A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

2 Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor:
Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor: Os recursos são escassos Os indivíduos tomam decisões baseados nos seus custos de oportunidade, i.e. nos custos associados a tudo aquilo que se deve abrir mão para consumir o bem Os indivíduos tomam decisões na margem (vantagens de consumir mais uma unidade), levando trade-offs (conjunto de alternativas) em consideração As pessoas buscam sempre melhorar sua situação e portanto respondem a incentivos

3 Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores:
Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores: Há ganhos com o comércio Os mercados tendem ao equilíbrio Os recursos devem ser usados de modo eficiente Os objetivos de eficiência e equidade nem sempre são compatíveis Os mercados em geral levam à alocação eficiente de recursos Quando não há alocação eficiente, há falhas de mercado O Estado intervém no caso de falhas de mercado

4 Krugman & Wells Cap.2 Por que o uso de modelos?
Modelos são representação simplificada da realidade Exemplos: fronteira de possibilidades de produção, diagrama do fluxo circular Fronteira de possibilidades de produção: ilustra trade-offs com os quais se defronta uma economia que produza dois bens, mostrando a quantidade máxima de produção de um bem, dada uma determinada quantidade de produção do outro bem

5 Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

6 Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

7 Krugman & Wells Cap.2 Supondo dois produtores
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

8 Krugman & Wells Cap.2 Vantagens da Especialização
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

9 Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio

10 Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

11 Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio
Tom tem vantagem comparativa em pescar e Hank tem vantagem comparativa em colher cocos Atenção! Não confundir vantagem comparativa com vantagem absoluta


Carregar ppt "Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google