A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Guerra Fria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Guerra Fria."— Transcrição da apresentação:

1 A Guerra Fria

2 Os Anos 1940-1950: A Guerra Fria Clássica
Dois elementos marcam o início da chamada Guerra Fria, são eles: O PLANO MARSHALL ; A DOUTRINA TRUMAN;

3 O Plano Marshall Com o objetivo de conter o Socialismo e recuperar rapidamente as economias do Japão e da Europa foi lançada uma ajuda financeira, proposta pelo general Marshall, de dólares. Esta ajuda também foi oferecida aos países do leste europeu, porém Stalin proibiu que os recursos fossem aceitos, pois tinham como estratégia atrair estes países para o mundo ocidental capitalista.

4 O único país que aceitou a ajuda econômica norte-americana foi a Iugoslávia, gerando o primeiro rompimento do bloco socialista.

5 A Doutrina de Truman A expressão “Cortina de Ferro”, usada por Churchill, marcava o início de uma postura política que separava o mundo em duas partes: O mundo livre e democrático e o mundo totalitário.

6 O presidente Truman assumiu a idéia de que cabia aos Estados Unidos da América a defesa do “mundo livre” e para tanto todos os esforços seriam feitos no campo político, militar, econômico e ideológico, para barrar o avanço soviético. Neste sentido, foi criada, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o braço armado do capitalismo ocidental.

7 Por outro lado, a URSS reagiu criando o Pacto de Varsóvia e o Kominform e retirou dos governos, nas Repúblicas Populares, elementos liberais formando partidos únicos. Uma das regiões mais conturbadas nesta fase foi a Alemanha, que separada em zonas provisórias de ocupação acabou dividindo-se de forma permanente com a criação da República Federal da Alemanha (RDA) na zona soviética e da criação da República Federal da Alemanha, na zona capitalista.

8 A vitória da Revolução Chinesa em 1949, expandia o socialismo para o país mais populoso do mundo, ao mesmo tempo criava uma nova liderança de esquerda, Mao.

9 Nos EUA, o senador Eugene MacCarthy desenvolveu um grande movimento anti-comunista através da criação no Senado de um comitê para investigar atividades anti-americanas. Utilizando o FBI passou a perseguir os setores intelectuais da sociedade, acusando-os de defender o comunismo, criou-se uma verdadeira “Caça às Bruxas” era a histeria de uma política que ficou conhecida como “macarthismo”.

10 A Guerra da Coréia (1950/53) - A Coréia fora dividida em duas áreas de influências: o Norte, sobe controle comunista e apoiado pela URSS, e o Sul, apoiado pelos EUA. Em 1953, no final do conflito, ficou estabelecida a divisão do país.

11 Os Anos 1960-1970: A Coexistência Pacífica
O ano de 1953 foi um marco histórico no conceito da Guerra Fria. não só pela morte de Stalin como também pelo fim da Guerra da Coréia; Com a chegada do novo líder soviético, Nikita Kruschev, a União Soviética caminhava para a Coexistência pacífica com o bloco capitalista, ao mesmo tempo que rompia, parcialmente, a unidade dc bloco socialista com a crise sino-soviética, resultante da tentativa da China de desenvolver seus projetos atômicos independentes do controle de Moscou.

12 Paralelamente, com a derrota norte-americana no Vietnã, o presidente americano Richard Nixon, a partir de 1972, inicia a aproximação com a China objetivando tirar proveito do sistema sino-soviético, reatando as relações diplomáticas interrompidas desde a chegada ao poder de Mao Tsé Tung, em 1949.

13 O reingresso da China no Conselho de Segurança da ONU e os acordos parciais de controle no desenvolvimento de armas atômicas (SAT e SALT-32) marcaram essa nova fase da Guerra Fria;

14 A crise dos mísseis em Cuba (1962) - O presidente Kennedy ordenou o bloqueio
de Cuba pela marinha norte-americana, quando aviões de espionagem descobriram que estavam sendo instaladas rampas de lançamento de mísseis.

15 O comportamento externo da URSS teve como um dos principais objetivos a aproximação com os países do Terceiro Mundo e com os não-alinhados, visando à ampliação da área de influência soviética para a América Latina e a Ásia; Não podemos esquecer que, em 1969, o conflito sino-soviético chegou ao ponto maior com os choques armados entre os dois países nas áreas de fronteira, refletindo a disputa da hegemonia da corrida atômica na Ásia.

16 A política externa norte-americana também sofreu uma significativa alteração no período da Coexistência Pacífica. Com a derrota no Vietnã, o grande sistema de alianças ocidentais na Ásia (Anzus - Austrália e Nova Zelândia: Seato-Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã do Sul; Pacto de Bagdá: Turquia, Iraque, Irã e Paquistão), formado a partir de 1955, foi desarticulado, levando Washington a desenvolver acordos parciais para substituí-lo.

17 Os Anos de 1980: A Nova Guerra Fria
Nos anos de : 0 modelo econômico soviético começou a dar sinais de esgotamento ;

18 A Crise Econômica. a má qualidade dos bens de consumo e suas quantidades insuficientes; a agricultura coletivizada continuava apresentando rendimentos baixos; política armamentista, consumindo boa parte dos recursos; manutenção do comunismo internacional; economia subsidiada pelo Estado; a produtividade do trabalho encontrava-se num nível muito baixo.

19 A Crise Política sociedade civil desmobilizada, sem participação política no Estado Soviético; censura aos meios de comunicação; falência do partido único;

20 As Reformas A Perestroika • importação da tecnologia ocidental; • Formação da Casa Comum Européia; • intodução paulatina da concorrência; • Injeção de capital ocidental (economia de mercado convivendo com a economia estatilizada)

21 A Glasnost (Transparência) O respeito à autodeterminação política dos Estados Aliados e à não-ingerência nos assuntos internos; • Pluripartidarismo; • Criação de instituições de poder oriundas da sociedade e não do Estado.

22 Os Efeitos Movimentos reformistas na Polônia, na Hungria e na Tchecoslováquia; Reconhecimento das Repúblicas do Báltico (Lituânia, Letônia e Estônia); Revolução na Romênia (o ditador Nicolae Ceauceusc é contra as reformas de Gorbatchev sendo fuzilado pela população em 1989); 1989- queda do Muro de Berlim; 1990- eleições que estabeleceram as democracias pluripartidárias, terminando com a cortina de ferro.

23 O Fim da URSS • tentativa de golpe dos comunistas ortodoxos, que aconteceu um dia do novo Tratado da União, que dava mais autonomia para as províncias; • Dezembro de O presidente da Federação Russa, Boris Yeltsin assinou com os dirigentes da Ucrânia e Bielarus o Acordo de Minsk, nascendo a Comunidade dos Estados Independentes.


Carregar ppt "A Guerra Fria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google