A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS

2 SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ATIVIDADE ECONÔMICA
AGENTES ECONÔMICOS As famílias; As empresas; O setor Público. SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ATIVIDADE ECONÔMICA

3 AGENTES ECONÔMICOS AS FAMÍLIAS
Consistem, por um lado, em consumir bens e serviços; Vender seus recursos (trabalho e capital) nos mercados de fatores. AS FAMILIAS ATUAM PROCURANDO MAXIMIZAR SUA SATISFAÇÃO, LIMITANDO SUAS DECISÕES À RENDA DISPONÍVEL.

4 AGENTES ECONÔMICOS AS EMPRESAS Realizam duas funções básicas:
Elaboram bens e os vendem; E empregam recursos no mercado de fatores. AS EMPRESAS REALIZAM ESSAS AÇÕES TENTANDO MAXIMIZAR SEUS LUCROS.

5 AGENTES ECONÔMICOS SETOR PRIMÁRIO – agricultura, pesca e mineração;
OS AGENTES ECONÔMICOS PODEM SER AGRUPADOS EM TRÊS GRANDES SETORES: SETOR PRIMÁRIO – agricultura, pesca e mineração; SETOR SECUNDÁRIO – indústria e construção; SETOR TERCIÁRIO – serviços, comércio, transporte, bancos etc.

6 AS EMPRESAS AS EMPRESAS TÊM CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS COMPLEXOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO EXIGIDOS PELAS SOCIEDADES MODERNAS.

7 AGENTES ECONÔMICOS O SETOR PÚBLICO
Estabelece marco jurídico-institucional; É responsável pela política econômica; Emana medidas protecionistas; O SETOR PÚBLICO TAMBÉM ATUA COMO UM EMPRESÁRIO, NO CASO DOS BENS PÚBLICOS.

8 FLUXO REAL E MONETÁRIO DA ECONOMIA
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS FAMILIA Governo EMPRESAS MERCADO FATORES DE PRODUÇÃO Fluxo monetário Fluxo real

9 TEORIA DA POLÍTICA COMERCIAL

10 FORMAS DE PROTEÇÃO TIPO DE BARREIRA TARIFA FIXA – o governo pode determinar um percentual fixo sob o valor importado (ad valorem);

11 EFEITOS DERIVADOS DA ADOÇÃO DE TARIFAS
PRODUÇÃO – estímulo à produção interna competidora com importações; EFEITO CONSUMO – redução do nível de consumo do produto importado; EFEITO FISCAL – aumento da arrecadação fiscal derivada do novo imposto sobre importações;

12 EFEITOS DERIVADOS DA ADOÇÃO DE TARIFAS
EFEITO SOBRE ALOCAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO - que tenderão a mover-se em direção aos setores mais protegidos contra concorrência de produtos importados; Efeitos distributivos.

13 FORMAS DE PROTEÇÃO TIPOS DE BARREIRA QUOTAS DE IMPORTAÇÃO – restrições quantitativas;

14 BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS
FORMAS DE PROTEÇÃO BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS Normas internas que regulamentam aspectos fitossanitários; Financiamentos de equipamentos nacionais; Aquisição de material militar;

15 FORMAS DE PROTEÇÃO Alteração nos preços relativos, via POLÍTICA CAMBIAL, de modo a tornar as importações mais caras que a produção nacional;

16 FORMAS DE PROTEÇÃO PROIBIÇÃO DE IMPORTAÇÃO
É a forma mais direta de controle e pode ser seletiva em função da mercadoria ou do país de origem. Um exemplo recente é a barreira imposta pelos estados Unidos às importações procedentes de Cuba.

17 Um exemplo é o da importação de petróleo, monopólio da Petrobrás.
FORMAS DE PROTEÇÃO MONOPÓLIO ESTATAL O próprio governo centraliza a importação de determinado produto e impede a atuação de outros agentes nesse mercado. Um exemplo é o da importação de petróleo, monopólio da Petrobrás.

18 FORMAS DE PROTEÇÃO LEIS DE COMPRAS DE PRODUTOS NACIONAIS O governo baixa normas visando impedir a importação de determinado produto, caso exista produção de similar nacional. Quando existe interesse para o desenvolvimento econômico, alguns bens importados são isentos de impostos de importação ou alíquota reduzida.

19 FORMAS DE PROTEÇÃO SUBSÍDIO Todos os estímulos dados para aumentar a oferta de produtos exportáveis; A idéia de subsídio envolve uma transferência de renda real das sociedade a um setor selecionado, no caso o exportador.

20 FORMAS DE PROTEÇÃO OS INCENTIVOS AS EXPORTAÇÕES O apoio à realização de feiras internacionais; A isenção de impostos sobre interna de mercadorias; Criação de agencias no exterior para apoio logístico aos exportadores nacional.


Carregar ppt "ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google