A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Guerra Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Guerra Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Guerra Mundial

2 Características Inicio: 1º de setembro de 1939.
Término: rendição da Alemanha- 8 de maio de 1945. rendição do Japão – 2 de setembro de 1945. Países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Países Aliados: Inglaterra, Estados Unidos e URSS. Total de países envolvidos: 58 Estatísticas: 55 milhões de mortos 35 milhões de feridos 20 milhões de órfãos 190 milhões de refugiados

3

4 Causas da Guerra Imperialismo;
Crescimento do nacionalismo de extrema direita (totalitarismo); Desenvolvimento da indústria bélica; Crise mundial de 1929; Política expansionista.

5 Política Expansionista Alemã
Na Alemanha, com a implantação do III Reich, o Tratado de Versalhes foi desrespeitado, levando a reorganização das Forças Armadas e ao desenvolvimento da produção de armamentos. Iniciava-se então a política de expansão territorial – espaço vital. 1936- ocupação da Renânia. 1938- união da Áustria e da Alemanha (Anschluss). anexação dos Sudetos ( Tchecoslováquia ). A ocupação da região foi aprovada pela Conferência de Munique (Alemanha, Itália, França e Inglaterra). 1939- A Alemanha realiza um acordo com Itália e Japão – surgindo assim o Eixo ( Roma, Berlim, Tóquio).

6

7 Política Expansionista da Itália e do Japão
Itália: conquista da Abissínia (Etiópia) 1939- conquista da Albânia. Japão: invasão da Manchúria. 1935 – guerra com a China.

8

9

10 Política de Apaziguamento
Os países do Eixo praticam a expansão territorial enquanto a Liga das Nações, principalmente França (Daladier) e Inglaterra (Chamberlain) procuram evitar a guerra fazendo pequenas reprimendas. A ausência de medidas mais duras só contribuíam para o fortalecimento do Eixo. Política de neutralidade: Postura adotada pelos Estados Unidos da América – muito mais preocupados em solucionar os efeitos internos da crise de 1929.

11 Política de Isolamento
União Soviética: isolada nas relações internacionais desde 1917 por ter um regime comunista. A URSS ainda acreditava que a política do apaziguamento servia para jogar a Alemanha contra ela; URSS assina um pacto de não-agressão com a Alemanha (Ribbentrop-Molotov). Este pacto também beneficiava a Alemanha que evitava uma guerra em duas frentes (oriental e ocidental); Comunistas e nazistas sabiam que o tratado teria curta duração; Garantida a neutralidade da URSS a Alemanha invade a Polônia em 1º de setembro de 1939.

12 Ofensiva Alemã 9 de abril de 1940: conquista da Dinamarca;
15 de maio de 1940: conquista da Holanda; 28 de maio de 1940: conquista da Bélgica; 10 de junho de 1940: conquista da Noruega; 14 de junho de 1940: conquista da França; Agosto de 1940: ataques contra a Grã-Bretanha. 22 de junho de 1941: invasão da URSS. Hitler utiliza contra os soviéticos 65% do exército alemão (equipamentos e tropas de elite).

13 Fases da Guerra Primeira Fase: Vitória do Eixo entre 1939 e 1941.
Tática: Blitzkrieg – “guerra-relâmpago”- tática de operação combinanda (naval, aérea e terrestre). Em 1941 o EIXO recebe o apoio da Hungria, Romênia e Bulgária; Iugoslávia e Grécia são ocupadas. Desembarque da Afrikakorps (comandada por Rommel) com o objetivo de conquistar o canal de Suez.

14 Fases da Guerra Segunda Fase: Entre os anos de 1941 a 1943 houve um período de equilíbrio entre as forças na guerra. Em junho de 1941 a Alemanha deu início à Operação Barbarossa – a invasão da União Soviética. A ofensiva nazista, inicialmente, foi vitoriosa. Entrada do Estados Unidos na Guerra após o ataque japonês ao porto de Pearl Habor em dezembro de 1941.

15 Fases da Guerra Terceira Fase: Entre 1943 e 1945 a guerra é marcada pela vitória das forças contrárias ao Eixo. A Batalha de Stalingrado, vencida pelos comunistas, marca o início da derrocada dos nazistas; em 1944 inicia-se a Operação Overlord (Dia D) e o desembarque dos aliados na Normandia. A Itália já havia se retirado do conflito em julho de O Japão cede em 1945 após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagazaki.

16

17 Consequências Bipolarismo político entre capitalistas (EUA) e comunistas (URSS). A Guerra Fria foi inaugurada pela Doutrina Truman, que justificava uma intervenção militar para evitar que os comunistas chegassem ao poder em qualquer país. Desenvolvimento da indústria bélica e a necessidades de guerras constantes no mundo; A criação da ONU; Plano de ajuda econômica dos EUA para recuperar a economia européia (Plano Marshall). A nação que quisesse receber a ajuda deveria combater- internamente- o avanço das idéias comunistas;

18 Consequências Criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte-1949); Pacto de Varsóvia (1955) - bloco militar dos países comunistas; Guerra da Coréia (1950/53): URSS ajudou a Coréia do Norte a invadir a Coréia do Sul, auxiliada pelos EUA; Processo de descolonização da Ásia e da África.


Carregar ppt "Segunda Guerra Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google