A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R EGIÕES G EOECONÔMICAS : O N ORTE E O S UL Professora Carol / Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R EGIÕES G EOECONÔMICAS : O N ORTE E O S UL Professora Carol / Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 R EGIÕES G EOECONÔMICAS : O N ORTE E O S UL Professora Carol / Geografia

2 N OVA REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO Baseado no desenvolvimento econômico e social dos países.

3 Economia Produção Econômica Indicadores: sociais e econômicos Países desenvolvidos - ricos Países subdesenvolvidos - pobres

4 P AÍSES RICOS E PAÍSES POBRES Pós-Segunda Guerra - constatou-se a existência de dois grupos bastante diferentes de países: os desenvolvidos (países ricos) e os subdesenvolvidos (pobres)

5 Revolução Industrial – provocou o desenvolvimento de uma pequena parte do mundo com a chamada modernidade: industrialização e urbanização. Até a Segunda Guerra muitos países ainda eram colônias, não se falava em subdesenvolvimento.

6 Criação da ONU (Organização das Nações Unidas) – e de organismos que estudam e pesquisam o desenvolvimento econômico e social dos países-membros.

7 Dados estatísticos mostraram as enormes diferenças de renda per capita, de distribuição social da renda, de taxas de mortalidade geral e infantil, de índices de alfabetização, de subnutrição, de expectativa de vida, etc.

8

9 Essa ideia de países do Norte e do Sul é um conceito de agrupamento que simplifica a realidade. Essa divisão está baseada em critérios socioeconômicos, e não correspondem aos dois hemisférios, ou seja, o Norte e o Sul delimitados pela linha do Equador.

10 Além disso, essa divisão separa grupos de países que têm gigantescos recursos financeiros dos que dispõem de grandes reservas naturais. Porém existem diferenças econômicas e sociais entre os países do próprio grupo.

11 H Á RELAÇÃO ENTRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA E O BEM - ESTAR DA POPULAÇÃO ?

12

13 C RESCIMENTO E CONÔMICO X D ESENVOLVIMENTO H UMANO O capitalismo é um sistema econômico que apresenta grandes contradições, uma delas diz respeito ao modo como a riqueza resultante da produção é distribuída entre a população e como se expressa na qualidade de vida.

14 P RINCIPAIS INDICADORES USADOS PARA MEDIR AS DESIGUALDADES INTERNACIONAIS

15 PIB – P RODUTO I NTERNO B RUTO É a soma de todas as riquezas produzidas dentro de um território durante um período (anual, mensal, trimestral, etc.) Refere-se apenas a produção interna – nacional.

16 PNB- P RODUTO N ACIONAL B RUTO Soma da produção de bens e serviços do país + os recursos que entram (exterior). Não conta o dinheiro que saiu (dinheiro remetido ao exterior, pagamento de dívida, pagamento das importações, etc.)

17 R ESUMINDO... PNB = Produção interna + os recursos vindos do exterior – os que saem do país. O valor anual do PNB corresponde à renda nacional de um país.

18 R ENDA PER CAPITA – “ POR PESSOA ”  É o valor da renda nacional ou do PNB divido pelo número de habitantes - ver página 82.  Nem sempre uma grande produção anual corresponde a uma elevada renda média, pois ela depende não apenas das riquezas produzidas, mas também da do tamanho da população do país.

19 D ISTRIBUIÇÃO SOCIAL DA RENDA

20  Esse indicador mostra como está distribuída a renda nacional pela população – se a renda está muito ou pouco concentrada.

21  Essa é mais uma diferença entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos: Enquanto nos países desenvolvidos a distribuição social da renda nacional é mais equilibrada, sem grandes desigualdades; Nos países pobres geralmente existe uma maior concentração na distribuição da renda.

22

23


Carregar ppt "R EGIÕES G EOECONÔMICAS : O N ORTE E O S UL Professora Carol / Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google