A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População – Crescimento e calculo estimativos.. População absoluta e calculo estimativos O estudo da população é fundamental para podermos verificar a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População – Crescimento e calculo estimativos.. População absoluta e calculo estimativos O estudo da população é fundamental para podermos verificar a."— Transcrição da apresentação:

1 População – Crescimento e calculo estimativos.

2 População absoluta e calculo estimativos O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma.

3 Para governantes em especial, é de fundamental importância pois, permite traçar planos e estratégias de atuação, além de poder desenvolver um planejamento de interesse social.

4 O ramo do conhecimento que estuda a população chama-se Demografia.

5 Alguns conceitos demográficos são fundamentais para a análise da população, abaixo iremos ressaltar alguns: População absoluta: corresponde a população total de um determinado local. Quando um local tem uma população absoluta numerosa, dizemos que ele é populoso.

6 O Brasil está entre os países mais populosos do mundo com uma população superior a 170 milhões de habitantes.

7

8 Densidade demográfica ou população relativa: corresponde a média de habitantes por quilômetros quadrados. Podemos obtê-la através da divisão da população absoluta pela área. Quando a população relativa de um local é numerosa dizemos que esse local é muito povoado.

9 Apesar da enorme população absoluta, a densidade demográfica do Brasil é baixa não ultrapassando 20 habitantes por quilômetro quadrado.

10 Para sabermos qual é a população relativa temos que saber qual é a população absoluta e a área total do país, tendo esses dados podemos dividir e encontrar a população relativa.

11 Brasil População ,000 hab Área KM² = 20 Hab/Km² Japão População Hab Área Km² = 378,000 Km²

12 A POPUILAÇÃO E OS SETORES DA ECONOMIA

13 A economia dos países se divide em 3 setores chamados de formais, pois, contribuem com a arrecadação de impostos, assinam carteira, dentre outras formalidades legais.

14 São eles os seguintes: a) Setor primário: que envolve em geral atividades ligadas ao meio rural, como, a agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e a pesca.

15 b) Setor secundário: que envolve as atividades industriais c) Setor terciário: que envolve as atividades do comércio, prestação de serviços, funcionalismo público, etc.

16 É importante ressaltar que o espaço onde se desenvolvem essas atividades não é rígido, ou seja, podemos ter atividades primárias no espaço urbano, como o que ocorre com os cinturões verdes, ou atividades secundárias no espaço rural, como o que ocorre na agroindústria.

17 Hoje em dia em virtude do grande avanço tecnológico, alguns autores passam a trabalhar com a idéia de um setor quaternário, onde se desenvolveriam as atividades de pesquisa de ponta, envolvendo universidades, centros de pesquisas, etc., esse setor surge em função da Revolução Tecnocientífica em andamento.

18 No Brasil, e em outros países subdesenvolvidos, se dá a chamada hipertrofia (inchaço) do setor terciário, que por sua vez tem gerado a proliferação de atividades informais.

19 Esse processo decorre do intenso êxodo rural que gera um inchaço no setor terciário urbano, na medida em que a indústria atual utiliza cada vez menos mão de obra.

20 Fazendo com que muitas pessoas especialmente nos grandes centros do país, tenham que depender de atividades informais, os chamados subempregos, além do que contribui com o aumento da criminalidade, na medida em que muitos trabalhadores passam a desenvolver atividades à margem da lei para poder sustentar suas famílias.

21 A População brasileira: movimento migratórios, diversidade, indicadores sociais A população brasileira apresenta uma exclusão social, muito grande isso se deve devido a: fome, pobreza, analfabetismo, falta de moradia, falta de assistência medica, entre outros.

22 Ao observar o mapa do Brasil da demografia, observamos que as regiões Norte e Nordeste é a que mais apresenta a falta de população,

23

24 é lógico que este fator esta relacionando também devido o trabalho escravista que ocorreu em nosso país, mas principalmente devido a falta de reforma nos setores agrária, tributaria e sociais e a fome, famílias numerosas em situações de extrema pobreza e o analfabetismo, contribuíram para aumentar a produção e reprodução de desigualdades.

25 Atualmente, a maior parte da população brasileira é urbana.

26 Os principais fatores que contribuem para isso são os fatores social e econômico, pois nos centros comerciais elas buscam produtos, serviços diversos, e se deslocam para o trabalho, pois é nas cidades que encontramos a maior oferta de trabalho.

27 FLUXO IMIGRATÓRIO – Brasil, desde o início de sua colonização, recebeu grandes contingentes populacionais como os portugueses e de negros, europeus (principalmente italianos, alemães e espanhóis) para substituir a mão-de-obra escrava nas fazendas de café..mão-de-obra

28 FLUXO EMIGRATÓRIO – Nos últimos vinte anos, todavia, em decorrência das prolongadas crises socioeconômicas e da redução das oportunidades no mercado de trabalho, houve um importante fluxo emigratório.

29 MIGRAÇÕES INTERNAS – As migrações internas têm igualmente causas econômicas. As populações das regiões mais pobres deslocam-se para as que apresentam maior desenvolvimento e oportunidade de trabalho. Assim, fala-se em áreas de atração e áreas de expulsão.migrações

30 Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos, centrais, Primeiro mundo e países do norte) ou Pobres (subdesenvolvidos, periféricos, Terceiro mundo e países do sul.). Com isso organismos internacionais analisam os países segundo a:

31 Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em um determinado país). Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

32 Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de chegar a 1 ano). Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

33 Renda per capita (Corresponde ao valor de toda riqueza de um país, dividido pelo número de habitantes, resultando em um valor, geralmente em dólar, por habitante). Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da sua população).

34 Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de calorias, e se essa alimentação é balanceada). Condições médico-Sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)

35 Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso a internet entre outros).


Carregar ppt "População – Crescimento e calculo estimativos.. População absoluta e calculo estimativos O estudo da população é fundamental para podermos verificar a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google