A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA PROFESSORA: KÁTIA SUELY 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA PROFESSORA: KÁTIA SUELY 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA PROFESSORA: KÁTIA SUELY 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 A POPULAÇÃO BRASILEIRA E AS ATIVIDADES ECONÔMICAS

3 A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA A população brasileira formou-se, inicialmente, a partir da miscigenação de três etnias: os indígenas que já habitavam estas terras, os portugueses colonizadores e os negros africanos trazidos como escravos.

4 A grande diversidade de tipos de culturas da população brasileira deve-se à contribuição dada pela mistura desses povos. Muitos dos nossos costumes e tradições fazem parte da herança cultural deixada por eles.

5 Na língua, na dança, na música, na culinária, nos hábitos de higiene, enfim, a cultura brasileira é formada pela mistura de várias culturas.

6 BRASIL: UM PAÍS POPULOSO País populoso é aquele que possui uma população muito numerosa.

7 BRASIL: UM PAÍS POUCO POVOADO Apesar de ser um dos mais populosos do mundo, o Brasil é um país pouco povoado. Isso quer dizer que, se fosse possível distribuir a população igualmente pelo território, não teríamos grandes aglomerações de pessoas.

8 A Densidade demográfica representa quantos habitantes há em cada quilômetro quadrado de um lugar.

9 MOVIMENTO POPULACIONAL As pessoas se movimentam de um lugar para outro. Pode ser de uma cidade, estado, país ou até de um continente para outro. Este deslocamento de pessoas de um lugar para outro para fixar moradia é chamado de MIGRAÇÃO.

10 IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO O fluxo de entrada de pessoas num lugar, não importando se esse fluxo vem de outro país, outro estado ou cidade é chamado de imigração. O fluxo de saída de pessoas de um lugar, não importando se esse fluxo vai para outra cidade, outro estado ou outro país, é chamado de emigração.

11 A POPULAÇÃO E AS ATIVIDADES ECONÔMICAS

12 As atividades econômicas necessárias para a produção e venda dos produtos ou dos serviços de que precisamos no dia-a-dia são chamadas de atividades econômicas. Essas atividades foram divididas em três setores: o primário, o secundário e o terciário.

13 RECURSOS NATURAIS Recursos naturais são todos os bens que a natureza fornece para serem utilizados pelos seres humanos. Os recursos naturais classificam-se em RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS.

14 RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Os recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser repostos ou reproduzidos quando utilizados, como a água, o ar, a vegetação e o solo.

15 RECURSOS NATURAIS NÃO-RENOVÁVEIS São aqueles recursos esgotáveis, isto é, não podem ser repostos ou reproduzidos quando acabarem. Por exemplo, quando retiramos petróleo da natureza para produzir plásticos, tintas, combustíveis e muitas outras coisas, não temos como reproduzir ou repor novamente o petróleo retirado.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Buriti Geografia; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora.; 2ª edição. Projeto Pitanguá – Ensino Fundamental; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Ed. Moderna;


Carregar ppt "COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA PROFESSORA: KÁTIA SUELY 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google