A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Segunda Guerra Mundial realizou-se entre 1939 e 1945, sendo provocada pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários - Alemanha,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Segunda Guerra Mundial realizou-se entre 1939 e 1945, sendo provocada pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários - Alemanha,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A Segunda Guerra Mundial realizou-se entre 1939 e 1945, sendo provocada pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários - Alemanha, Itália e Japão) e causou cerca de 50 milhões vítimas. Com este trabalho pretendemos conhecer melhor os antecedentes, as fases e também as consequências da 2ª Guerra Mundial.

3 Com o final da 1ª Guerra Mundial e com a Alemanha humilhada no Tratado de Versalhes, começaram a aparecer regimes autoritários e ditaduras por toda a Europa, pois as economias estavam muito frágeis e os governos existentes não conseguiam resolver os problemas existentes. Destacou-se o Fascismo, na Itália, e o Nazismo, na Alemanha. Estes desejavam expandir o seu território e juntamente com o Japão (que possuía também fortes desejos de expansão) uniram-se e formaram o Eixo, uma aliança poderosa e expansionista, com fortes características militares e com planos de conquistas elaboradas em comum. O avanço deste grupo era uma ameaça para as grandes potências da época, e então estas formaram os Aliados, fazendo parte a Grã-Bretanha, França, URSS e EUA.

4 A progressão dos países do Eixo foi implacável: O Japão tomou Manchúria – pertencente à China - em atacando-a novamente em 1937; A Itália conquistou a Etiópia (1936) e a Albânia (1939) A Alemanha foi a responsável pelo início da guerra - ocupação da região desmilitarizada da Renânia (1936), anexação da Áustria (1938), invasão da Checoslováquia (1939) entre outros. Em 1939, Hitler assinou com a URSS o Pacto Germano-Soviético, comprometendo-se a partilhar com ela alguns territórios a ocupar. Assim, a França e a Inglaterra lançaram um ultimato a Hitler, avisando que se houvesse outra invasão as forças dos Aliados declarariam guerra. É então que, a 1 de Setembro de 1939 as tropas de Hitler invadiram a Polónia e como resposta, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha: estava iniciada, assim, a Segunda Guerra Mundial.

5 Depois da declaração de guerra dos Aliados, a Alemanha continuou com as suas conquistas, dominando a Dinamarca, a Bélgica, o Luxemburgo, a Holanda e parte da França. Portugal, Espanha, Suécia e Suíça mantiveram-se neutros. Os Alemães avançaram rapidamente, tratando-se de uma guerra relâmpago. Quase toda a Europa estava sob o domínio nazi, excepto Inglaterra, que resistiu aos ataques alemães, impedindo, assim o avanço dos Alemães. Com isto, Hitler mandou bombardear Londres e outras cidades inglesas. Em Junho de 1941, Hitler quebra o pacto feito com a URSS, invadindo-a. Em África, as colónias alemães e as italianas lutavam contra as inglesas e no Pacífico os Japoneses tentavam estender o seu domínio, vindo-se confrontados com a influência americana. Em Dezembro de 1941 as tropas japonesas atacaram a base militar americana no Havai, sendo este ataque um motivo para os EUA declararem guerra ao Japão. Houve, assim, a mundialização da guerra.

6 Com a entrada dos EUA para a guerra, os Aliados tornaram-se mais fortes e isto contribuiu para a derrota do Eixo. Os Aliados tiveram um enorme avanço e em 1944 a Itália cedeu aos seus exércitos. As tropas alemãs foram vencidas pelos exércitos da URSS e o dia 6 de Junho de 1944 ficou conhecido como Dia D, o início da derrota alemã. A Alemanha foi cercada pelas forças aliadas em Abril de 1945 Hitler suicidou-se, sendo que em Maio deu-se a cedência dos alemães. Apesar destas cedências na Europa, continuavam os ataques entre os EUA e o Japão e a 6 de Agosto de 1945 dá-se o lançamento da primeira bomba atómica pelos americanos, em Hiroshima. Três dias depois há o lançamento de outra bomba, mas desta vez em Nagasaki. Com estes bombardeamentos e com a morte de milhares de pessoas, o Japão cede, dando assim o final à guerra.

7 Esta guerra ficou marcada por 3 fases: 1ª Fase (Setembro de 1939/Junho de 1942) – ficou conhecida como Guerra Relâmpago devido a uma série de ataques rápidos e simultâneos da Alemanha. As potências do Eixo expandiram-se muito nesta fase. 2ª Fase (1942/1943) – Caracterizou-se pelo avanço dos Aliados, começando os ataques à Alemanha. Em 1943, os Russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalinegrado, terminando com a derrota dos alemães. 3ª Fase (Março de 1943/Setembro de 1945) – as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. A 6 de Junho de 1944 (Dia D) a Alemanha foi cercada por todos os lados pelos exércitos aliados e a 30 de Abril de 1945, vendo a má situação, Hitler e a sua mulher suicidam-se. A 7 de Maio, a Alemanha assinou a sua rendição incondicional. Assim, a guerra terminou na Europa, mas só foi terminada completamente com a rendição do Japão, após o lançamento americano das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.

8 Consequências humanas: · Genocídio do povo judeu; · Cerca de 60 milhões de vítimas; · Destruição de cidades, indústrias e vias de comunicação; Consequências políticas: · Formação de duas grandes áreas de influência: URSS e os EUA, que passaram a ser as grandes potências mundiais; · Julgamento dos culpados pela guerra - Tribunal de Nuremberg (Alemanha); · Formação da ONU (1945) – organismo mundial com os objectivos de servir de conciliador nos conflitos entre países; manter a paz mundial; desenvolver a solidariedade entre as nações; estimular o progresso mundial; e promover o respeito pela dignidade da pessoa humana.

9 No final deste trabalho concluímos que a Segunda Guerra Mundial foi um acontecimento que marcou o mundo inteiro, nomeadamente a Europa. Quase todos os países europeus sofreram as consequências catastróficas desta guerra. Morreram milhões de pessoas, incluindo milhares de judeus.

10 Sites consultados de 22 de Janeiro a 5 de Fevereiro: b/iiguerramundial.htm b/iiguerramundial.htm objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspxhttp://www.curso- objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspx mundial.html mundial.html Livro consultado: AMARAL Cláudia, CASTRO Júlia, ALVES Bárbara, NEVES Pedro Almiro, Descobrir a História 9, Porto, Porto Editora, 2009


Carregar ppt "A Segunda Guerra Mundial realizou-se entre 1939 e 1945, sendo provocada pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários - Alemanha,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google