A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo E-mail: flavines.lapo@uniso.br
Limites e possibilidades para o BEM-ESTAR DOCENTE na escola contemporânea Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo

2 OS PROFESSORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Alguns: Expressam os dissabores e o desencanto com o trabalho nas conversas cotidianas, no absenteísmo, nas licenças, na “acomodação”, na vontade de “largar tudo”... Outros: Afirmam se sentirem felizes e apontam fontes de satisfação que permitem o estabelecimento de vínculos prazerosos com o trabalho e com a escola.

3 É um processo dinâmico construído na intersecção de duas dimensões:
O QUE É O BEM-ESTAR? É um processo dinâmico construído na intersecção de duas dimensões: uma objetiva e outra subjetiva.

4

5 A DIMENSÃO OBJETIVA: ATIVIDADE LABORAL / O TRABALHO EM SI
AMBIENTE RELACIONAL CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO ASPECTOS CONCRETOS

6 1- A ATIVIDADE LABORAL: conjunto de tarefas e as especificidades dessas tarefas quanto à: diversidade; grau de autonomia; desafios que impõem; exigências de habilidades e concentração; retorno que oferecem; possibilidade de controle das situações.

7 2- O AMBIENTE RELACIONAL:
liberdade de expressão, repercussão das idéias dadas, grupos de trabalho e troca de experiências, ausência de preconceitos e igualdade de tratamento, relações hierárquicas harmoniosas , apoio técnico e sócio-emocional, participação nas decisões, fluxo de informações e feedback.

8 3- O CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO:
salário e benefícios (materiais e não materiais), direitos garantidos, estabilidade e plano de carreira, tempo para lazer e para a família, imagem interna e imagem externa da escola, desenvolvimento profissional, treinamentos e aprimoramento contínuo

9 4- OS ASPECTOS CONCRETOS:
condições materiais e ambientais para a realização do trabalho; adequação das instalações e condições gerais de infra-estrutura, limpeza e conforto do ambiente de trabalho, instrumentos, equipamentos e materiais disponíveis.

10 A DIMENSÃO SUBJETIVA: está relacionada às características pessoais do professor: competências e habilidades; expectativas, necessidades, desejos, valores, crenças e projeto de vida.

11 A INTERSECÇÃO DESSAS DUAS DIMENSÕES:
refere-se às ligações virtuais, realizadas por meio das avaliações que o professor faz de si próprio, da atividade que realiza e das condições existentes para o desempenho do trabalho.

12 Quando o resultado dessa avaliação for:
POSITIVO - haverá a satisfação, o bem-estar e a possibilidade de felicidade. NEGATIVO - ocorrerá o mal-estar, um estado de desconforto, resultante de insatisfações e conflitos, que desencadeará estratégias de enfrentamento

13 O BEM-ESTAR ... Denota estados cognitivos e emocionais positivos
Incita sentimentos agradáveis de satisfação e contentamento, de júbilo Desencadeia boa disposição de ânimo Predispõe a alcançar objetivos e ideais

14 E SUAS CONSEQÜÊNCIAS... Melhor qualidade de vida global
Melhor saúde física e psíquica Maior envolvimento com o trabalho Melhor relacionamento interpessoal

15 O BEM-ESTAR... É a vivência com maior freqüência e intensidade estados cognitivos e emocionais positivos MAS... Não exclui a vivência de afetos negativos e sentimentos de insatisfação, insuficiência e indiferença

16 ASSIM.... O BEM-ESTAR DOCENTE
não é um estado permanente e constante de harmonia, satisfação e realização, pois a vida não permite isso! VIVE-SE TAMBÉM COM “frustrações, tristezas, dissabores, etc...”

17 O mal-estar é um estado incômodo, de desconforto psicológico
Vivência freqüente e intensa de estados cognitivos e emocionais negativos O mal-estar é um estado incômodo, de desconforto psicológico

18 E SUAS CONSEQÜÊNCIAS... Sentimentos de raiva, medo e frustração
Danos à saúde física e psíquica (sintomas de estresse negativo e burnout) Conflitos intra e interpessoais Distanciamento físico e psíquico do trabalho

19 estratégias de enfrentamento que visam eliminá-lo ou diminuí-lo.
O MAL-ESTAR... desencadeará estratégias de enfrentamento que visam eliminá-lo ou diminuí-lo.

20 AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO:
1- alteração das condições externas: “negociações interpessoais, com alunos, colegas e diretores, visando ajustes nos comportamentos e atitudes a partir do estabelecimento de normas e regras e da explicitação de expectativas”.

21 2- modificação da própria conduta e do modo de perceber as situações
“por meio de reestruturações cognitivas: acréscimo de novos dados e conhecimentos que redefinem os valores e as crenças a respeito da situação problemática”

22 A CONSTRUÇÃO DO BEM-ESTAR:
exige esforço e determinação de quem o pretende; exige a posse de certas habilidades e competências;

23 MAS EXIGE, PRINCIPALMENTE...
a existência de certas condições objetivas:

24 Exige um trabalho que tenha sentido,
que seja reconhecido como útil e importante.

25 Exige um trabalho que favoreça relações interpessoais positivas.

26 Exige um trabalho que ofereça as condições mínimas para ser realizado satisfatoriamente.


Carregar ppt "Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google