O MERCADO EUROPEU, ESSES PAÍSES DO SUL FORAM MARCADOS POR EXTREMAS DESIGUALDADES, OU SEJA, POUCO RICOS LIGADOS AOS INTERESSES METROPOLITANOS E A MAIORIA DA POPULAÇÃO TRABALHADORA MAL REMUNERADA E INTENSAMENTE EXPLORADA. COM A EXTINÇÃO DA ESCRAVIDÃO, OS TRABALHADORES PASSARAM A RECEBER SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS. EXEMPLO: -EUA, ALEMANHA E JAPÃO O SALÁRIO É SUPERIOR A 1200 DÓLARES. -CHINA, O SALÁRIO DE 35 DÓLARES. A MAIORIA DOS PAÍSES DO SUL, NÃO CHEGAM A 300 DÓLARES.

9 NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, AO CONTRÁRIO, A LEI E A ORDEM SÃO MANTIDAS COM O CONSENTIMENTO DO POVO, GRAÇAS À DEMOCRACIA, À CONSCIÊNCIA QUE OS CIDADÃOS TEM DE SEUS DEVERES E DIREITOS, QUE SÃO MAIS AMPLOS E MAIS RESPEITADOS. COMO OS COLONIZADORES CRIARAM O ESTADO COM O OBJETIVO DE DEFENDER SEUS INTERESSES MERCANTIS, NO SUL SUBDESENVOLVIDO ELE SE FUNDAMENTA MUITO MENOS NA COESÃO (NAS LEIS, CULTURAS, DIÁLOGOS) E SIM NA COERÇÃO (NA FORÇA FÍSICA, NA VIOLÊNCIA POLICIAL OU MILITAR) POR ISSO A DEMOCRACIA NÃO CONSEGUIU SE FIRMAR NO SUL: EM ALGUMAS REGIÕES ELA SE MANTÉM POR BREVES PERÍODOS; EM OUTRAS, ELA EXISTE APENAS NA TEORIA, NO DISCURSO DA MÍDIA E DOS POLÍTICOS.

10 A CORRUPÇÃO É UM DOS MAIORES PROBLEMAS NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS. A FALTA DE ESCRÚPULOS DE POLÍTICOS, OS DESVIOS DE VERBAS IMPEDEM O BOM DESENVOLVIMENTO NA SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO.

11 AS ECONOMIAS DOS PAÍSES DO SUL SÃO TRADICIONALMENTE VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS ( EXTRATIVISMO E AGROPECUÁRIA). APÓS AS GUERRAS MUNDIAIS ALGUNS PAÍSES COMEÇARAM UM PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, COMO O BRASIL, ARGENTINA, MÉXICO, ETC.

12 ESSES PAÍSES SÃO CONSIDERADOS COM A INDUSTRIALIZAÇÃO RETARDATÁRIAS, PERIFÉRICAS OU TARDIA. AFINAL TIVERAM SUA INDUSTRIALIZAÇÃO MUITO TEMPO DEPÓIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSES PAÍSES SUSBSTITUÍRAM SUAS IMPORTAÇÕES DE PRODUTOS INDUSTRIAIS PARA SUA PRODUÇÃO INTERNA. DURANTES AS GUERRAS MUNDIAIS OCORRERAM GRANDES AUMENTOS NOS PREÇOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, DIFICULTANDO A IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS. ASSIM MUITOS PAÍSES COMEÇARAM A PRODUZÍ-LOS INTERNAMENTE, PRINCIPALMENTE BENS DE CONSUMO LEVES, QUE EXIGEM MENOS TECNOLOGIA E MENOS INVESTIMENTOS (TECIDOS, VESTUÁRIO, CALÇADOS, BEBIDAS, MÓVEIS, FERRAMENTAS, MÁQUINAS SIMPLES E ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS. PORTANTO, NOS PAÍSES DO SUL DESENVOLVERAM MAIS AS INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO SIMPLES DO QUE AS INDÚSTRIAS DE BASE. ISSO CONTINUA ATÉ HOJE, INCLUSIVE NOS MAIS INDUSTRIALIZADOS.


Carregar ppt "UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES DO SUL, EM SUA MAIORIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google