A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As origens do mundo atual O imperialismo europeu A experiência socialista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As origens do mundo atual O imperialismo europeu A experiência socialista."— Transcrição da apresentação:

1 As origens do mundo atual O imperialismo europeu A experiência socialista

2 Definição de imperialismo Imperialismo é uma forma política internacional praticada por um Estado que deseja uma expansão territorial e econômica. Formas dessa expansão: ocupação militar (história passada) ou submissão econômica e cultural (o que ocorre hoje).

3 O porquê da ocorrência imperialista: Produção excedente; Excedente de capital; Abastecimento de matérias-primas.

4 Divisão Internacional do trabalho- Funções – época imperialista Colônias: Fornecer matérias-primas; Metrópoles: Produtos industrializados e capitais.

5 Europa antes da 1º Guerra Mundial

6 Europa pós 1º Guerra

7 A experiência socialista – Características: Propriedade estatal dos meios-de- produção; Produção e consumo planejados; Redistribuição de renda.

8 2º Guerra Mundial Causas advêm da política de expansão dos países do eixo, sobretudo Alemanha, Japão e Itália; Alemanha invadiu vários países no intuito de criar a Grande Alemanha e efetivar uma área em que houvesse um espaço vital para o povo alemão. Guerra tem início com a invasão alemã à Polônia.

9 Etapas da 2º Guerra Hegemonia alemã – até 1942 – invasão alemã à uma série de países; Várias frentes de batalha - + importantes na Europa ocidental e Europa oriental; Pós 1942 – entrada americana e processo de expulsão dos alemães dos territórios invadidos; 1944 – processo de libertação da França; Conferências de Yalta e Potsdam: Acordos para eliminação do nazi-fascismo e reordenamento mundial – estabelecimento dos dois blocos.

10 Guerra Fria Estabelecimento dos dois blocos de sistemas antagônicos: Capitalista (liderado por EUA*) X Socialista (liderada pela URSS*); Alemanha: Território dividido e capital dividida; Corrida armamentista e tecnológica; Guerras indiretas. Ex: Vietnã, Coréia.

11 Cont. Zonas de influência capitalista e socialista; Cortina de ferro: Expressão criada por um inglês pra definir a fronteira do mundo socialista do capitalista, na Europa; Plano Marshall: Concessão de empréstimos a baixo juro para reconstrução da Europa – Objetivos do plano: Manter a economia americana em funcionamento e conter avanço socialista na Europa Ocidental; Guerra pela mídia (meios de comunicação).

12 Plano Marshall URSS nega plano; (Cavalo de Tróia americano) EUA passam a fazer papel de protetor do capitalismo; Dólar se efetiva como moeda internacional;

13 Alianças militares OTAN (ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE) defendendo os interesses capitalistas; PACTO DE VARSÓVIA defendendo os interesses socialistas.

14 Blocos econômicos Criação do Mercado comum europeu (a partir de 1957 e depois expandido); COMECOM (conselho econômico de assistência e ajuda mútua) socialista – estabelecimento de uma divisão internacional do trabalho socialista.

15 Expansão do socialismo no mundo China (1949); Cuba (1961); Coréia do Norte (1952); Vietnã (década de 70), dentre outros países africanos e asiáticos.

16 O muro de Berlim Símbolo máximo da época da guerra fria; Objetivo de sua construção em 1961: interromper o fluxo de emigração para o ocidente, ou seja, frear a ida de pessoas de Berlim oriental para Berlim ocidental; Sua queda em 1989 é a imagem da queda do socialismo.

17 Descolonização afro-asiática Vários países (que antes eram colônias) aproveitaram a fragilidade das metrópoles para lutarem por suas respectivas independências; Processo de independência (2 caminhos): Por guerrilhas (Argélia); Libertação negociada (Índia); Início da utilização da expressão Terceiro Mundo.


Carregar ppt "As origens do mundo atual O imperialismo europeu A experiência socialista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google