A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO. SALÁRIO O SALÁRIO TEM SIDO SEMPRE A PRINCIPAL QUESTÃO ENTRE EMPRESAS E EMPREGADOS, ESPECIALMENTE EM ECONOMIAS INSTÁVEIS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO. SALÁRIO O SALÁRIO TEM SIDO SEMPRE A PRINCIPAL QUESTÃO ENTRE EMPRESAS E EMPREGADOS, ESPECIALMENTE EM ECONOMIAS INSTÁVEIS,"— Transcrição da apresentação:

1 AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO

2 SALÁRIO O SALÁRIO TEM SIDO SEMPRE A PRINCIPAL QUESTÃO ENTRE EMPRESAS E EMPREGADOS, ESPECIALMENTE EM ECONOMIAS INSTÁVEIS, ONDE O SALÁRIO ESTÁ CONSTANTEMENTE SOB AMEAÇA. NOS PAÍSES DE ECONOMIA ESTÁVEL E PADRÃO DE VIDA ELEVADO, FALTA MÃO-DE-OBRA MENOS QUALIFICADA. ESTE FATO FAZ COM QUE AS DISTÂNCIAS ENTRE OS SALÁRIOS MAIS ALTOS E OS MAIS BAIXOS SEJAM BASTANTE REDUZIDAS, O QUE TORNA MENOS ACENTUADA A DISCUSSÃO SOBRE O VALOR RELATIVO DOS CARGOS E, POR CONSEQUÊNCIA, DOS SEUS SALÁRIOS,

3 SALÁRIO A IMPORTÂNCIA DO SALÁRIOPODE SER ANALISADA SOB DOIS PRISMAS DISTINTOS: O PRISMA DO EMPREGADO E O PRISMA DA ORGANIZAÇÃO. PARA O EMPREGADO SIGNIFICA RETRIBUIÇÃO, SUSTENTO, PADRÃO DE VIDA, RECONHECIMENTO. PARA A ORGANIZAÇÃO REPRESENTA CUSTO E FATOR INFLUENCIADOR DO CLIMA ORGANIZACIONAL E DA PRODUTIVIDADE. PARA UMA GRANDE PARTE DOS TRABALHADORES, O SALÁRIO SIGNIFICA A PRÓPRIA SUBSISTÊNCIA E PARA MUITAS ORGANIZAÇÕES A FOLHA DE PAGAMENTO REPRESENTA O ÍTEM MAIS IMPORTANTE DOS SEUS CUSTOS. ACREDITAMOS, PORTANTO, QUE HAJA RAZÃO DE SOBRA PARA QUE A QUESTÃO SALARIAL SEJA BEM EQUACIONADA E ADMINISTRADA.

4 O SIGNIFICADO DO SALÁRIO PARA A ORGANIZAÇÃO É RAZOAVELMENTE COMUM ENCONTRAR-SE ORGANIZAÇÕES NAS QUAIS A FOLHA DE PAGAMENTO REPRESENTA 30% OU ATÉ MAIS NOS CUSTOS DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS. SEMPRE QUE CERTOS ITENS TOMAM TAIS PROPORÇÕES NO CONJUNTO DE FATORES OU CUSTOS, ELES SÃO ESCOLHIDOS PARA SEREM ADMINISTRADOS À PARTE, COM MAIOR RIGOR. UMA DAS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA ISSO CHAMA-SE CURVA ABC. ENTRETANTO, NÃO TEM SIDO TÃO COMUM O ÍTEM SALÁRIO MERECER TAL CUIDADO. SERÁ QUE ELE NÃO MERECE ESSA ATENÇÃO ESPECIAL?

5 O SIGNIFICADO DO SALÁRIO PARA A ORGANIZAÇÃO ALÉM DO SEU IMPACTO ECONÔMICO VISÍVEL, O SALÁRIO TEM EFEITOS NEM SEMPRE NOTADOS, COMO A SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL E, CONSEQUENTEMENTE, NA PRODUTIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO; O TEMPO E A ENERGIA QUE COSTUMA TOMAR DAS CHEFIAS E DOS DIRIGENTES; A CONTAMINAÇÃO DA IMAGEM INTERNA E EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO, E OUTROS. ESSE RELEVO TODO DO SALÁRIO NÃO DEVE LEVAR APENAS À PREOCUPAÇÃO QUANTO À SUA POSIÇÃO NO MERCADO OU AO SEU PODER AQUISITIVO (VALOR ABSOLUTO), MAS TAMBÉM QUANTO À EQUIDADE INTERNA, ISTO É, SE AS DIFERENÇCAS SALARIAIS ENTRE EMPREGADOS SÃO CRITERIOSAS E BEM FUNDAMENTADAS.

6 O SIGNIFICADO DO SALÁRIO PARA AS PESSOAS ALÉM DAS QUESTÕES INTRÍNSECAS AO SALÁRIO PARA QUEM O RECEBE, COMO SEU PODER DE COMPRA, POR EXEMPLO, ELE TEM UM SIGNIFICADO PSICOLÓGICO IMPORTANTE, QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR, SOB PENA DE FALHARMOS EM SUA ADMINISTRAÇÃO. É SÁBIDO QUE O SALÁRIO NÃO É O ÚNICO CONDICIONANTE DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO TRABALHO. OUTROS FATORES ESTÃO PRESENTES E O SALÁRIO DEVE SER ANALISADO NESSE CONTEXTO PARA QUE NÃO TENDAMOS A TRATAR COMO SALÁRIO QUESTÕES NÃO SALARIAIS OU, PELO MENOS, NÃO EXCLUSIVAMENTE SALARIAIS. É DE SUMA IMPORTÂNCIA CONHECERMOS ALGUNS ASPECTOS DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO TRABALHO PARA ORIENTARMOS NOSSAS ANÁLISES, POLÍTICAS E DECISÕES.

7 O SIGNIFICADO DO SALÁRIO PARA AS PESSOAS ALGUNS ESTUDOS MAIS CONHECIDOS SOBRE OS FATORES CONDICIONANTES DO COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO FORAM FEITOS PELOS CIENTISTAS FREDERICK HERZBERG E ABRAHAM MASLOW. CONHECENDO ESTES ESTUDOS TEMOS INDICAÇÕES IMPORTANTES PARA PENSAR A QUESTÃO DOS AUMENTOS SALARIAIS, A CRIAÇÃO DE BENEFÍCIOS, A TROCA DE SALÁRIO POR BENEFÍCIOS, CARGO POUCO DESAFIADOR VERSUS NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO ETC.

8 SALÁRIO ABSOLUTO E SALÁRIO RELATIVO O SALÁRIO TEM SIGNIFICADOS DIFERENTES SEGUNDO O ENFOQUE QUE LHE DAMOS. SE O EXAMINARMOS QUANTO À SUA CAPACIDADE DE ADQUIRIR AS COISAS DE QUE PRECISAMOS E FAZER RESERVAS PARA NECESSIDADES FUTURAS, ESTAMOS PENSANDO NO SEU VALOR ABSOLUTO. SE O ANALISARMOS TENDO EM MENTE A SUA COMPATIBILIDADE COM O TRABALHO QUE REALIZAMOS, FATALMENTE TOMAREMOS OUTROS TRABALHADORES POR COMPARAÇÃO, NA MESMA ORGANIZAÇÃO OU EM OUTRAS. NESSE CASO, ESTAMOS NOS PREOCUPANDO COM O SEU VALOR RELATIVO.

9 SALÁRIO ABSOLUTO E SALÁRIO RELATIVO TANTO UM SENTIDO COMO OUTRO DEVEM MERECER A ATENÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES. ESPECIALMENTE QUANDO SE CONVIVE COM PROCESSOS INFLACIONÁRIOS, AS ORGANIZAÇÕES DEVEM PREOCUPAR-SE EM MANTER O PODER DE COMPRA DOS SALÁRIOS AO LONGO DO TEMPO. O VALOR RELATIVO, PORÉM, É O QUE COSTUMA GERAR MAIS DESGASTES, POIS A SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ SENDO DISCRIMINADO E INJUSTIÇADO PRODUZ NO EMPREGADO UM EFEITO EMOCIONAL MUITO MAIS FORTE DO QUE O SENTIMENTO DE QUE O SEU SALÁRIO JÁ NÃO LHE PERMITE ADQUIRIR AS CIOISAS QUE PERMITIU NO PASSADO. O VALOR RELATIVO DOS SALÁRIOS Á PARTE MAIS COMPLEXA DA QUESTÃO E É DELE QUE A ADMINISTRAÇÃO SALARIAL SE OCUPA NA MAIOR PARTE DO TEMPO.

10 SALÁRIO ABSOLUTO E SALÁRIO RELATIVO SÃO COMUNS OS CASOS DE EMPREGADOS QUE GASTAM MAIS DO QUE PODEM, SE ENDIVIDAM E PASSAM A RECLAMAR AUMENTOS NO SALÁRIO USANDO A SUA SITUAÇÃO COMO ARGUMENTO OU, SE UM POUCO MAIS ESPERTOS, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS EMPREGADOS. EM CASOS ASSIM, É NECESSÁRIO CONHECER A SITUAÇÃO DE TAIS FUNCIONÁRIOS E MOSTRAR QUE O SALÁRIO NÃO PODE ESTAR ATRELADO AO SEU PADRÃO DE CONSUMO. ANTES, PORÉM, E PRECISO ESTAR SEGURO DE QUE O SALÁRIO RELATIVO DO EMPREGADO ESTÁ CORRETO – E ISTO DEVERIA SER AUTOMÁTICO, INDEPENDENTEMENTE DE RECLAMAÇÕES, SE TANTO A POLÍTICA SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO COMO A SUA ADMINISTRAÇÃO SÃO EFICAZES.


Carregar ppt "AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO. SALÁRIO O SALÁRIO TEM SIDO SEMPRE A PRINCIPAL QUESTÃO ENTRE EMPRESAS E EMPREGADOS, ESPECIALMENTE EM ECONOMIAS INSTÁVEIS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google