A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz."— Transcrição da apresentação:

1 IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz

2 IMPERIALISMO Durante o século XIX houve uma nova corrida colonial na Europa, dessa vez em direção da África e da Ásia. Portugal e Espanha, que tinham sido no século XVI as maiores potências colonizadoras, não tiveram condições de competir com a Bélgica, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Estados Unidos, que até o fim desse século praticamente tinham dividido a África e a Ásia entre si.

3 1. O colonialismo, europeu do século XIX foi bem diferente daquele do século XVI. a) No primeiro, o objetivo principal era encontrar metais preciosos, produtos tropicais e mercado para produtos manufaturados. b) O novo colonialismo, além de interesse econômicos – que continuavam sendo os mais importantes: buscavam matérias-primas estratégicas para suas indústrias (carvão, ferro, petróleo), alimentos que faltavam nas metrópoles, mercados consumidores para excedentes industriais e de capital – tinham também interesses ideológicos. As razões culturais e religiosas alegadas eram pretexto ideológico para a conquista colonial.

4 2. A iniciativa colonialista do século XIX coube à França, conquistando a Argélia [1830]. a) A ocupação sistemática começou com Leopoldo II, da Bélgica. b) As conquistas coloniais romperam o equilíbrio europeu, o que deu origem à primeira Guerra Mundial, em 1914.

5

6

7 3. Os países ocidentais fizeram a partilha do Oriente através da política das zonas de influência. a) Com a Guerra do Ópio e a Guerra dos Boxers ( ), a China passou a ser totalmente dominada pelos países ocidentais. b) Os franceses ocuparam a Indochina, os japoneses a Coréia, e os alemães da Península de Shantung.

8

9 4. A forma de organização administrativa das colônias variou muito de país para país. a) A França tinha dois tipos básicos: a colônia e o protetorado. b) A Inglaterra tinhas as colônias de Coroa, as colônias com certo grau de autonomia e os domínios. c) A dos demais colonizadores eram variações dos tipos francês e inglês.

10 5. A política econômica das metrópoles em relação às colônias era da franca espoliação. a) As terras dos nativos foram confiscadas. b) Só poderiam funcionar nas colônias industriais extrativas, mineral ou vegetal, pois nem uma atividade econômica que fizesse concorrência à metrópole era tolerada. c) O comércio era totalmente favorável à metrópole, que tinha nas colônias mercados privilegiados. d) As estradas de ferro, quando eram construídas, constituíam um negócio altamente lucrativo para os europeus.


Carregar ppt "IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google