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Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Aula 03 Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, Ms.C.

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1 Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Aula 03 Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, Ms.C

2 Bem estar no trabalho BET

3 Bem-estar no trabalho - BET Modelo teórico de bem-estar no trabalho – BET (Siqueira, 2009, p. 250).

4 Bem-estar no trabalho - BET A construção teórica deste constructo está fundamentado em três conceitos seminais das conotações positivas e prazerosas no ambiente de trabalho: 1º) satisfação com o trabalho (Locke, 1976); 2º) envolvimento no trabalho (Lodahl; Kejner, 1965); e 3º) comprometimento organizacional afetivo (Mowday; Steers; Porter, 1979).

5 Bem-estar no trabalho - BET BET pode ser mensurada em cada uma de suas três dimensões por escalas individuais por meio de instrumentos desenvolvidos e validados estatísticamente com base em evidências empíricas por estudos cientificos.

6 Bem-estar no trabalho - BET Os três conceitos componentes de BET com conotações positivas abrangem ligações prazerosas no ambiente de trabalho, consolidados na Psicologia, na subárea Psicologia Organizacional e do Trabalho, cujo foco é o nível micro do trabalhador, contribuindo diretamente para o estudo do comportamento organizacional (Spector, 2007).

7 BET – Satisfação com o trabalho Vínculo afetivo positivo estruturado a partir das três grandes categorias de fontes de satisfação: Relacionamento com as pessoas; Retribuições das organizacionais; e Satisfações com as tarefas realizadas.

8 BET – Satisfação com o trabalho Satisfação com o trabalho pode ser mensurada por intermédio Escala de Satisfação no Trabalho – EST, medida construída e validada por Siqueira (1995 e 2008) e que avalia o grau de satisfação no trabalho declarado pelo participante sobre cinco domínios específicos da dimensão.

9 BET – Satisfação com o trabalho Conjunto das reações específicas do envolvimento das avaliações prazerosas no contexto organizacional sobre cinco domínios específicos que provocam no indivíduo diferentes graus de satisfação: 1º) trabalho, 2º) chefia, 3º) colegas, 4º) salário, e 5º) equipe.

10 BET – Envolvimento no trabalho Quando o indivíduo experimenta sensações agradáveis resultantes do elevado envolvimento mantido durante a execução das tarefas, especialmente quando desafios são alcançados pelas habilidades especiais do indivíduo, por meio transmissão clara nas metas propostas e retorno (feedback) imediato, proporcionado pela própria atividade realizada.

11 BET – Envolvimento no trabalho São sensações agradáveis experimentadas resultantes do elevado envolvimento mantido durante a execução das tarefas, especialmente quando desafios são alcançados pelas habilidades especiais do indivíduo, por meio transmissão clara nas metas propostas e retorno (feedback) imediato, proporcionado pela própria atividade realizada.

12 BET – Envolvimento no trabalho As tarefas desencadeiam no indivíduo um maior envolvimento e transformam as tarefas em atividades prazerosas, crescendo sensações assemelhadas às que alguém vivencia quando pratica seu laser favorito. Envolvimento com o trabalho pode ser mensurado por meio da Escala de Envolvimento com o Trabalho – EET. Originalmente construída e validada por Lodhal e Keyner (1968) e validada para o Brasil por Siqueira (1995 e 2008).

13 BET – Comprometimento organizacional afetivo Vínculo afetivo do trabalhador para com a organização que o emprega desejando manter-se nela, em prol dos benefícios que esse vínculo trará a sua vida e pessoais. Há cinco conjuntos de variáveis do comprometimento que resumem os resultados das pesquisas realizadas: 1º) características pessoais, 2º) características do trabalho, 3º) relações com o grupo/líder, 4º) características organizacionais, e 5º) variáveis funcionais.

14 BET – Comprometimento organizacional afetivo Comprometimento organizacional afetivo pode ser mensurado por intermédio da Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo – ECOA. Medida de auto-relato, construída por Siqueira (1995 e 2008), por meio da qual o individuo informa a intensidade de seus sentimentos dirigidos à organização.


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