A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de."— Transcrição da apresentação:

1 2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de multa; em dólar valia 4 bilhões e 200 mil marcos. Com ajuda dos E.U.A a Alemanha tenta se reerguer, em 1920 é criado o Partido Nacional Socialista. Em 1923 Adolf Hitler é preso por tentar um golpe militar a frente do seu Partido Nazista. Em 1929 com a crise, 6 milhões de desempregados as idéias deu um regime totalitário Nazista ganham corpo e adeptos: Extinção dos incuráveis (homossexuais, doentes mentais),Partido único; Nacionalismo extremado; Expansionismo, Controle dos sindicatos; Controle da educação, Controle dos meios de comunicação (censura e propaganda); Uso da violência, perseguição aos judeus (tidos como principal causa da crise) -Entre 1930 e 1932 o partido nazista salta de 170 para 230 membros no Reichstag alemão. -Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933). -Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Hitler criou uma ditadura unipartidária, começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich.

2

3 O CONFLITO (1939 a 1945) O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos, Brasil, Canada) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ). O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha e utilizando a Blitzkrieg (guerra relâmpago) que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas. De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. - O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

4 Blitzkrieg

5 FASES E BATALHAS DA 2ºGUERRA Primeira fase: avanço do Eixo (1939/1941) > 1940: Blitzkrieg ( guerra relâmpago) contra Países Baixos, Bélgica e França Invasão da União Soviética Ataque japonês à Pearl Harbor – EUA > destruiu grande parte da frota norte-americana na região, deu aos japoneses posição bélica ofensiva. No dia seguinte o Congresso dos EUA declararam guerra ao Japão.

6

7

8 Segunda Fase: refluxo do Eixo (1942/1945) Stalingrado (União Soviética): soviéticos derrotaram exército alemão invertendo a situação Pacífico: EUA na Ofensiva Desembarque na Itália: segunda frente Dia D (Normandia, França: terceira frente)

9

10

11 Terceira Fase: 1945: Derrota final do Eixo: · Queda alemã (maio de 1945); · Queda japonesa (agosto de 1945);

12

13

14 O HOLOCAUSTO

15

16 AS CONSEQUENCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL No plano político, a Segunda Guerra Mundial produziu, entre outros, os seguintes resultados: O esmagamento dos imperialismos alemão, italiano e japonês; O enfraquecimento dos imperialismos inglês e francês; Ascensão dos Estados Unidos como potência imperialista hegemônica no mundo; Ascensão da URSS como potência militar dominante na Europa Oriental; Ascensão dos movimentos de libertação nacional nos países explorados pelo colonialismo europeu, em alguns casos combinando nacionalismo com revolução social (como na China); Deflagração da Guerra Fria, como um teste de força entre os Estados Unidos e a União Soviética; Fundação da Organização das Nações Unidas, em Junho de 1945, em substituição à Sociedade das Nações. O número de vítimas da Segunda Guerra Mundial foi sem precedentes. Morreram aproximadamente 46 milhões de pessoas: cerca de 26 milhões de soviéticos, mil alemães, mil poloneses (a maioria judeus), 2 milhões de japoneses, 400 mil americanos e 370 mil ingleses.


Carregar ppt "2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google