A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SUL É UM CONJUNTO BASTANTE HETEROGÊNEO, ISTO É, APRESENTA SOCIEDADES MUITO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. OS GRANDES CONTRASTES EXISTENTES NESSAS ÁREAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SUL É UM CONJUNTO BASTANTE HETEROGÊNEO, ISTO É, APRESENTA SOCIEDADES MUITO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. OS GRANDES CONTRASTES EXISTENTES NESSAS ÁREAS."— Transcrição da apresentação:

1

2 O SUL É UM CONJUNTO BASTANTE HETEROGÊNEO, ISTO É, APRESENTA SOCIEDADES MUITO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. OS GRANDES CONTRASTES EXISTENTES NESSAS ÁREAS PERIFÉRICAS PODEM SER EXPLICADOS PELA ORIGEM DESSE GRUPO DE PAÍSES: APESAR DE TEREM SIDO CRIADOS PELA IMPOSIÇÃO DO CAPITALISMO EUROPEU, ELES POSSUÍAM CULTURAS E SOCIEDADES DIVERSIFICADAS, QUE DEIXARAM MARCAS EM CADA UM DELES ATÉ HOJE. ESSAS CULTURAS E SOCIEDADES DIFERENTES FORAM FORÇADAS A PERMANECER UNIDAS PELA IMPOSIÇÃO DE UMA ECONOMIA DO MERCADO MUNDIAL. EXEMPLO DE DIVERSIDADE CULTURAL NA ÁFRICA DO SUL. AO LADO VEMOS CASAS DE TRIBOS ZULUS E CHOSAS.

3 Pérsia VER MAPA APOSTILA 1 PÁGINA 24. ATÉ O FIM DO SÉCULO XIX, O ORIENTE MÉDIO ERA DIVIDIDO EM IMPÉRIO OTOMANO (TURCOS) E A PÉRSIA ( ATUAL IRAQUE, OCUPADO POR POVOS PERSAS E ÁRABES).

4 O ELEMENTO UNIFICADOR DESSES POVOS ERA A RELIGIÃO ISLÂMICA OU MULÇUMANA, BASEADO NO ALCORÃO. LIVRO QUE CONTÉM OS ENSINAMENTOS DO PROFETA MAOMÉ.

5 MAS, NO FIM DO SÉCULO XIX, AS POTÊNCIAS CAPITALISTAS, ESPECIALMENTE O REINO UNIDO, INICIARAM A COLONIZAÇÃO DESSA ÁREA. ESSE PROCESSO PROVOCOU A REDIFINAÇÃO DAS FRONTEIRAS QUE SE ACENTUOU APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ). INICIALMENTE SURGIRAM A SÍRIA-LÍBANO, QUE FICARAM SOB O DOMÍNIO DA FRANÇA, E O IRAQUE, A TRANSJORDÂNIA E A PALESTINA, QUE FICARAM COM O REINO UNIDO. MAIS TARDE FORAM CRIADAS OUTRAS NAÇÕES ARTIFICIAIS, COMO O KWAIT, IÊMEN, CATAR, OMÃ E ARÁBIA SAUDITA. ESSES PAÍSES TEM ATÉ HOJE UMA UNIDADE PRECÁRIA, E O SENTIMENTO NACIONAL É QUASE INEXISTENTE. Observe esse mapa atual do Oriente Médio com o mapa de 1918, da p.25 da apostila 1.

6 AS POPULAÇÕES DE TODOS ESSES PAÍSES, CONTUDO, TÊM EM COMUM A FÉ RELIGIOSA E UMA VAGA ESPERANÇA NA UNIFICAÇÃO DE TODOS OS POVOS ÁRABES, PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA GRANDE NAÇÃO ISLÂMICA. HÁ TAMBÉM UM FORTE SENTIMENTO ANTIOCIDENTAL, ESPECIALMENTE AOS ESTADOS UNIDOS, POIS ESSE PAÍS SUBSTITUIU O REINO UNIDO COMO A GRANDE POTÊNCIA CAPITALISTA DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ), ESPALHANDO O SEU IMPERIALISMO PARA VÁRIAS PARTES DO MUNDO, PRINCIPALEMENTE NESSA REGIÃO ONDE HÁ UMA ENORME RIQUEZA SUBTERRÂNEA, O PETRÓLEO. Ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

7 ÁFRICA 2012

8 COMO MEDIR O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS? O MAPA NORTE E SUL É MUITO SIMPLIFICADO PARA DIVIDIR O PLANETA EM DOIS GRANDES GRUPOS, AFINAL HÁ MUITAS DIFERENÇAS ENTRE OS PAÍSES DO NORTE E PRINCIPALMENTE OS PAÍSES DO SUL.

9 FOI EXATAMENTE ESSA PREOCUPAÇÃO DE DEFINIR UM INDICADOR OBJETIVO QUE A ONU CRIOU, EM 1990, O CONCEITO DE IDH ( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO). QUAIS SÃO OS CRITÉRIO ADOTADOS PARA MEDIR O IDH? - ANOS DE ESCOLARIDADE E TAXA DE ANALFABETISMO. -EXPECTATIVA DE VIDA E MORTALIDADE INFANTIL - RENDA PIB PER CAPITA E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. -ACESSO A INFORMAÇÃO, ÁGUA TRATADA, ESGOTOS, À SAÚDE... 25% MELHORES = MUITO ALTO IDH 25% BOM = ALTO IDH 25% = MÉDIO IDH 25% = BAIXO IDH DIVIDIDOS NUMA TABELA QUE VAI DE 0 A 1.

10 Muito alto Alto Médio Baixo Sem dados

11 Qual é o IDH do Brasil? RESPOSTA: ALTO ( POSIÇÃO 73º NO RANKING MUNDIAL, COM O,718). OU SEJA, A SEXTA MAIOR ECONOMIA MUNDIAL, AINDA APRESENTA SÉRIOS PROBLEMAS QUANTO A SUA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA MUNDIAL, A CHINA APRESENTA MÉDIO IDH, OU SEJA, APRESENTA PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA, AFINAL SUA ECONOMIA É INSUFICIENTE PARA OS 1,4 BILHÕES DE HABITANTES. CONCLUSÃO: TER DINHEIRO, NÃO SIGNIFICA TER BOM IDH.

12

13 É POSSÍVEL SUPERAR O SUBDESENVOLVIMENTO? É DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL. O ÚNICO CASO INDISCUTÍVEL, FOI O JAPÃO QUE DURANTE CEM ANOS PASSOU DE UM PAÍS POBRE A UM DOS MAIS DESENVOLVIDOS DO MUNDO. OUTROS ESTÃO APTOS A ESSA PROEZA COMO CINGAPURA, COREIA DO SUL E TAIWAN. O QUE HÁ EM COMUM NO DESENVOLVIMENTO DESSES PAÍSES? RESPOSTA:INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO PORTUGAL E ESPANHA DE SUPER POTÊNCIAS QUASE SE TORNARAM SUBDESENVOLVIDOS.

14 EXPLICAÇÕES PARA O SUBDESENVOLVIMENTO OS PAÍSES CENTRAIS DOMINADORES DO MERCADO CRIAM OBSTÁCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DOS PAÍSES POBRES, DEIXANDO-OS SEMPRE DEPENDENTES. OUTRA EXPLICAÇÃO ESTÁ ASSOCIADA A SUA CULTURA INTERNA, ONDE MUITOS POVOS TOLERAM A CORRUPÇÃO E O MAU USO DOS RECURSOS PÚBLICOS, DESVALORIZANDO A EDUCAÇÃO E O TRABALHO.

15

16

17 O DESENVOLVIMENTO É UM PROCESSO NÃO APENAS ECONÔMICO, MAS TAMBÉM CULTURAL. ELE DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DE MUDANÇAS E VALORES DAS PESSOAS, QUE ESTIMAM AO TRABALHO E AO ESTUDO, AO ESFORÇO DE CADA UM.


Carregar ppt "O SUL É UM CONJUNTO BASTANTE HETEROGÊNEO, ISTO É, APRESENTA SOCIEDADES MUITO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. OS GRANDES CONTRASTES EXISTENTES NESSAS ÁREAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google