A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I PROF.: CLAUDIO CONSIDERA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I PROF.: CLAUDIO CONSIDERA."— Transcrição da apresentação:

1 MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I PROF.: CLAUDIO CONSIDERA

2 MANKIW, CAPÍTULO 1 DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA ECONOMIA É O ESTUDO DA FORMA PELA QUAL A SOCIEDADE ADMINISTRA SEUS RECURSOS ESCASSOS DECISÕES DA SOCIEDADE –O QUE E QUANTO FAZER? –COMO FAZER? –PARA QUEM?

3 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES PRINCÍPIO # 1 PESSOAS ENFRENTAM TRADEOFFS AS PESSOAS PARA OBTEREM UMA COISA QUE DESEJAM, EM GERAL TÊM QUE ABRIR MÃO DE OUTRA COISA DE QUE GOSTAM. A SOCIEDADE DEPARA-SE COM O TRADEOFF ENTRE DIFERENTES BENS QUE DESEJA PRODUZIR.

4 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES A SOCIEDADE ENFRENTA O TRADEOFF DA EFICIÊNCIA E EQÜIDADE EFICIÊNCIA: A SOCIEDADE RECEBE O MÁXIMO POSSÍVEL POR SEUS RECURSOS ESCASSOS EQÜIDADE: JUSTA DISTRIBUIÇÃO DA PROSPERIDADE ECONÔMICA ENTRE OS MEMBROS DA SOCIEDADE

5 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES PRINCÍPIO # 2: CUSTO DE OPORTUNIDADE: O CUSTO DE ALGUMA COISA É AQUILO DO QUE VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA EM RAZÃO DOS TRADEOFFS A TOMADA DE DECISÕES EXIGE A COMPARAÇÃO DOS CUSTOS E BENFÍCIOS DAS DIFERENTES OPÇÕES. OS CUSTOS E BENEFÍCIOS NEM SEMPRE SÃO ÓBVIOS.

6 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES PRINCÍPIO # 3: PESSOAS RACIONAIS PENSAM NA MARGEM ALTERAÇÕES MARGINAIS: PEQUENOS AJUSTES INCREMENTAIS A UM PLANO DE AÇÃO. PORTANTO, UM TOMADOR DE DECISÕES RACIONAL EMPREENDERÁ UMA AÇÃO SE E SOMENTE SE O BENEFÍCIO MARGINAL SUPERAR O CUSTO MARGINAL.

7 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES PRINCÍPIO # 4: PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS AS PESSOAS TOMAM DECISÕES COMPARANDO CUSTOS E BENEFÍCIOS; SE ESTES MUDAM SEU CURSO DE AÇÃO PODE MUDAR. INCENTIVOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

8 COMO AS PESSOAS INTERAGEM PRINCÍPIO # 5: O COMÉRCIO PODE MELHORAR A SITUAÇÃO DE TODOS O COMÉRCIO PERMITE AOS PAÍSES ESPECIALIZAREM-SE NO QUE FAZEM MELHOR E DESFRUTAR DE UMA MAIOR VARIEDADE DE BENS E SERVIÇOS.

9 COMO AS PESSOAS INTERAGEM PRINCÍPIO # 6: OS MERCADOS SÃO, EM GERAL, UMA BOA FORMA DE ORGANIZAR A ATIVIDADE ECONÔMICA ECONOMIA DE MERCADO – UMA ECONOMIA QUE ALOCA RECURSOS ATRAVÉS DE DECISÕES DESCENTRALIZADAS DE MUITAS EMPRESAS E FAMÍLIAS INTERAGINDO NOS MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS E DE FATORES DE PRODUÇÃO. ECONOMIA PLANIFICADA – UMA ECONOMIA QUE ALOCA RECURSOS ATRAVÉS DE DECISÕES DOS PLANEJADORES CENTRAIS DO GOVERNO.

10 COMO AS PESSOAS INTERAGEM PRINCÍPIO # 7: OS GOVERNOS PODEM, ÀS VEZES, MELHORAR OS RESULTADOS DO MERCADO DUAS RAZÕES DE ORDEM GERAL PARA QUE O GOVERNA INTERVENHA NA ECONOMIA: EFICIÊNCIA E EQÜIDADE. FALHA DE MERCADO: SITUAÇÃO EM QUE O MERCADO FRACASSA EM ALOCAR RECURSOS EFICIENTEMENTE

11 COMO AS PESSOAS INTERAGEM PRINCÍPIO # 7: (continuação) GOVERNO X MERCADO POSSÍVEIS CAUSAS DE FALHA DE MERCADO: EXTERNALIDADES (positivas e negativas): IMPACTO DAS AÇÕES DE ALGUÉM SOBRE O BEM-ESTAR DOS QUE ESTÃO EM TORNO. PODER DE MERCADO: CAPACIDADE DE UM ÚNICO ATOR OU UM PEQUENO GRUPO DE ATORES DE INFLUENCIAR SIGNIFICATIVAMENTE OS PREÇOS DE MERCADO.

12 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO PRINCÍPIO # 8: O PADRÃO DE VIDA EM UM PAÍS DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS O QUE EXPLICA AS GRANDES DIFERENÇAS NOS PADRÕES DE VIDA ENTRE PAÍSES E ENTRE ÉPOCAS DIFERENTES É A DIFERENÇA NA PRODUTIVIDADE. PRODUTIVIDADE (da mão de obra): QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PRODUZIDA POR UNIDADE DE TRABALHO PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES: PERMITE SABER SE OS FATORES DE PRODUÇÃO ESTÃO EFICIENTEMENTE ALOCADOS, OU SEJA ONDE PRODUZEM O MAIOR RESULTADO ENTRE BENEFÍCIO E CUSTOS

13 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO PRINCÍPIO # 9: OS PREÇOS SOBEM QUANDO O GOVERNO EMITE MOEDA DEMAIS INFLAÇÃO: UM AUMENTO GENERALIZADO DOS PREÇOS DOS BENS E SERVIÇOS – UM AUMENTO NO NÍVEL GERAL DE PREÇOS.

14 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO PRINCÍPIO # 10: A SOCIEDADE ENFRENTA UM TRADEOFF DE CURTO PRAZO ENTRE INFLAÇÃO E DESEMPREGO CURVA DE PHILLIPS: TRADEOFF ENTRE INFLAÇÃO E DEDSEMPREGO NO CURTO PRAZO. PREÇOS SÃO RÍGIDOS NO CURTO PRAZO

15 CURVA DE PHILLIPS % DE VARIAÇÃO SALARIAL % DE VARIAÇÃO SALARIAL % DE DESEMPREGO


Carregar ppt "MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I PROF.: CLAUDIO CONSIDERA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google