A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cabul – Afeganistão Cingapura. AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA (CANADÁ E EUA) – AMÉRICA DESENVOLVIDA AMÉRICA LATINA SUBDESENVOLVIDA COLONIZADA POR INGLESES COLONIZADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cabul – Afeganistão Cingapura. AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA (CANADÁ E EUA) – AMÉRICA DESENVOLVIDA AMÉRICA LATINA SUBDESENVOLVIDA COLONIZADA POR INGLESES COLONIZADA."— Transcrição da apresentação:

1 Cabul – Afeganistão Cingapura

2

3 AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA (CANADÁ E EUA) – AMÉRICA DESENVOLVIDA AMÉRICA LATINA SUBDESENVOLVIDA COLONIZADA POR INGLESES COLONIZADA POR ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ITALIANOS E FRANCESES...

4 É O CONTINENTE DE MAIORES DIFERENÇAS INTERNACIONAIS: DE UM LADO, OS ESTADOS UNIDOS, MAIOR ECONOMIA DO MUNDO, COM UM PIB DE 13 TRILHÕES DE DÓLARES, CONTROLANDO 82% DO TOTAL DA PRODUÇÃO ECONÔMICA DO CONTINENTE; DE OUTRO O HAITÍ COM 3,3 BILHÕES DE DÓLARES. EUA seu cartão postal (Estátua da liberdade) e Haití após o terremoto

5 São Paulo A ÁFRICA DESTACA-SE POR SER O CONTINENTE MAIS POBRE, PORÉM A AMÉRICA LATINA APRESENTA MAIOR DESIGUALDE SOCIAL ENTRE OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E DENTRO DELES.

6 PAÍSES COMO O CHILE, ARGENTINA E O BRASIL JÁ CHEGARAM A SER CONSIDERADAS DE ELITE DOS PAÍSES DO SUL. MAS ESSE OS PAÍSES QUE FORMAM OS TIGRES ASIÁTICOS CONSEGUIRAM O SEU PROGRESSO ANTES QUE ESSAS ECONOMIAS. POR QUÊ?

7 OS TIGRES ASIÁTICOS, ASSIM COMO A CHINA E JAPÃO INVESTIRAM NA EDUCAÇÃO, ALGO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS, FORMANDO MÃO-DE- OBRA QUALIFICADA.

8 BRASIL – EDUCAÇÃO PRECÁRIA

9 A ESCOLARIDADE MÉDIA DA M~]AO DE OBRA É PRECÁRIA. NA COREIA DO SUL E EM CINGAPURA OS TRABALHADORES ESTUDARAM EM MÉDIA 12 ANOS, ENQUANTO NO BRASIL A MÉDIA NÃO CHEGA A 5ANOS. TAMBÉM NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS HÁ EXCESSO DE BUROCRACIA, ISTO É, INÚMERAS EXIGÊNCIAS E COBRADOS IMPOSTOS DIVERSOS PARA ABRIR OU FECHAR FIRMAS, IMPORTAR OU EXPORTAR, CONTRATAR OU DEMITIR FUNCIONÁRIOS. ALÉM DA CORRUPÇÃO, QUE IMPEDE O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DESSES PAÍSES.

10 E TIGRES ASIÁTICOS CHINA E OS TIGRES ASIÁTICOS INVESTIRAM ENORMEMENTE NA EDUCAÇÃO E NO APRIMORAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO. COMBATER A CORRUPÇÃO E ABRIR A ECONOMIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE MEDIDAS PARA FACILITAR AS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES E PARA DIMINUIR A BUROCRACIA

11

12 A ÁFRICA É O CONTINENTE ONDE A MAIORIA DOS PAÍSES APRESENTAM BAIXO IDH E VÁRIOS PROBLEMAS SOCIAIS, MAS ISSO TEM UMA EXPLICAÇÃO. COMO HAVIAM PERDIDO COLÔNIAS NO CONTINENTE AMERICANO, OS EUROPEUS COMEÇARAM A DIVIDIR A ÁFRICA ENTRE SI. DEMARCARAM FRONTEIRAS DE ACORDO COM A COLONIZAÇÃO FEITA POR CADA PAÍS, CONTUDO, NÃO LEVOU EM CONSIDERAÇÃOOS INTERESSES DOS POVOS AFRICANOS. RESULTADO, AGRUPARAM NO MESMO TERRITÓRIO POVOS COM CULTURAS DISTINTAS E SEPARAM OS POVOS AMIGOS QUE FALAVAM A MESMA LÍNGUA. ESSA HISTÓRIA RESULTOU EM GRAVES PROBLEMAS LOCAIS, COMO AS CHAMADAS GUERRAS TRIBAIS, QUE GERA ENORMES PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS NA ÁFRICA. MASSACRE EM RUANDA, 1994.

13 Pérsia ATÉ O FIM DO SÉCULO XIX, O ORIENTE MÉDIO ERA DIVIDIDO EM IMPÉRIO OTOMANO (TURCOS) E A PÉRSIA ( ATUAL IRAQUE, OCUPADO POR POVOS PERSAS E ÁRABES).

14 O ELEMENTO UNIFICADOR DESSES POVOS ERA A RELIGIÃO ISLÂMICA OU MULÇUMANA, BASEADO NO ALCORÃO. LIVRO QUE CONTÉM OS ENSINAMENTOS DO PROFETA MAOMÉ.

15 MAS, NO FIM DO SÉCULO XIX, AS POTÊNCIAS CAPITALISTAS, ESPECIALMENTE O REINO UNIDO, INICIARAM A COLONIZAÇÃO DESSA ÁREA. ESSE PROCESSO PROVOCOU A REDIFINAÇÃO DAS FRONTEIRAS QUE SE ACENTUOU APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ). INICIALMENTE SURGIRAM A SÍRIA-LÍBANO, QUE FICARAM SOB O DOMÍNIO DA FRANÇA, E O IRAQUE, A TRANSJORDÂNIA E A PALESTINA, QUE FICARAM COM O REINO UNIDO. MAIS TARDE FORAM CRIADAS OUTRAS NAÇÕES ARTIFICIAIS, COMO O KWAIT, IÊMEN, CATAR, OMÃ E ARÁBIA SAUDITA. ESSES PAÍSES TEM ATÉ HOJE UMA UNIDADE PRECÁRIA, E O SENTIMENTO NACIONAL É QUASE INEXISTENTE.

16 AS POPULAÇÕES DE TODOS ESSES PAÍSES, CONTUDO, TÊM EM COMUM A FÉ RELIGIOSA E UMA VAGA ESPERANÇA NA UNIFICAÇÃO DE TODOS OS POVOS ÁRABES, PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA GRANDE NAÇÃO ISLÂMICA. HÁ TAMBÉM UM FORTE SENTIMENTO ANTIOCIDENTAL, ESPECIALMENTE AOS ESTADOS UNIDOS, POIS ESSE PAÍS SUBSTITUIU O REINO UNIDO COMO A GRANDE POTÊNCIA CAPITALISTA DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ), ESPALHANDO O SEU IMPERIALISMO PARA VÁRIAS PARTES DO MUNDO, PRINCIPALEMENTE NESSA REGIÃO ONDE HÁ UMA ENORME RIQUEZA SUBTERRÂNEA, O PETRÓLEO. Ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

17

18 REGIÃO QUE ABRANGE A ÍNDIA E OS TIGRES ASIÁTICOS, PAÍSES DE GRANDE CRESCIMENTO ECONÔMICO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. PORÉM MONGÓLIA E COREIA DO NORTE SÃO DOIS PAÍSES POBRES DE ECONOMIA ARCAICA.

19 A OCEANIA NÃO SE RESTRINGE APENAS EM AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, HÁ MAIS DE 14 PAÍSES INDEPENDENTES E ALGUNS DOMINADOS PELOS ESTADOS UNIDOS E FRANÇA. TURISMO, PESCA E MINERAÇÃO SÃO AS BASES ECONÔMICAS DESSAS ILHAS.

20 ILHA DE FUNAFUTI, EM TUVALU, NA OCEANIA. ILHAS DE PROVÁVEL SUBMERÇÃO GRAÇAS AO AQUECIMENTO GLOBAL.


Carregar ppt "Cabul – Afeganistão Cingapura. AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA (CANADÁ E EUA) – AMÉRICA DESENVOLVIDA AMÉRICA LATINA SUBDESENVOLVIDA COLONIZADA POR INGLESES COLONIZADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google