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Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos

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Apresentação em tema: "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos"— Transcrição da apresentação:

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2 Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos

3 Introdução à Microeconomia Conceito: Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

4 Ponto de Vista da Economia de Empresas Estuda se uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada – custo de produção. Enquanto na microeconomia prevalece a visão do mercado.

5 Pressupostos básicos da análise microeconômica - A hipótese coeteris paribus Tudo o mais permanece constante O foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

6 - Papel dos preços relativos Preço de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.

7 - Objetivos da empresa Princípio da Racionalidade – Maximização. Marginalista – Receita média, custo médio e produtividade média. Maximização => receita marginal = custo marginal Correntes alternativas dizem: não seria a maximização do lucro, mas fatores como aumento da participação nas vendas do mercado, ou maximização da margem sobre os custos de produção (sem influência da demanda de mercado).

8 - Aplicação da análise microeconômica Teoria dos Preços: preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. Instrumental microeconômico procura responder, também, a questões triviais: –Por que, quando o preço de um bem se eleva, –A quantidade demandada desse bem deve cair.

9 Teoria Microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisões do dia-a-dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto nas empresas quanto na política econômica.

10 Empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: Política de preços da empresa; Previsões de demanda e de faturamento; Previsões de custos de produção; Decisões ótimas de produção; Avaliação e elaboração de projetos de investimento; Política de propaganda e publicidade; Localização da empresa; Diferenciação de mercados.

11 Política Econômica, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: Efeitos de impostos sobre mercados específicos; Política de subsídios (trigo, leite, máquinas etc.) Fixação de preços mínimos na agricultura; Controle de preços; Política salarial; Política de tarifas públicas (água, luz); Política de preços públicos (petróleo, aço); Leis antitrustes (monopólios e oligopólios).

12 Divisão do estudo microeconômico Análise da Demanda Teoria da Demanda ou Procura de uma mercadoria ou serviço divide-se em Teoria do Consumidor (demanda individual) e Teoria da Demanda de Mercado. Análise da Oferta Oferta da firma individual (Teoria da produção, analisa as relações entre quantidade físicas entre o produto e os fatores de produção, e a Teoria dos custos de produção, que incorpora, quantidade físicas, preços de insumos) e oferta de mercado.

13 Divisão do estudo microeconômico Análise das estruturas de mercado A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. - Mercado de bens e serviços: a)Concorrência perfeita; b)Concorrência imperfeita ou monopolista; c)Monopólio; d)Oligopólio.

14 - Mercado de fatores de produção: a)Concorrência perfeita; b)Concorrência imperfeita; c)Monopsônio; d)Oligopsônio.

15 Divisão do estudo microeconômico Teoria do equilíbrio geral Leva em conta as inter-relações entre todos os mercados, diferentemente da análise de equilíbrio parcial, que analisa um mercado isoladamente, embora todos sejam interdependentes. Teoria do Bem-Estar Estuda como alcançar soluções socialmente eficientes para o problema da alocação e distribuição dos recursos, ou seja, encontrar a alocação ótima dos recursos.

16 Análise das imperfeições de mercado, onde analisam-se situações nas quais os preços não são determinados isoladamente em cada mercado. Tanto a Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-Estar como a Teoria do Consumidor são fundamentalmente abstratas, utilizando-se, com freqüência, modelos matemáticos de razoável grau de dificuldade.

17 Questões para Revisão 1 – Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? 2 – O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas. 3 – No Raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus? 4 – Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica? 5 – Como se divide o estudo microeconômico?

18 FIM


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