A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIFERENTES FAMÍLIAS DIFERENTES MORADIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2º BIMESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIFERENTES FAMÍLIAS DIFERENTES MORADIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2º BIMESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 DIFERENTES FAMÍLIAS DIFERENTES MORADIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2º BIMESTRE

2 Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias. Há famílias compostas de muitas pessoas, enquanto outras podem ter poucos membros. PAI FILHO MÃE IRMÃ IRMÃO FILHO FILHA

3 Também existem muitas formas de viver junto. Observe as imagens com quem vivem estas crianças.

4 Convivendo com a família, as crianças aprendem muitas coisas. Por exemplo, aprendem a falar a língua de seu povo, a seguir os costumes de seus antepassados. Seguir costumes significa continuar praticando os hábitos da família. É na família que criamos nossos hábitos e desenvolvemos nosso jeito de ser.

5 Os hábitos de uma família podem variar de acordo com a sua origem. Se pesquisarmos bem o passado de uma família brasileira, iremos perceber que esta família foi formada a partir de outros povos como alemães, espanhóis, paraguaios, portugueses, libaneses, indígenas e muitos outros. Assim, os costumes destes povos passam para as famílias formadas de gerações para gerações.

6 As pessoas que moram na mesma casa precisam realizar muitas tarefas. Em algumas casas, as tarefas são divididas entre todas as pessoas, respeitando a idade de cada uma. Há também casas em que uma única pessoa – pai, mãe, filho, filha, empregado ou empregada – faz sozinha todas ou quase todas as tarefas domésticas.

7 A música cantada pelos Titãs mostra um modelo de família. Solte a voz e cante com sua família. Família Titãs Composição: Arnaldo Antunes / Toni Bellotto Família! Família! Papai, mamãe, titia Família! Família! Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão... Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família!... Família! Família! Vovô, vovó, sobrinha Família! Família! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando o nenêm Fica doente Uô! Uô! Procura uma farmácia de plantão O choro do nenêm é estridente Uô! Uô! Assim não dá pra ver televisão... Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!... Família! Família! Cachorro, gato, galinha Família! Família! Vive junto todo dia Nunca perde essa mania... A mãe morre de medo de barata Uô! Uô! O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô! Botaram cadeado no portão... Família êh! Família ah! Família! Família êh! Familia ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...

8 A moradia é o espaço que ocupamos junto com a nossa família. Grande ou pequena, nova ou velha, de tijolos ou madeira, as moradias são construídas para nos proteger e abrigar da chuva, do sol, do vento, do frio...

9 Existem diferentes tipos de moradias. Elas são resultado das condições que as pessoas têm para possuí- las, das tradições e dos costumes do grupo que a pessoa pertence e dos materiais que existem à disposição para construí-las. Veja alguns tipos de moradias. Os primeiros habitantes do Brasil retiram da natureza seus alimentos e materiais para a construção das suas próprias casas.

10 Nas cidades, grande parte das moradias são construídas uma ao lado da outra, com paredes ligando uma residência à outra. Algumas são casas térreas, outras são sobrados.

11 Com o aumento do número de pessoas, as moradias térreas e assobradas foram sendo substituídas pelos edifícios, que reúnem várias famílias vivendo em um mesmo espaço de terreno dividido em apartamentos.

12 Nem todas as pessoas têm condições de comprar uma casa ou de alugar um lugar para morar. Costumamos encontrar pessoas vivendo em moradias que são construídas com restos de material de construção em morros e encostas. São os barracos, situados nas favelas.

13 Algumas pessoas vivem em lugares onde se faz plantação, criam-se animais e se extraem minerais e vegetais. Nesses lugares, as casas térreas são mais encontradas, construídas de alvenaria, com tijolos e telhas ou de pau-a-pique, com paredes feitas de varas ou ripas trançadas e cobertas com barro. Há também muitas moradias feitas de madeira.

14 Apesar de existirem diferentes tipos de moradias, algumas delas não oferecem boas condições de vida a seus moradores. Há moradias que não têm serviços de água encanada, de esgoto, de luz, fundamentais para a vida das pessoas que habitam esses lugares.

15 A nossa casa é mais que um lugar de proteção: ela é o nosso cantinho, o lugar para o qual sempre queremos voltar depois da escola, do trabalho, de uma viagem. É o lugar onde nos sentimos à vontade e que dividimos com as pessoas que amamos.


Carregar ppt "DIFERENTES FAMÍLIAS DIFERENTES MORADIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2º BIMESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google