A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:"— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
pela intensificação do processo de descolonização na Ásia e na África. pela Guerra Fria entre as superpotências EUA e URSS. pela caça às bruxas ou macarthismo, nos EUA.

2 PAÍSES RECEM- INDEPENDENTES
Passaram a ter assento na ONU. Herdaram sérios problemas sócio-econômicos. Novos laços de dependência, agora de ordem econômica e tecnológica. A maioria buscou uma posição de não alinhamento expresso na Conferência de Bandung (1955) que formalizou o Terceiro Mundo.

3 GUERRA FRIA Substituiu o “Sistema de Alianças” pelo “Sistema de Blocos” e caracterizou-se por conflitos periféricos. Teve início em 1947 com a Doutrina Truman (apoio dos EUA às nações livres que resistiam à dominação),convocando as nações ocidentais para se unirem contra o avanço soviético em qualquer ponto do planeta. Em resposta a URSS criou o Cominform (Bureau Comunista de Informações-1947 a 1956)

4 Guerra Fria: Alianças econômicas e militares.
O Plano Marshall dos EUA (investimentos na recuperação econômica da Europa Ocidental e Japão) cuja resposta foi o Comecon da URSS (para Europa Oriental). Oficialização das rivalidades político-militares entre os dois blocos se deu com a criação de alianças militares: OTAN (EUA – 1949) e o Pacto de Varsóvia (URSS – 1955)

5 Desestalinização na URSS
Com a morte de Stálin em 1953 teve início um processo de liberalização e desestalinização (após as denúncias dos crimes cometidos durante o governo Stálin no XX Congresso do Partido comunista Soviético). Passaram a se alternar períodos de “Coexistência pacífica” e “Enfrentamento” entre os governos das duas superpotências.

6 Guerra Fria na Ásia Japão: intervenção militar norte-americana por 5 anos a partir de Mas em 1938 os EUA começam a desocupação para transformá-lo em um aliado estratégico. Revolução Chinesa de 1949: num contexto de guerras civis e invasões japonesas, Chiang Kai-shek persegue os comunistas de Mao Tsé-tung ( =Longa Marcha). Em 1949 Mao proclama a República popular da China (Grande salto para frente e Revolução Cultural) e Chiang kai-shek refugia-se na Ilha de Formosa criando a China Nacionalista.

7 Guerra da Coréia 1947 o país foi dividido a partir do paralelo 38 em República Democrática da Coréia (Coréia do Norte, influência soviética) e República de Coréia (Coréia do Sul, influência norte-americana). 1950 com apoio da governo comunista chinês, os norte-coreanos atacaram a Coréia do Sul que foi apoiada por tropas da ONU. 1953 sem vencer a guerra e com pesadas baixas o governo dos EUA propôs o armistício de Panmunjon, que pôs fim ao conflito mas manteve a divisão do país.

8 Guerra do Vietnã No final da guerra de independência da Indochina ( )o Vietnã foi dividido pelo paralelo 17 em Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul (capitalista). Em 1955 um golpe de Estado instalou uma ditadura no Vietnã do sul, que passou a receber apoio direto dos EUA. Em 1960 com apoio de Ho Chi Minh (governante do Vietnã do Norte) surgiu a Frente de Libertação Nacional (vietcongs=guerrilheiros comunistas) no Vietnã do sul. O presidente norte-americano Lindon Johnson enviou tropas para atuar diretamente no conflito ( ), sofrendo grande derrota apesar dos sofisticados armamentos. Em 1975 com a vitória dos comunistas o Vietnã foi reunificado.

9 OUTROS EXEMPLOS DE “CONFLITOS PERIFÉRICOS”
Guerra Civil na Grécia de 1945 a 1949 (vitória do governo democrático com apoio dos EUA). Primeira Guerra Árabe-Israelense de 1948 e 1949 marcou o início do problema palestino (sobrevivência do Estado de Israel).

10 Revolução Cubana Após a independência em 1898 Cuba foi governada por ditadores ligados aos interesses norte-americanos. A partir da década de 50 a oposição ao governo de Fugêncio Batista ganhou com um grupo de guerrilha liderado por Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Em dezembro de 1958 Fidel Castro assumiu o poder, realizou reforma agrária e nacionalizou empresas. Em resposta os EUA organizaram um boicote ao açúcar cubano. O governo cubano aproximou da URSS e em 1961 tornou Cuba um país comunista.


Carregar ppt "O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google