A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11/1/2014 1 Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Psicologia Aplicada e Ética Profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11/1/2014 1 Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Psicologia Aplicada e Ética Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 11/1/ Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Psicologia Aplicada e Ética Profissional

2 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Definição:É uma ciência nova e se ocupa fundamentalmente das relações assistenciaís e seu foco é a terapeutica.

3 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relacionamento entre o T.E. e paciente: O relacionamento terapêutico e uma experiência de aprendizagem mutua e uma experiência emocional corretiva para o paciente.

4 11/1/ Esta baseado na humanidade básica do T. E. e do paciente. Mutuo respeito e aceitação de diferenças étnicas e culturais. Nesse relacionamento o T.E. usa atributos pessoais e as tecnicas clinicas no trabalho c/ o paciente para a mudança comportamental. Psicologia Aplicada e Ética Profissional

5 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Por isso o T.E. deve adquirir certas habilidades ou qualidades para iniciar e manter o relacinamento terapeutico. Essas habilidades ou qualidades incorporam o comportamento verbal e não verbal e as atitudes e os sentimentos que estão por trás da conunicação.

6 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O Médico e T.E. valem principalmente pelo que de fato são,antes do que pelo o que sabem,dizem ou fazem. 70% os pacientes orgânicos apresentam fatores psíquicos que desempenham um papel importante,no contesto da doença.

7 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O processo de ajuda,portanto,pode impedir o cresmento do paciente,ao invés de melhorá-lo,dependendo do nível de habilidade de resposta do T.E.

8 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relacionamento Interpessoal: O relacinamento interpessoal é relacionamento do sujeito com ele mesmo e também do conhecimento de si mesmo. O T.E. tem em si mesmo sua principal ferramenta, de modo que a auto análise é o primeiro elemento na dispensa de cuidados de Enfermagem de qualidade.

9 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Quanto mais nos conhecemos,maior a possibilidade de vivermos bem conosco mesmo e também maior a aceitação de nos mesmos. Para nos conhecermos,precisamos sempre refletir,analizar e indagarsobre o que sentimos,porque agimos de determinada forma,porque não gostamos de certas pessoas,porque ficamos irritados com algunas situacões etc.

10 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Auto consciência. As pessoas que ajudam outras efetivamente devem ser capazes de responder a questão Quem sou eu? Os T.E. que se preocupam com as necessidades biológicas,psicológicas e socioculturais dos pacientes,defrontam-se com uma ampla faixa de experiências humanas.

11 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Devem aprender a lidar com a ansiedade,a raiva,a tristeza e a alegria quando ajudam(cuidam)dos pacientes a passarem pelo continuum saúde doença. É possível que o T.E. esteja se distanciando de seu verdadeiro eu e,portanto não permita que pacientes expressem todos os aspectos deles mesmos.

12 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Se o T.E. tem medo ou ignora seu próprio eu,ele torna-se altamente propenso a sentir-se ameaçado pelas expressões do verdadeiro eu de um paciente. Um T.E. mais consciente da amplitude e da profundidade de seu próprio eu verdadeiro,está em uma posição muito melhor para sentir simpatia por seus pacientes e para encoraja-los(ou pelo menos não bloquear)revelações intimas feitas por eles.

13 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Por isto é sempre bom se perguntar: Sou capaz de agir de algum modo que seja visto pela outra pessoa como digno de confiança,responsável ou consciente em um sentido profundo? Sou capaz de ser suficientemente expressivo,como pessoa, a ponto de comunicar aquilo que sou sem ambigüidade?

14 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sou capaz de permitir a mim mesmo ter atitudes positivas para com outra pessoa(atitudes de carinho,de calor humano,de simpatia,de interesse e de respeito?) Sou capaz de ser suficientemente forte como pessoa para sentir-me como alguém á parte?

15 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sou capaz de permitir a mim mesmo ingressar plenamente no mundo de emoções e significado pessoal do paciente e ver esse mundo como ele vê? Sou capaz de aceitar cada faceta da outra pessoa como é apresentada a mim? Sou capaz de receber esta pessoa como ela é? Sou capaz de comunicar esta atitude?

16 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Ou será que posso apenas receber essa pessoa de modo condicional,com aceitação de alguns aspectos de suas emoções e rejeição tácita ou manifesta de outros aspectos? A descoberta da auto consciência apresenta um desafio:aceitar as próprias limitações ou mudar os comportamentos que as mantêm.


Carregar ppt "11/1/2014 1 Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Psicologia Aplicada e Ética Profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google