A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Rede Social. Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: As fronteiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Rede Social. Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: As fronteiras."— Transcrição da apresentação:

1 A Rede Social

2 Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: As fronteiras do indivíduo não estão limitadas por sua pele,mas incluem tudo aquilo com que o sujeito interage – família e meio ambiente As fronteiras do indivíduo não estão limitadas por sua pele,mas incluem tudo aquilo com que o sujeito interage – família e meio ambiente

3 A Rede Social As fronteiras do sistema significativo do indivíduo não se limitam à família nuclear ou extensa, mas incluem todo o conjunto de vínculos interpessoais do sujeito: família, amigos, relações de trabalho, de estudo, de inserção comunitária e de práticas sociais. As fronteiras do sistema significativo do indivíduo não se limitam à família nuclear ou extensa, mas incluem todo o conjunto de vínculos interpessoais do sujeito: família, amigos, relações de trabalho, de estudo, de inserção comunitária e de práticas sociais.

4 A Rede Social A Rede Social pessoal pode ser definida como a soma de todas as relações que um indivíduo percebe como significativas ou define como diferenciadas da massa anônima da sociedade. A Rede Social pessoal pode ser definida como a soma de todas as relações que um indivíduo percebe como significativas ou define como diferenciadas da massa anônima da sociedade. Essa rede corresponde ao nicho interpessoal das pessoas e contribui substancialmente para seu próprio reconhecimento como indivíduo e para sua auto-imagem. Essa rede corresponde ao nicho interpessoal das pessoas e contribui substancialmente para seu próprio reconhecimento como indivíduo e para sua auto-imagem.

5 A Rede Social A rede social pode ser registrada em forma de mapa mínimo que inclui todos os indivíduos com quem interage uma determinada pessoa. A rede social pode ser registrada em forma de mapa mínimo que inclui todos os indivíduos com quem interage uma determinada pessoa.

6 Mapa mínimo amizades família relações com sistema de saúde E agencias sociais relações comunitárias relações trabalho estudo

7 A Rede Social Um círculo interno de relações íntimas: familiares diretos, com contato cotidiano e amigos próximos; Um círculo interno de relações íntimas: familiares diretos, com contato cotidiano e amigos próximos; - Um círculo intermediário de relações pessoais com menor grau de compromisso, tais como relações sociais ou profissionais com contato pessoal mas sem intimidade, amizades sociais e familiares intermediários; - Um círculo intermediário de relações pessoais com menor grau de compromisso, tais como relações sociais ou profissionais com contato pessoal mas sem intimidade, amizades sociais e familiares intermediários; - Um círculo externo de conhecimentos e relações ocasionais, tais como conhecidos de escola ou trabalho, bons vizinhos, familiares distantes, ou freqüentadores de uma paróquia. - Um círculo externo de conhecimentos e relações ocasionais, tais como conhecidos de escola ou trabalho, bons vizinhos, familiares distantes, ou freqüentadores de uma paróquia.

8 A Rede Social Na prática clínica, a fronteira da rede pode ser estabelecida por meio de perguntas destinadas a definir seus integrantes, tais como: Na prática clínica, a fronteira da rede pode ser estabelecida por meio de perguntas destinadas a definir seus integrantes, tais como: Quem são as pessoas importantes na sua vida? Quem são as pessoas importantes na sua vida? Com quem você conversou, ou encontrou, nessa última semana? Com quem você conversou, ou encontrou, nessa última semana? Quando você está com vontade de visitar alguém, para quem você liga? Quando você está com vontade de visitar alguém, para quem você liga? Quem, é ou poderia ser, um ombro para você chorar? Quem, é ou poderia ser, um ombro para você chorar? Com quem você se encontra regularmente?,etc.. Com quem você se encontra regularmente?,etc..

9 A Rede Social A rede pode ser avaliada em termos de suas: A rede pode ser avaliada em termos de suas: características estruturais, propriedades da rede em seu conjunto; características estruturais, propriedades da rede em seu conjunto; das funções dos vínculos, tipo predominante de intercâmbio interpessoal característico de vínculos específicos, das funções dos vínculos, tipo predominante de intercâmbio interpessoal característico de vínculos específicos, soma ou combinação do conjunto de vínculos e dos atributos de cada vínculo (propriedades específicas de cada relação). soma ou combinação do conjunto de vínculos e dos atributos de cada vínculo (propriedades específicas de cada relação).

10 A rede pode ser avaliada em suas características estruturais: Tamanho – o número de pessoas na rede Tamanho – o número de pessoas na rede Densidade – conexão entre membros independentemente do informante Densidade – conexão entre membros independentemente do informante Composição ou distribuição – que proporção do total de membros da rede está localizada em cada círculo. Composição ou distribuição – que proporção do total de membros da rede está localizada em cada círculo. Dispersão – a distância geográfica entre os membros. Dispersão – a distância geográfica entre os membros. Homogeneidade / Heterogeneidade – demográfica e sócio-cultural Homogeneidade / Heterogeneidade – demográfica e sócio-cultural

11 A rede pode ser avaliada em suas funções: Companhia social – refere-se à realização de atividades conjuntas ou simplesmente o estar junto. Companhia social – refere-se à realização de atividades conjuntas ou simplesmente o estar junto. Apoio emocional – refere-se a intercâmbios que conotam uma atitude emocional positiva, clima de compreensão, simpatia, estímulo e apoio. Apoio emocional – refere-se a intercâmbios que conotam uma atitude emocional positiva, clima de compreensão, simpatia, estímulo e apoio. Guia cognitivo e de conselhos – interações destinadas a compartilhar informações pessoais ou sociais. Guia cognitivo e de conselhos – interações destinadas a compartilhar informações pessoais ou sociais. Regulação social – interações que lembram e reafirmam responsabilidades e papéis. Regulação social – interações que lembram e reafirmam responsabilidades e papéis. Apoio material e de serviços – colaboração específica com base em conhecimentos de especialistas ou ajuda física, incluindo os serviços de saúde. Apoio material e de serviços – colaboração específica com base em conhecimentos de especialistas ou ajuda física, incluindo os serviços de saúde. Acesso a novos contatos – abertura de portas para a conexão com pessoas e redes que até então não faziam parte da rede social do indivíduo. Acesso a novos contatos – abertura de portas para a conexão com pessoas e redes que até então não faziam parte da rede social do indivíduo.

12 A rede pode ser avaliada em seus atributos do vínculo: A multidimensionalidade ou versatilidade, quer dizer, quanta dessas funções desempenha; essa pessoa amiga. A multidimensionalidade ou versatilidade, quer dizer, quanta dessas funções desempenha; essa pessoa amiga. A reciprocidade, ou seja, se você desempenha para essa pessoa o mesmo tipo de funções, ou funções equivalentes às que essa pessoa desempenha para você. A reciprocidade, ou seja, se você desempenha para essa pessoa o mesmo tipo de funções, ou funções equivalentes às que essa pessoa desempenha para você. A intensidade ou o compromisso da relação, ou seja, atração entre os membros. A intensidade ou o compromisso da relação, ou seja, atração entre os membros.

13 A rede pode ser avaliada em seus atributos do vínculo: A freqüência dos contatos; a esse respeito, vale notar que quanto maior à distância, maior a necessidade de manutenção ativa do contato para manter a intensidade. A freqüência dos contatos; a esse respeito, vale notar que quanto maior à distância, maior a necessidade de manutenção ativa do contato para manter a intensidade. A história da relação, isto é, desde quando se conhecem e qual é a experiência prévia de ativação do vínculo. A história da relação, isto é, desde quando se conhecem e qual é a experiência prévia de ativação do vínculo.

14 Na prática Sistêmica Como a Rede Social afeta a saúde do indivíduo e a saúde do indivíduo afeta a Rede Social Como a Rede Social afeta a saúde do indivíduo e a saúde do indivíduo afeta a Rede Social

15 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo Essa dupla ação permite delinear círculos virtuosos nos quais a presença de uma rede social substancial protege a saúde do indivíduo e a saúde do indivíduo mantém a rede social, assim como círculos viciosos, nos quais a presença de uma doença crônica ou deficiência ou uma dificuldade crônica de qualquer tipo, afeta negativamente a rede social. Essa dupla ação permite delinear círculos virtuosos nos quais a presença de uma rede social substancial protege a saúde do indivíduo e a saúde do indivíduo mantém a rede social, assim como círculos viciosos, nos quais a presença de uma doença crônica ou deficiência ou uma dificuldade crônica de qualquer tipo, afeta negativamente a rede social.

16 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo A direcionalidade desses processos conseguiu demonstrar após investigações empíricas, de maneira incontestável que a pobreza relativa de relações sociais constitui um fator de risco para a saúde. A direcionalidade desses processos conseguiu demonstrar após investigações empíricas, de maneira incontestável que a pobreza relativa de relações sociais constitui um fator de risco para a saúde. Em todos os estudos, o efeito prejudicial da rede social mínima é maior em homens do que em mulheres. Em todos os estudos, o efeito prejudicial da rede social mínima é maior em homens do que em mulheres.

17 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo Essa habilidade socializante em mulheres as torna menos vulneráveis, mesmo quando o número de habitantes de sua rede seja mínimo, a riqueza desses poucos vínculos se compensa. Essa habilidade socializante em mulheres as torna menos vulneráveis, mesmo quando o número de habitantes de sua rede seja mínimo, a riqueza desses poucos vínculos se compensa.

18 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo Processos mediante os quais a presença ou ausência de um a rede social ativa e acessível afeta positiva ou negativamente a saúde da pessoa: Processos mediante os quais a presença ou ausência de um a rede social ativa e acessível afeta positiva ou negativamente a saúde da pessoa: Num nível a reação de alarme, ou seja psicofisiológico de alerta frente ao desconhecido, se atenua com a presença da figura familiar. Num nível a reação de alarme, ou seja psicofisiológico de alerta frente ao desconhecido, se atenua com a presença da figura familiar.

19 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo Num nível existencial, nos seres humanos, as relações sociais contribuem para dar sentido a vida de seus membros. Num nível existencial, nos seres humanos, as relações sociais contribuem para dar sentido a vida de seus membros. Num nível de prática social, a rede proporciona uma retroalimentação cotidiana a respeito dos desvios de saúde que favorece os comportamentos corretivos. Num nível de prática social, a rede proporciona uma retroalimentação cotidiana a respeito dos desvios de saúde que favorece os comportamentos corretivos.

20 A Rede Social e a Saúde do Indivíduo A rede favorece muitas atividades pessoais que se associam positivamente com sobrevida. A rede favorece muitas atividades pessoais que se associam positivamente com sobrevida.


Carregar ppt "A Rede Social. Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: Rede social pessoal" ou "rede social significativa, significam: As fronteiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google