A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GEOGRAFIA DO PODER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GEOGRAFIA DO PODER."— Transcrição da apresentação:

1 A GEOGRAFIA DO PODER

2 PODER O QUE É? PARA QUE TER PODER? O QUE FAZER COM O PODER?
EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TIVERAM PODER E USARAM PARA O BEM E PARA O MAL

3 II GUERRA MUNDIAL Inglaterra França Alemanha
Quem detinha o poder ANTES: Inglaterra França Alemanha

4 II GUERRA MUNDIAL Quem detém o poder DEPOIS:
Estados Unidos CAPITALISMO BIPOLARIDADE União Soviética SOCIALISMO

5 PÓS - GUERRA Cortina de Ferro
BIPOLARIDADE GUERRA FRIA CAPITALISTA EUROPA SOCIALISTA Conferência de Yalta Cortina de Ferro

6 Cortina de Ferro

7 Conferência de Yalta Caberia à União Soviética o controle na reconstrução econômica e política nos países que o exército vermelho havia derrotado as tropas alemãs. Já os Estados Unidos ficou a cargo de reconstruir econômica e politicamente os países capitalistas do lado ocidental. PÓS - GUERRA

8 GUERRA FRIA CAPITALISTA SOCIALISTA (RFA) (RDA) MURO DE BERLIM ALEMANHA
CONFERÊNCIA DE POTSMAN

9 Conferência de Potsman
Com a derrota da Alemanha os países vitoriosos formalizaram uma divisão do país. Assim, Inglaterra, França e Estados Unidos tomariam o lado oeste enquanto a União Soviética ficou com a porção leste que incluia Berlim. Apesar de estar sob o domínio territorial soviético Berlim também foi dividido em zonas de ocupação.

10 GUERRA FRIA ALIANÇAS MILITARES OTAN (Capitalista)
Pacto de Varsóvia (Socialista) Corrida Armamentista Corrida Espacial

11 A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA
América Latina: A Revolução Cubana de 1959 acendeu o sinal de alerta em Washington. Alinhado ao socialismo soviético Fidel Castro instala o primeiro país socialista na América. É o sinal de alerta aos Estados Unidos que utilizando de sua influencia econômica e política na região patrocinou vários golpes militares e ditaduras evitando assim o crescimento do socialismo pelo continente.

12 A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA
Oriente Médio: Os países do Oriente Médio também estiveram fortemente ligados aos países durante a Guerra Fria. Apesar dos conflitos que envolveram Israel com vários países da região não terem ligação direta com a Guerra Fria, o conflito entre Irã e Iraque ao longo da década de 80 foi um reflexo direto da ligação com Estados Unidos e União Soviética.

13 A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA
África: Em nome de democratizar as ex colônias européias Estados Unidos e União Soviética estabeleceram fortes alianças com os governos africanos. Nesse contexto as superpotências introduziram armas poderosas que aumentaram o poder de fogo de milícias e grupos guerrilheiros em vários países africanos.

14

15 A mudança... 1985 Entrada de Mickail Gorbatchev e reestruturação da economia e da política soviética. Primeiro passo para o fim do socialismo

16 A mudança Glasnost: abertura política e aproximação com os Estados Unidos; Perestróika: Abertura econômica Surgimento de uma bolsa de valores; Privatização de empresas; Entrada de investimentos estrangeiros;

17 Consequências para a Ordem Bipolar
Fim da União Soviética - surgimento da CEI Queda do Muro de Berlim Desmantelamento do socialismo na Europa Oriental Fim do mundo bipolar; Capitalismo surge como a única economia estruturada; Maior internacionalização da economia; Realinhamento dos países; Fortalecimento dos movimentos nacionalista de independência; Resistências que ainda persistem... Cuba, Coréia do Norte.

18 Nova Ordem Mundial... O mundo agora capitalista revê sua divisão territorial; Os países serão divididos: Países Ricos Países pobres

19 Ordem Mundial da década de 90

20 E hoje? Reordenação de países;
G8 ( países mais ricos: EUA, Canadá, França, Inglaterra, Itália, Alemanha e Japão) + Rússia; BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) Poder está na força econômica e não mais na bélica; As organizações internacionais ganham espaço e reordenam a estrutura política e econômica (OMC e ONU).


Carregar ppt "A GEOGRAFIA DO PODER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google