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PERSONALIDADE E TRABALHO

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Apresentação em tema: "PERSONALIDADE E TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 PERSONALIDADE E TRABALHO

2 PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

3 O conhecimento das características de personalidade do indivíduo permite uma certa previsão da maneira pela qual ele poderá sentir, pensar, se e agir em determinadas circunstâncias. O comportamento do indivíduo resulta não apenas das forças da personalidade, mas também de uma interação dele (características psicológicas, com uma forma própria de organização) com o meio externo.

4 CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE
Duas pessoas não são iguais: cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas; Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação, e que perdurará no decorrer do tempo;

5 Para se compreender a personalidade não basta identificar traços psicológicos; é importante também entender como eles estão relacionados e como interagem um com o outro, isto é, como estão organizados; A personalidade (características psicológicas, a organização dessas características e suas propriedades) é um constructo inferido do comportamento observável

6 DESENVOLVIMENTO E AJUSTAMENTO DA PERSONALIDADE
Embora a personalidade se mantenha relativamente estável ao longo do tempo, ela não deixa de sofrer a influência do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem ser desenvolvidos e modificados.

7 A organização desses traços psicológicos pode ser profundamente afetada pelo contexto em que o indivíduo vive. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo.

8 As frustrações, as pressões, quer sejam físicas quer psicológicas, e o stress sob o qual o indivíduo vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional. A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo.

9 PRINCIPAIS TIPOS DE BARREIRAS
Situacional Interpessoal; Intrapessoal.

10 BARREIRAS SITUACIONAIS
Podem ser de dois tipos: O primeiro deles é a barreira física como, por exemplo, a ausência de uma ponte que impede a travessia de um rio ou a perda da chave por uma pessoa que quer entrar em casa;

11 O outro tipo de barreira situacional é a ambigüidade caracterizada por um ausência de indicadores claros, que impedem o indivíduo de realizar um objetivo. Por exemplo – o motorista que se encontra numa cidade desconhecida, onde os sinais de trânsito não são bem claros, perde-se e não consegue atingir o objetivo.

12 Outro exemplo é a definição de tarefas e do espaço organizacional do indivíduo dentro de uma empresa. Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna difícil atingir seus objetivos, isto é, a sua realização profissional.

13 BARREIRAS INTERPESSOAIS
São constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo. Esse tipo de barreira pode ser observado quando um chefe impede um indivíduo criativo ou com uma experiência mais ampla de usar sua experiência e de colaborar mais ativamente no trabalho.

14 BARREIRAS INTRAPESSOAIS
COMPREENDEM DOIS TIPOS: O primeiro pode ser observado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a uma deficiência física ou mental, ou à ausência de uma habilidade específica. O segundo é caracterizado pela existência de motivo conflitantes da própria pessoa. Ex. o indivíduo quer comer doces e não quer engordar.

15 STRESS Situações físicas ou psicológicas que pressionam os indivíduos, gerando alto grau de tensão. Podem levar ao desajustamento emocional e mesmo à desintegração da personalidade.

16 PERSONALIDADE E ORGANIZAÇÃO
As características de personalidade dos membros da organização influenciam a estrutura da organização. Essa influência será tanto mais forte quanto mais altas forem as posições que os indivíduos ocupam na hierarquia organizacional

17 FONTE Aguiar, M. A. F. Psicologia aplicada a administração – uma introdução a psicologia organizacional. Atlas


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