A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO. A SOCIABILIDADE Quando nós nascemos já possuímos uma capacidade natural. Esta capacidade pertence a todos os seres humanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO. A SOCIABILIDADE Quando nós nascemos já possuímos uma capacidade natural. Esta capacidade pertence a todos os seres humanos."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO

2 A SOCIABILIDADE Quando nós nascemos já possuímos uma capacidade natural. Esta capacidade pertence a todos os seres humanos. Quanto mais nos inteiramos uns com os outros desenvolvemos mais esta capacidade. Essa capacidade tem o nome de SOCIABILIDADE

3 Sociabilidade é a capacidade dos seres humanos de se relacionarem em sociedade.

4 A SOCIALIZAÇÃO Quando nós nascemos já existia uma sociedade. A sociedade já tinha normas, leis, crenças, objetos, costumes, valores (certo e errado) etc. Tivemos que aprender tudo que tinha sido construído pelas pessoas. Essa aprendizagem tem o nome de SOCIALIZAÇÃO

5 Socialização é a assimilação dos elementos da sociedade e da cultura.

6 OBJETIVOS DA SOCIALIZAÇÃO Adequar os indivíduos para a vida em sociedade. ou Ensinar os indivíduos a agir e conviver com os outros.

7 Socialização é aprender a viver em sociedade, aprender a agir e conviver com as outras pessoas.

8 A SOCIALIZAÇÃO COMEÇA COM O NASCIMENTO E TERMINA COM A MORTE. A socialização é um processo contínuo, permanente e durativo porque acompanha o indivíduo por toda a sua existência. Enquanto estamos vivos, aprendemos a viver em sociedade.

9 A FAMÍLIA É considerada a mais importante instituição da sociedade pois: – É o primeiro contato do ser novo com a sociedade – Hominiza a criança = desenvolve a natureza humana, ensina a agir e conviver com as outras pessoas. – Interfere na formação do caráter do indivíduo através dos marcos referenciais.

10 A FAMÍLIA É considerada um fundamento básico e universal porque todos as sociedades têm organização familiar. As famílias NÃO possuem o mesmo tipo de organização em todas as partes do planeta.

11 EXEMPLOS DE FAMÍLIAS BRASIL O casamento é monogâmico e heterossexual. Objetiva a procriação.

12 EXEMPLOS DE FAMÍLIAS OS TODA DA ÍNDIA Uma mulher casa com dois ou mais irmãos Chama-se poliandria fraternal

13 EXEMPLOS DE FAMÍLIAS OS TANALA DE MANDAGÁSCAR Um homem casa com duas ou mais mulheres Chama-se poliginia

14 A ESCOLA A principal função da escola é oferecer conhecimentos para desenvolver as habilidades e competências dos indivíduos. A escola também contribui para o direcionamento profissional dos indivíduos (comportamento vocacional). Quando passamos a conviver com um número maior de pessoas, temos que desenvolver o comportamento social e ético Desde o início da vida escolar, aprendemos a compartilhar objetos, espaços, respeitar a vez do outro etc.

15 A ESCOLA Segundo os especialistas, a escola é o primeiro momento que a criança percebe que estão sendo cortados os laços de proteção familiar (comportamento emocional) Em conseqüência disso a criança desenvolve a autonomia ou independência exigida pela sociedade.

16 A CRISE NAS FAMÍLIAS Muitas famílias são marcadas falta de limites na orientação dos filhos, a falta dos referencias de disciplina e autoridade. Essas famílias passam a exigir que as escolas assumam as responsabilidades que são dos pais. Mas não cabe a escola substituir a família.


Carregar ppt "SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO. A SOCIABILIDADE Quando nós nascemos já possuímos uma capacidade natural. Esta capacidade pertence a todos os seres humanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google