A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II GUERRA MUNDIAL (1939-1945). A Alemanha de Hitler – Breve Cronologia: 1935 – Hitler inicia a segregação das minorias étnicas e começa a desrespeitar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II GUERRA MUNDIAL (1939-1945). A Alemanha de Hitler – Breve Cronologia: 1935 – Hitler inicia a segregação das minorias étnicas e começa a desrespeitar."— Transcrição da apresentação:

1 II GUERRA MUNDIAL ( )

2 A Alemanha de Hitler – Breve Cronologia: 1935 – Hitler inicia a segregação das minorias étnicas e começa a desrespeitar várias determinações do Tratado de Versalhes – Aliança entre Alemanha e Itália – 1939 – A Alemanha nazista faz testes de suas armas na Guerra Civil Espanhola – mais de 1 milhão de mortos 1939 – Invasão alemã à Polônia: estopim para o início da II Guerra Mundial – Fim da II Guerra Mundial.

3 1.GUERRA CIVIL ESPANHOLA ( ) Causa: oposição do general Francisco Franco ao sistema republicano que vigorava na Espanha. Apoiado pela burguesia e inspirado em vários princípios do fascismo, Franco tomou o poder e instalou uma ditadura que durou até 1976.

4 Os testes nazistas: Apoiando o Franquismo, Hitler testou suas armas contra os republicanos da Espanha. Os horrores das armas nazistas foram imortalizados pelo pintor Pablo Picasso na tela Guernica.

5 2. As Potências do Eixo e a prática da Teoria do Espaço Vital de Adolf Hitler 1935 – Alemanha reincorpora a região do Sarre – Itália invade a Etiópia – Hitler remilitariza a Renânia (região de fronteira entre a Alemanha e a França que fora desmilitarizada ao final da I Guerra) Anexação pacífica da Áustria pela Alemanha, sob o pretexto de união germânica (ANSCHLUSS).

6 1938 – A Alemanha anexou a região dos Sudetos (sul da Tchecoslováquia de população predominantemente alemã). Posteriormente toda a Tchecoslováquia foi anexada – Conferência de Munique: reunião entre Hitler, Mussolini e os primeiros-ministros Neville Chamberlain (Inglaterra) e Édouard Daladier (França) para decidir a questão da Tchecoslováquia que não pôde ter representantes nessa conferência. Os poderosos aceitaram mais uma anexação nazista.

7 Em troca dos Sudetos, Hitler prometeu cumprir a política de apaziguamento e que não anexaria mais nenhuma região sem o consentimento franco-britânico. Agosto de 1939 – Hitler assina com Stalin o Pacto de Não-Agressão – suas forças estariam concentradas no ocidente através da prática da guerra relâmpago (blitzkrieg) O Pacto de Não-Agressão é também chamado de Molotov-Ribbentrop – tal denominação corresponde, respectivamente, ao nome do Ministro do Exterior da URSS e o Ministro do Exterior da Alemanha.

8 Charge polaca de 1939 – Ribbentrop fazendo reverência a Stalin.

9

10

11

12 Setembro de 1939 – Hitler invade a Polônia – era o fim da política de apaziguamento e o início da II Guerra Mundial com a declaração de guerra da Inglaterra à Alemanha.

13 Etapas da II Guerra Mundial 1° Etapa: – supremacia das Potências do Eixo. Ações da Alemanha: Países dominados pelos nazistas após a conquista da Polônia: Bélgica, Noruega, Holanda, Dinamarca, grande parte da França (inclusive a cidade de Paris). Resistência francesa: organizada pelo general Charles De Gaulle contra o governo do marechal Pétain (colaborador do nazismo). Através da BBC de Londres De Gaulle conclamava os franceses a lutar contra os nazistas.

14 Após invadir Paris, o alvo passou a ser Londres – a Força Aérea Real Inglesa conseguiu resistir a Luftwaffe alemã. Nunca tantos deveram tanto a tão poucos – Churchill se referindo a ação da Força Aérea Inglesa. Ações da Itália: Grandes dificuldades para chegar ao Oriente Médio e tomar as colônias inglesas. Ações do Japão: Invasão da China com imensa brutalidade. O expansionismo japonês incomodava muito os EUA.

15 1941 – Ano dos acontecimentos que mudariam os rumos da guerra: 22 de Junho de 1941 – Quebrando o Pacto de Não-Agressão, Hitler invadiu a URSS que entrou na guerra ao lado dos Aliados. 07 de Dezembro de 1941 – O Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí (vídeo). Os EUA, até então neutros no conflito, entram na guerra ao lado dos Aliados – era o início da 2° etapa da guerra. (vídeo) 2° Etapa: 1942 – fase de equilíbrio de forças.

16 3° Etapa: – momento de reação dos Aliados e vitória sobre o Eixo. Principais momentos da 3° Etapa: 1943 – os soviéticos, usando a tática da terra arrasada conseguem impor a primeira derrota ao exército nazista. O grande marco do conflito entre alemães e soviéticos foi o cerco de Stalingrado (julho de 1942 – fevereiro de 1943) – mais de 250 mil soldados alemães morreram e mais de 100 mil foram presos.

17 Imagens de Stalingrado

18 Julho de 1943 – tropas Aliadas, sob o comando norte-americano e inglês iniciaram a invasão da Itália. Mussolini foi afastado do poder e o novo governo, chefiado pelo general Pietro Badoglio, assinou um acordo de paz com os Aliados. Mussolini foi enforcado em Na vitória dos Aliados sobre a Itália de Mussolini foi de grande importância a participação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que enviou cerca de 25 mil homens.

19 Hitler e A Solução Final – diante da rendição da Itália e da derrota em Stalingrado, Hitler iniciou a erradicação em massa da sociedade judaica confinada nos campos de concentração nazistas. A esse extermínio, Hitler chamou de solução final – abertura da frente de combate simultânea de cerco à Alemanha.

20 IMAGENS DO DIA D Vídeo: Resgate do Soldado Ryan.

21

22 06 de junho de 1944 – DIA D – desembarque de tropas norte-americanas, inglesas e francesas na Normandia (litoral da França) em direção à Alemanha. 25 de Abril de 1945 – Berlim está completamente cercada (os soviéticos chegaram primeiro que os demais Aliados). 30 de Abril de 1945 – Hitler comete o suicídio em seu bunker. 08 de maio de 1945 – Rendição alemã. - Restava o Japão – assunto particular dos EUA.

23 Enquanto os Aliados agiam na destruição do nazismo na Alemanha, os japoneses continuaram usando os seus kamikases para manter suas possessões na Ásia. Para apressar a rendição japonesa os EUA lançaram as famosas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, em 06 e 08 de agosto de As bombas atômicas sobre o Japão também foram um recado dos EUA a URSS?

24 IMAGENS DAS BOMBAS ATÔMICAS – O LANÇAMENTO

25 HIROSHIMA – 06/08/1945

26

27 NAGASAKI – 09/08/1945

28 Rosa de Hiroshima Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa, da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor, sem perfume Sem rosa sem nada! Ney Matogrosso

29 OS TRATADOS DE PAZ Antes mesmo do fim da II Guerra Mundial os países Aliados já sentiam os conflitos ideológicos entre o Capitalismo liderado pelos EUA e o Socialismo da URSS – daí terem sido realizados acordos de paz antes do fim da guerra. 1. Conferência de Yalta (Yalta: cidade às margens do Mar Negro) – Fevereiro de 1945: pelo Tratado de Yalta foi reconhecida a influência soviética na Europa Oriental. Dessa conferência participaram: Churchill, Roosevelt e Stálin.

30

31 2. Conferência de Potsdam (Potsdam – região de subúrbio de Berlim) – Julho de 1945 – Pelo Tratado de Potsdam ficou estabelecido: Criação do Tribunal de Nuremberg para julgar os criminosos de guerra - onze nazistas foram condenados à morte por enforcamento. A Alemanha deveria pagar 20 bilhões de dólares de indenização de guerra aos Aliados. A cidade de Dantzig foi devolvida à Polônia. - Desta Conferência participaram Stálin, Truman e Clement Attllee.

32 A divisão Alemanha em quatro áreas de ocupação: inglesa, francesa, norte-americana e soviética. Mais tarde essa divisão deu origem à Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e Alemanha Oriental (República Democrática Alemã). Essa mesma idéia foi aplicada à cidade de Berlim, localizada no interior da zona soviética.

33

34 A Grande Conseqüência da II Guerra Mundial: A bipolarização do mundo entre o bloco capitalista comandado pelos EUA e o bloco socialista comandado pela URSS – era o embrião da GUERRA FRIA.

35 OS HORRORES DA II GUERRA MUNDIAL Vítimas militares da II Guerra em alguns países: País Combatentes mortos aproximadamente URSS13,6 milhões Alemanha4 milhões Polônia4 milhões China2,2 milhões Japão1,2 milhão França530 mil Inglaterra400 mil Itália400 mil EUA 300 mil

36 Outros números – envolvendo militares e civis de vários países: Saldo de mortos: 50 milhões. Saldo de feridos: 35 milhões. (nesses números não são considerados judeus mortos nos campos de concentração e nem as vítimas das bombas atômicas do Japão). Saldo de mortos entre os judeus: 6 milhões. Saldo de mortos em Hiroshima e Nagasaki: 280 mil pessoas, aproximadamente.

37 OS HORRORES DO HOLOCAUSTO

38

39

40 Vídeo Cinzas da Guerra

41


Carregar ppt "II GUERRA MUNDIAL (1939-1945). A Alemanha de Hitler – Breve Cronologia: 1935 – Hitler inicia a segregação das minorias étnicas e começa a desrespeitar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google