A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELACIONAMENTO FAMILIAR ENTRE GERAÇÕES Amália Masami Nishizima Antonia Moreno de Oliveira Cássia Mitsuko Harada de Oliveira Flora Regina P. Fontinhas Hilda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO FAMILIAR ENTRE GERAÇÕES Amália Masami Nishizima Antonia Moreno de Oliveira Cássia Mitsuko Harada de Oliveira Flora Regina P. Fontinhas Hilda."— Transcrição da apresentação:

1 RELACIONAMENTO FAMILIAR ENTRE GERAÇÕES Amália Masami Nishizima Antonia Moreno de Oliveira Cássia Mitsuko Harada de Oliveira Flora Regina P. Fontinhas Hilda Raimundo Ghislandi Turma F Outubro/2010

2 1ª parte: conceitos sociais sobre gerações -geração é o conjunto de indivíduos nascidos na mesma época A1. Geração dos Tradicionais -Os que nasceram antes e durante a segunda Guerra Mundial

3 A2. Geração Baby Boomers - Os que nasceram entre 1946 e 1964 A3. Geração X - Compreende os nascidos entre 1965 e 1983, viveram os momentos cruciais da Guera Fria e como argumentam os autores, acompanharam a decadência dos últimos grandes estadistas, além de serem marcados pelo surgimento da AIDS

4 A4. Geração Y -Também chamada de Geração da Internet, são os nascidos -após 1980 a A5. Geração Z - São as crianças e os adolescentes de até 17 anos. Semelhante à Geração Y, a Geração Z também é inquieta, menos fiel às marcas e acostumada a fazer tarefas múltiplas. A diferença, no entanto, é que a nova geração tem todas as características de forma mais acentuada, pois se desenvolveu junto com os avanços tecnológicos mais recentes.

5 B.Conflitos entre as Gerações Diferentes características entre as gerações, provocam discussões, ou trocas de idéias que podem gerar conflitos. -Linguagem -Comportamento -Realidade de trabalho (tempo dos pais)

6 2ª PARTE: FAMILIA A.Conceito A família é um sistema complexo de relações, onde seus membros compartilham um mesmo contexto social de pertencimento. A família é o lugar do reconhecimento da diferença, do aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das primeiras trocas afetivo-emocionais, da construção da identidade. Foi a primeira criação como seres humanos. Ela existe para garantir ao indivíduo o conforto material e emocional.

7 O Ciclo Vital da Família A família é um sistema que se modifica no tempo, um sistema vivo. Seu processo evolutivo consiste num avanço progressivo até novos estágios de desenvolvimento e crescimento. Isso se dá na recuperação do tempo, na integração do novo com o velho, do horizonte futuro com o presente e a experiência passada.

8 As etapas do ciclo vital estão marcadas por eventos significativos: nascimentos e mortes; separação da família de origem e formação do novo casal, nascimento do primeiro filho; o primeiro irmão, o nascimento dos filhos na evolução da relação conjugal e parental, a adolescência e passagem à idade adulta dos filhos, a desvinculação progressiva de pais e filhos, o casal conjugal e parental na maturidade e envelhecimento, o acontecimento avós e netos, a separação pela more de um dos membros do casal.

9 A família hoje Como vem se transformando o relacionamento entre gerações através do tempo? A relação entre gerações se dá na estrutura mítica de cada família. As gerações primam pelas diferenças e quanto mais permeáveis e definidas forem as fronteiras geracionais, mais fácil será o relacionamento. O processo de crescimento é rico e criativo e a intimidade só é possível quando os conflitos puderem ser enfrentados.

10

11 A família hoje mudou, nesta família plural convivem irmãos e pais que vêm de outros casamentos e, portanto de culturas e gerações diferentes.

12 Os conflitos mudaram Hoje acontece um fenômeno muito curioso, às vezes o avô é mais progressista que o pai, e o neto se identifica (dependendo das circunstâncias) com essa geração ou com a anterior. As pessoas conversam, discutem, manifestam suas posições, então o conflito tem características de diálogo. Esse trânsito ficou muito interessante e transformou o conflito, que deixou de ser um choque permanente, com sofrimento radical das duas partes.

13 Utilidade dos Conflitos O que complica o Conflito Evitando os Conflitos A adolescência é sempre difícil, mas se os pais e os filhos têm confiança na vida, tudo sempre se resolve. (Françoise Dolto)

14 O Idoso e a Família Você tem um idoso em sua família? Qual o grau de convivência e responsabilidade está presente na relação entre você e esse idoso? De um lado, o ponto de vista do idoso com suas necessidades e expectativas. E do outro, a família moderna com sua organização e dinâmica, nem sempre entendendo o processo que o idoso vem experimentando nessa etapa da vida.

15 A dependência entre as gerações se revela de duas naturezas distintas: - De um lado a dependência material dos filhos que por precisarem cada vez mia e por mais tempo da proteção dos pais, não hesitam em aceitá-la, até por entenderem como obrigação. - Do outro lado, a dependência emocional dos pais, fruto do modelo familiar estabelecido.

16 Com as fragilidades que muitas vezes acompanham o processo de envelhecimento é comum surgirem conflitos entre os filhos quando a situação dos pais passa a lhes exigir novas responsabilidades e cuidados. Cabe aos membros da família, entender essa pessoa em seu processo de vida, de transformações, conhecerem suas fragilidades, modificando sua visão e atitude sobre a velhice e colaborar para que o idoso mantenha sua posição junto ao grupo familiar e a sociedade

17 Caminhos para relação saudável entre gerações O idoso: - não pode e nem deve ficar sem atividades. - deve tentar não ser independente. - deve trocar experiências, mostrando suas habilidades e seu poder. - tem que procurar espaço para o diálogo -É muito saudável que pessoas adultas e idosas participem de atividades culturais, esportivas, narrem suas experiências de vida para filhos e netos, tirem e mostrem fotos, dancem e freqüentem a UATI.

18 Família! Família! Papai, mamãe, titia Família! Família! Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão... Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família!... Família! Família! Vovô, vovó, sobrinha Família! Família! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando o nenêm Fica doente Uô! Uô! Procura uma farmácia de plantão O choro do nenêm é estridente Uô! Uô! Assim não dá pra ver televisão...Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!... Família! Família! Cachorro, gato, galinha Família! Família! Vive junto todo dia Nunca perde essa mania... A mãe morre de medo de barata Uô! Uô! O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô! Botaram cadeado no portão... Família êh! Família ah! Família! Família êh! Familia ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...


Carregar ppt "RELACIONAMENTO FAMILIAR ENTRE GERAÇÕES Amália Masami Nishizima Antonia Moreno de Oliveira Cássia Mitsuko Harada de Oliveira Flora Regina P. Fontinhas Hilda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google