A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 3 : A era dos Impérios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 3 : A era dos Impérios"— Transcrição da apresentação:

1 Tema 3 : A era dos Impérios
IMPERIALISMO Tema 3 : A era dos Impérios

2 NEOCOLONIALISMO OU “PARTILHA DO MUNDO”
CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático; Também EUA e Japão exercem atividades imperialistas em suas respectivas regiões de influência

3 COLONIALISMO x NEOCOLONIALISMO
Capitalismo Comercial (mercantilismo); Objetivos: especiarias, produtos tropicais e metais preciosos; Continente Americano; Expansão impulsionada pelo Estado; NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matérias-primas; busca de colônias para excedente populacional europeu; áreas de investimento de capitais e áreas estratégicas para proteção do comércio marítimo. Continente africano, Asiático e Oceania; Expansão impulsionada pela burguesia européia

4 FORMAS DE DOMINAÇÃO DIRETA INDIRETA IMPERIALISMO NA ÁFRICA
Com agentes metropolitanos ocupando os principais cargos governamentais. Ex: Inglaterra na Índia. INDIRETA Aliança com elites locais, mantendo uma aparente independência política. Ex: EUA na América Central IMPERIALISMO NA ÁFRICA Início: segunda metade do século XIX Ponto máximo: “Conferência de Berlim Objetivo: delimitar fronteiras coloniais e normas a serem seguidas pelas potências colonizadoras.

5 IMPERIALISMO INGLÊS NA ÁFRICA
CANAL SUEZ controle acionário: França e Egito; 1875:Inglaterra compra as ações do Egito 1904: franceses abandonam o Egito em troca de auxílio inglês para conquista do Marrocos.

6 Cecil Rhodes(1853-1902) Domínio britânico no continente africano

7 IMPERIALISMO FRANCÊS NA ÁFRICA
Presente na África desde 1830, a França dominava as seguintes regiões do continente: Argélia; Tunísia; Marrocos; Sudão ; Madagascar; Somália francesa.

8 OUTROS PAÍSES EUROPEUS NA ÁFRICA
Alemanha: Camerun (atual República dos Camarões),Togo, Sudoeste e Oriente da África; Itália: litoral da Líbia, Eritréia, Somália, “Abissínia/Etiópia” são derrotados; Bélgica: Congo (propriedade pessoal do rei); Portugal: Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde; Espanha: Rio do Ouro(Gâmbia)

9 IMPERIALISMO NA ÁFRICA

10 IMPERIALISMO NA ÁFRICA

11

12 IMPERIALISMO NA ÁSIA ÍNDIA:
1498: chegada dos portugueses com Vasco da Gama; 1763: a vitória da Inglaterra na “Guerra dos Sete Anos(1756/1763)” resulta no predomínio inglês sobre o território; 1848: intensificação do controle com a imposição de uma administração britânica: Construção de estradas; Organização de missões políticas e religiosas; Ruína da economia tradicional (voltada para subsistência e indústria manufatureira);

13 IMPERIALISMO NA ÁSIA 1857: Guerra dos Cipaios (indianos derrotados passam a condição de colônia britânica) 1876: Ministro Disraeli transforma a Índia em área do Império, sendo a rainha Vitória coroada como “Imperatriz da Índia”. Outras regiões colonizadas pela Inglaterra: Tibete, Afeganistão, Austrália e ilhas vizinhas; 1900: Inglaterra é o maior Império do mundo.

14 IMPERIALISMO NA ÁSIA JAPÃO: Até 1542: isolado do Ocidente;
Grandes Navegações: Portugal e Espanha enviam missões jesuíticas; 1616: extermínio de 37 mil cristãos japoneses e retorno ao isolamento por mais dois séculos; 1648: fecha seus portos aos estrangeiros e organiza-se sob uma estrutura feudal;

15 IMPERIALISMO NA ÁSIA 1854: EUA força abertura dos portos japoneses ao comércio mundial: Estratégia: acordo com o clã do Xogunato (família Tokugawa) que possuía comando político do país; Início da europeização do Japão, este sujeitando-se ao Ocidente; Oposição ao Xogunato se organiza: clãs rivais unidos ao Imperador se revoltam e voltam centralizar o poder (Império); Período denominado por “Era Meiji” (industrialização e modernização) que resulta no início do IMPERIALISMO japonês (Ex: guerra contra a China (1894) e contra a Rússia( 1904).

16 IMPERIALISMO NA ÁSIA CHINA: Meados do séc XIX: 1841: Guerra do Ópio
Essencialmente agrícola Governo imperial em constantes crises 400 milhões de trabalhadores 1841: Guerra do Ópio Motivo: em 1839 chineses derramam ao mar 20 mil caixa de ópio dos britânicos (Inglaterra exige indenização que não é paga);

17 IMPERIALISMO NA ÁSIA Resultado:
derrota chinesa com assinatura do “Tratado de Nanquin”; Tratado de Nanquin: Obrigação de abrir 5 portos ao livre comércio; Forçada a abolir o sistema de fiscalização; Hong Kong é entregue à Inglaterra(devolvida em 1997).

18 IMPERIALISMO NA ÁSIA 1851: “Revolta de Taiping”
Revolta camponesa com apoio da cidade; Sufocada em 1864. 1900:Guerra dos Boxers (“punhos fechados”) nacionalistas radicais que buscam libertar o país da dominação estrangeira; Resultado: reprimidos internacionalmente pela “Força Expedicionária” (ingleses, franceses, alemães, russos, japoneses e estadunidenses) Derrota da China que é obrigada a reconhecer todas as concessões já realizadas às potências estrangeiras.

19 IMPERIALISMO NA ÁSIA 1911: Fundação do Partido Kuomitang (nacionalismo chinês): Fim da monarquia e proclamação da República; Não obtenção de desenvolvimento autônomo, o que só irá ocorrer em 1949 com a REVOLUÇÃO CHINESA.

20 “QUINTALDO MUNDO”

21 PENÍNSULA DA INDOCHINA
Meados do século XIX: Penetração francesa no sudeste asiático; Ocupação do Vietnã por missionários franceses e após por soldados de Napoleão III 1863: submetem Laos e Camboja; 1887: Criação da União Indochinesa (a qual só irá se libertar em meados do séc XX).

22 RESULTADO DO IMPERIALISMO
Metrópoles imperialistas: Lucros e intensificação do desenvolvimento; Solução parcial para crise (de mercado, de superpopulação...) Amenizou lutas sociais internas (classe operária)... Mundo colonizado: Desestruturação econômica, política, social e cultural; Fomes, lutas nacionalistas; Segregação racial e social... CONDUZIU O MUNDO A 1ª GUERRA MUNDIAL.

23

24

25

26


Carregar ppt "Tema 3 : A era dos Impérios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google