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INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL

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Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL

2 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Qual deveria ser a política comercial das nações? Os Estados Unidos, por exemplo, deveria utilizar uma tarifa ou uma cota de importação para proteger sua indústria automobilística da concorrência japonesa e sul-coreana? Quem se beneficiará e quem perderá com uma cota de importação?

3 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Tarifa – a mais simples das políticas comerciais, é um imposto cobrado quando um bem é importado; As tarifas específicas são cobradas um valor fixo para cada unidade importada; Tarifas ad valorem – são cobradas como uma fração percentual do bem importado; O EFEITO DA TARIFA É AUMENTAR O CUSTO DO ENVIO DE BENS PARA UM PAÍS.

4 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
PRODUÇÃO – estímulo à produção interna competidora com importações; EFEITO CONSUMO – redução do nível de consumo do produto importado; EFEITO FISCAL – aumento da arrecadação fiscal derivada do novo imposto sobre importações;

5 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
EFEITO SOBRE ALOCAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO - que tenderão a mover-se em direção aos setores mais protegidos contra concorrência de produtos importados; Efeitos distributivos.

6 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
No início do século XIX, o Reino Unido utilizava tarifas para proteger sua agricultura da concorrência das importações; No final do século XIX, tanto Alemanha como os Estados Unidos protegeram seus setores industriais novos ao impor tarifas sobre as importações de bens manufaturados;

7 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Atualmente os governos estão protegendo suas indústrias domésticas por meio de uma diversidade de Barreiras não tarifárias : Cotas de Importação; Restrições à exportação;

8 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS
Normas internas que regulamentam aspectos fitossanitários; Financiamentos de equipamentos nacionais; Aquisição de material militar;

9 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
CUSTOS E BENEFÍCIOS DAS TARIFAS As tarifas elevam o preço de um bem no país importador; Os produtores ganham no país importador e perdem no país exportador. Os consumidores perdem no país importador e ganham no país exportador.

10 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
CUSTOS E BENEFÍCIOS DAS COTAS Uma cota de importação é uma restrição direta sobre a quantidade de algum bem que pode ser importado; UMA COTA DE IMPORTAÇÃO SEMPRE ELEVA O PREÇO DOMÉSTICO DO BEM IMPORTADO.

11 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
SUBSÍDIOS À EXPORTAÇÃO Um subsídio à exportação é um pagamento a uma firma ou individuo que envia um bem para o exterior. Os efeitos dos subsídios à exportação sobre os preços são exatamente o inverso dos ocasionados pelas tarifas; O PREÇO NO PAÍS EXPORTADOR AUMENTA, O PREÇO NO PAÍS IMPORTADOR CAI.

12 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
SUBSÍDIO Todos os estímulos dados para aumentar a oferta de produtos exportáveis; A idéia de subsídio envolve uma transferência de renda real das sociedade a um setor selecionado, no caso o exportador.

13 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
OS INCENTIVOS AS EXPORTAÇÕES O apoio à realização de feiras internacionais; A isenção de impostos sobre interna de mercadorias; Criação de agencias no exterior para apoio logístico aos exportadores nacional.

14 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL O GOVERNO TEM UM GANHO NA RECEITA.
RESUMO Os custos e benefícios das tarifas ou de outra política comercial podem ser quantificados por meio dos conceitos de excedentes do consumidor e excedente do produtor. Os produtores doméstico de um bem ganham; Os consumidores domésticos perdem; O GOVERNO TEM UM GANHO NA RECEITA.


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