A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações Componentes das organizações – Estrutura, Processos, Cultura, Estratégia.. Estrutura Organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações Componentes das organizações – Estrutura, Processos, Cultura, Estratégia.. Estrutura Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 1 Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações Componentes das organizações – Estrutura, Processos, Cultura, Estratégia.. Estrutura Organizacional – Conceito, níveis, tipos – Relação com os SI Cultura Organizacional – Conceito, dimensões – Relação com os SI Processos de Negócios – Exemplo – Desenho

2 2 Conceito de Organização Colectivo social integrado num todo complexo com o propósito de realizar um conjunto de objectivos SI e Organizações influenciam-se mutuamente – interacção complexa – pense 5 anos atrás: gestores recebendo 200 s/dia? uma nova tecnologia pode ser um travão à produtividade… influenciada por vários factores – estrutura, procedimentos, cultura, ambiente, política, processos de negócios, decisões dos gestores, estratégias Para o profissional de informática é essencial a compreensão do que é uma organização! Portanto, vejamos a Teoria das Organizações..

3 3 Teoria das Organizações Perspectivas – Teoria das RH (bottom-up) :: Acção Humana o homem social – Teoria Clássica (top-down) :: Institucional o homem económico Teoria da estruturação (Max Weber, 1909) o homem organizacional Estrutura social Acção Humana produz reproduz informa restringe estruturação

4 4 Principais Abordagens surgem em busca de aumentar a eficiência das organizações no sentido de obter o melhor rendimento dos recursos Teoria Da Organização Teoria Estruturalista Teoria comportamental Teoria do Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingência Administração Científica Teoria NeoClássica Teoria dos Sistemas ( Von Bertalanffy, ~1950 ) --- Teoria das Relações Humanas Princípios da Administração Teoria da Burocracia

5 5 Organização :: sob a abordagem de Sistemas Capital, trabalho Produtos e Serviços Processos productivos Organização :: é uma estrutura social formal e estável que toma recursos do ambiente e processa-os para produzir produtos e serviços

6 6 Elementos das Organizações > Teoria das Organizações > Teoria dos Sistemas (TGS) > Componentes das Organizações / Estratégia Objectivos Estrutura Processos Regras Cultura Politica Pessoas Recursos Saídas Ambiente

7 7 Estrutura Organizacional Aspectos da estrutura: – divisão de trabalho (tarefas, responsabilidades..) – cadeia de Comando e Controlo (relações de poder e autoridade) – especificação de regras e procedimentos (formas de trabalhar) Este seria organograma ideal para implementar um PDSI

8 8 Níveis Organizacionais Nível operativo: operários Nível de dados e conhecimento: profissionais, técnicos, secretárias Nível de gestão: gestores médios Nível estratégico: gestores de topo

9 9

10 10 Tipos de Estrutura Organizacional Tipo de estruturaExemplo EntrepreneurialPequenos negócios Machine bureaucracyFábrica média e grande Divisionalized bureaucracyFortune 500 Professional bureaucracyAdvogados, hospitais Adhocracy (Tofler, 1970)Consultoras

11 11 Estrutura Organizacional x SI Estrutura sobre SI – Perspectiva funcional dos SI SI sobre estrutura: – Span of control – Empowerment – Novas formas organizacionais

12 12 Cultura Organizacional É o conjunto de comportamentos esperados num grupo social Premissas da Cultura Organizacional: – Ao contrário dos macacos, pode ser modificada e desenhada pelos líderes do negócio – É uma força unificadora – Ligada à eficácia organizacional através da motivação dos empregados macaco + banana = choque eléctrico

13 13 Cultura Organizacional :: dimensões Individualismo – Avaliadas como indivíduos Tomada de riscos – Incentivos Masculinidade – Interesse no lucro – Falta interesse interpessoal Igualdade – Na distribuição do poder Colectivismo – Avaliadas como grupo Aversão ao risco – Pode ser até castigado Feminilidade – Aspectos humanos – Relações interpessoais Desigualdade – Aceitam desigualdade

14 14 Cultura Organizacional x SI Cultura sobre SI – Avaliam TIC de forma diferente – Implementação de TIC difere por cultura trabalho em grupo x individualismo – Diferente enquadramento do próposito da TIC entre subculturas – Subcultura do pessoal informático pouca preocupação com relações interpessoais e conhecimento do negócio – Diferenças nas culturas nacionais no sucesso dos SI globais SI sobre a cultura – SI como agentes de mudança cultural SW colaborativo (blog * ) para combater individualidade – SI como sistemas ideológicos – SI como sistemas de compromissos

15 15 Processos de Negócio Conjunto de actividades que consomem recursos e produzem saídas com quaisquer valor para um cliente Características: – São processos – Suportam actividades core – Cruzam as fronteiras funcionais (finanças, marketing, produção, RH) – Têm clientes externos – Têm objectivos e medidas de performance – Podem ser desenhados – Potenciados (ou até modificados) pelas TIC

16 16 Processo de Negócio :: exemplo Caso: universidade – Actividades primárias: Ensino Investigação Consultadoria – O ensino é um processo de negócio porque tem um cliente: o estudante – Tem um objectivo claro: graduar estudantes – O processo ultrapassa várias áreas departamentais. – Pode ser medido através do número de estudantes graduados e ou com as suas notas – A TIC está a ser utilizada para reduzir muitos dos custos no processo

17 17 Processos de Negócio :: desenho conceitos adicionais – Recursos Coisas – Objectos – Pessoas – Fluxos Físicos documentos – Armazens físicos Documentos Importante para PDSI


Carregar ppt "1 Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações Componentes das organizações – Estrutura, Processos, Cultura, Estratégia.. Estrutura Organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google