A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS HUMANOS DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN

2 Introdução Conceitos, definição e origens Métodos de definição de cargos DEFINIÇÃO DE CARGOS

3 Introdução Conceitos, definição e origens Métodos de definição de cargos DEFINIÇÃO DE CARGOS

4 (Re)Definição de cargos ?

5 Introdução Conceitos, definição e origens Métodos de definição de cargos DEFINIÇÃO DE CARGOS

6 Mejia, Balkin, Cardy, (1998) É o processo de organização do trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. George, J., (1996) É o processo de ligação de tarefas específicas a cargos específicos e de decisão das técnicas, equipamentos e procedimentos que deverão ser usados para desempenhar as tarefas referidas. Definição, conceitos e origens

7 DEFINIÇÃO DE CARGOS Davis, (1996) É a especificação dos conteúdos, métodos e relações dos cargos no sentido de satisfazer as necessidades tecnológicas e organizacionais, bem como as necessidades sociais e pessoais do ocupante do cargo. Bohlander, Snell (1998) É a estruturação dos cargos no sentido de aperfeiçoar a eficiência da organização e a satisfação dos empregados no cargo. Definição, conceitos e origens

8 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Objectivo 1: Satisfazer as necessidades da organização relativamente à produtividade, eficiência operacional e qualidade dos produtos e serviços; Objectivo 2: Satisfazer as necessidades das pessoas relativamente aos seus interesses, motivações, desafios e realizações pessoais;

9 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Objectivos organizacionais p/ que o cargo foi criado Definição do cargo Melhoria e aperfeiçoamento dos processos de trabalho através dos empregados Análise do fluxo de trabalho: Reengenharia e TQM Ergonomia: Limitações e capacidades humanas

10 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Gestão científica - Frederick W. Taylor (1911): Premissa fundamental: Existe uma forma ideal para desempenhar qualquer cargo e é responsabilidade do gestor descobrir qual é essa forma Os princípios da simplificação do cargo e da especialização do cargo iriam determinar a melhor forma de desempenhar o cargo.

11 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Simplificação do cargo: Consiste na divisão do trabalho que precisa de ser realizado numa organização, nas mais pequenas tarefas que se conseguem identificar. Seguidamente, a definição dos cargos é realizada em torno destas pequenas tarefas elementares.

12 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Especialização do cargo: É a atribuição aos funcionários do desempenho de tarefas simples e pequenas, para que se especializem exclusivamente nessas tarefas.

13 DEFINIÇÃO DE CARGOS Definição, conceitos e origens Estudos de tempos e movimentos: Este tipo de estudos era realizado para determinar a melhor maneira de desempenhar cada pequena tarefa elementar. Permitiam revelar exactamente quanto tempo era necessário para desempenhar uma tarefa e qual a melhor maneira de a fazer: Quais os movimentos mais eficientes para desempenhar uma tarefa ?

14 Introdução Conceitos, definição e origens Métodos de definição de cargos DEFINIÇÃO DE CARGOS

15 Métodos de definição de cargos Alargamento do cargo, 1940/50 - horizontal job loading: Permite aumentar o número de tarefas que o funcionário desempenha, mas mantém todas as tarefas no mesmo nível de dificuldade e responsabilidade. Designado também por horizontal job loading, uma vez que o conteúdo do cargo aumenta, mas a dificuldade permanece na mesma.

16 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Enriquecimento do cargo, vertical job loading: Surge como resposta aos efeitos limitados do método anterior sobre a motivação dos funcionários. Proporciona oportunidades para que os funcionários tenham maior responsabilidade e controlo sobre o seu trabalho. Designado também por vertical job loading, porque atribui aos funcionários algumas das responsabilidades que pertencem aos supervisores (controlo de qualidade do trabalho individual).

17 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Desenvolvido por Richard Hackman e George Oldham Job Characteristics Model. Objectivo: identificar quais as características do cargo que contribuem intrinsecamente, para a motivação no trabalho e quais são as consequências dessas características.

18 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Considera que cada cargo apresenta cinco dimensões fundamentais que contribuem p/ a motivação intrínseca: Variedade técnica-> grande/pequena; Identidade da tarefa-> grande/pequena; Significado da tarefa-> grande/pequena; Autonomia-> grande/pequena; Feedback-> muito/pouco.

19 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Considera que a percepção das 5 dimensões fundamentais por parte dos funcionários (e não por parte dos gestores) é o aspecto chave e determinante da motivação intrínseca. Inquérito de diagnóstico do cargo: também designado por Job Diagnostic Survey, mede a percepção dos funcionários, através da utilização de escalas, relativamente a cada uma das dimensões fundamentais dos seus cargos, permitindo obter o indicador potencial de motivação.

20 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Indicador potencial de motivação: também designado por Motivating Potencial Score (MPS), é um indicador global do potencial de um cargo para criar motivação intrínseca. MPS = x Autonomia x Feedback Variedade técnica + Identidade da tarefa + Significado da tarefa 3 ()

21 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Melhoria e implementação dos níveis das 5 dimensões e do indicador potencial de motivação: Combinar tarefas; Agrupar tarefas em unidades de trabalho naturais; Estabelecer relações com os clientes; Enriquecimento do cargo (vertical job loading); Estabelecer canais de feedback.

22 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Estados psicológicos críticos: representam a forma como os funcionários reagem à definição dos seus cargos: - Sentimento significativo do trabalho; - Sentimento de responsabilidade pelos resultados do trabalho; - Conhecimento dos resultados.

23 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo das características do cargo, 1970: Resultados pessoais e do trabalho: dependem dos estados psicológicos críticos e têm como resultado quatro aspectos fundamentais: - Grande motivação intrínseca; - Elevado rendimento no cargo; - Grande satisfação no cargo; - Baixo absentismo e abandono.

24 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Dimensões funcionais Necessidade de crescimeto Conceitos de implementação Resultados pessoais e do trabalho Estados psicológicos Variedade técnica Combinar tarefas Grande motivação Sentimento significativo Identidade da tarefa Significado da tarefa Autonomia Feedback Agrupar tarefas naturalmente Relações c/ clientes Enriquecimento do cargo Estabelecer canais feedback Sentimento de responsabilidade Conhecimento dos resultados Elevado rendimento Grande satisfação Baixo absentismo

25 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos Modelo do processamento da informação social, 1978: Desenvolvido por G. Salancik e J. Pfeffer Social Information Processing Model : Para além dos factores anteriores, existem outros que influenciam a forma como os funcionários percebem e reagem à definição dos seus cargos, e que resultam da influência da informação social (informação de outras pessoas - envolvimento social) e dos comportamentos anteriores dos funcionários.

26 DEFINIÇÃO DE CARGOS Métodos de definição de cargos


Carregar ppt "RECURSOS HUMANOS DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google