A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA FRIA [1947-1991] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA FRIA [1947-1991] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador."— Transcrição da apresentação:

1 A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador Eric Hobsbawm Prof. Cap Queiroz

2 Guerra Fria Conceito: conflito ideológico, diplomático e militar entre as potências do pós II Guerra [EUA versus URSS]– não envolvendo-as nunca diretamente na luta, em virtude da “arma fatal”; A ONU – criada em substituição à Liga das Nações – enfrentou graves problemas internacionais em virtude da Guerra Fria; A Doutrina Truman definiu os princípios da Guerra Fria para os americanos, que era o de preservar a hegemonia dos EUA e evitar o confronto entre países capitalistas a fim de isolar a URSS e seus aliados; Os conflitos gerados pela Guerra Fria foram responsáveis pela divisão da Alemanha [Muro de Berlim 1961], a intervenção americana e soviética nos assuntos internacionais [exemplo: Guerra da Coréia e Vietnã] gerando constantes tensões entre os blocos capitalista e socialista.

3 Acordos de Defesa Militar: OTAN [1949] e Pacto de Varsóvia [1955];
As tensões na Guerra Fria não se limitaram ao campo político-militar, influenciaram também, o esporte e a cultura por meio do anticomunismo tresloucado.

4 A Conferência de Yalta [1945] dividiu o mundo em esferas de influência: grosso modo, a Europa Ocidental, Canadá, América Latina [exceção de Cuba] e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China, Coréia do Norte, Vietnã se uniram à URSS. Ainda dentro do quadro da Guerra Fria, os EUA destinaram 17 milhões de dólares [Plano Marshall] para a reconstrução da Europa Ocidental afastando da perspectiva de poder os partidos comunistas; O Plano Marshall facilitou a integração econômica da Europa. Foram criadas varias instituições a exemplo da CEE [Comunidade Econômica Européia];

5 Na década de 50 e 60 houve a chamada corrida armamentista – paradoxalmente - para uma guerra absolutamente inviável; Nos anos 60, EUA e URSS viveram a época da chamada coexistência pacífica, ou seja, amenização do conflito político-militar. Na década seguinte, Nixon e o dirigente soviético Brejnev, iniciaram uma distensão mundial assinando acordos para diminuir a corrida armamentista. Nos anos 80 [Era Neoconservadora] essa cordialidade foi abandonada. Com a eleição de Ronald Reagan em 1981, iniciou-se novamente o acirramento entre as potências. Os americanos investiram alto no setor bélico deflagrando a chamada “Guerra nas Estrelas”.

6

7 Apesar do contexto de reanimação da Guerra Fria, durante o segundo mandato de Reagan ( ), em 1987, foi assinado o tratado para eliminação de armas de médio e curto alcance (pois nessa época a URSS, sob o comando de Gorbachev, estava abrindo o regime soviético – Glasnost e Perestróica), diminuindo consideravelmente o medo anticomunista Ocidental.

8

9 A Guerra Fria terminou por completo com o desmembramento do mundo socialista, a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e o fim da URSS em 1991 (destruída economicamente devido aos gastos com armamentos) representaram o ponto final de uma guerra fria que jamais poderia ser quente.

10


Carregar ppt "A GUERRA FRIA [1947-1991] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google