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QUALIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO GESPÚBLICA Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)

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1 QUALIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO GESPÚBLICA Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP) XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias 2006

2 Objetivo Analisar a aplicação do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) em Bibliotecas universitárias da área pública, identificando benefícios e limitações e sugerindo passos para sua implementação efetiva.

3 Aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Bibliotecas Melhor organização interna; Melhor organização interna; Definição clara e documentada das atividades e responsabilidades; Definição clara e documentada das atividades e responsabilidades; Melhor fortalecimento da competência e qualidade do trabalho; Melhor fortalecimento da competência e qualidade do trabalho; Motivação e valorização dos recursos humanos envolvidos; Motivação e valorização dos recursos humanos envolvidos; Atendimento da necessidade dos usuários. Atendimento da necessidade dos usuários.

4 Bibliotecas: - Apoio direto à missão básica da universidade; - Contribui na produção de resultados essenciais para a instituição; - Relações do apoio ao ensino à disseminação da produção científica local. Silva (2000) Bibliotecas: - Apoio direto à missão básica da universidade; - Contribui na produção de resultados essenciais para a instituição; - Relações do apoio ao ensino à disseminação da produção científica local. Silva (2000)

5 : serviços de informação participam de iniciativas relacionadas à gestão da qualidade: Literatura: serviços de informação participam de iniciativas relacionadas à gestão da qualidade: - Influência das instituições mantenedoras; - Iniciativa dos profissionais da informação. - Independentemente da razão que leva um serviço] : Gestão da Qualidade: - Buscar, parâmetros para melhorar as atividades e evoluir as práticas gerenciais implantadas Valls e Vergueiro (2006) Valls e Vergueiro (2006)

6 GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Objetivo: Contribuir para a melhoria dos serviços públicos aos cidadãos. Objetivo: Contribuir para a melhoria dos serviços públicos aos cidadãos. 3 Fundamentos: 3 Fundamentos: - É essencialmente pública - É Focada nos resultados - É Federativa

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8 GESPÚBLICA Possui 3 Instrumentos de Avaliação: 250 pontos 250 pontos 500 pontos 500 pontos 1000 pontos 1000 pontos Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Avalia: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

9 GESPÚBLICA Após aplicação do Modelo: Organização: processo de avaliação continuada da gestão: Organização: processo de avaliação continuada da gestão: - Auto-avaliação - Inscrição na Avaliação externa

10 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS Aplicação é viável Aplicação é viável Práticas referem-se: Comportamento, visão, comprometimento e relacionamento dos usuários internos e externos. Práticas referem-se: Comportamento, visão, comprometimento e relacionamento dos usuários internos e externos. Mudança de crenças, valores e atitudes Mudança de crenças, valores e atitudes Papel do lider; Papel do lider; Relação lider e equipe. Relação lider e equipe.

11 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS Análise da equipe (capacitação) Análise da equipe (capacitação) Equipe: Desenvolvimento de habilidades e competências Equipe: Desenvolvimento de habilidades e competências Necessidades dos usuários internos e externos Necessidades dos usuários internos e externos Definição da missão e objetivos da biblioteca Definição da missão e objetivos da biblioteca

12 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS Aplicação de metodologias de coleta de dados e de relacionamento: Aplicação de metodologias de coleta de dados e de relacionamento: - Benchmarking - CRM - Gestão Relacionamento Cliente - QFD – Desdobramento Função Qualidade - SERVQUAL - LIBQUAL - 5S

13 CONCLUSÕES Benefícios da aplicação do GESPÚBLICA: Benefícios da aplicação do GESPÚBLICA: - Postura e relação Lider-Equipe - Rh: Comportamento e comprometimento - Melhoria dos processos - Satisfação dos usuários - Visão diferenciada da Biblioteca - Redução de trabalho/retrabalho

14 CONCLUSÕES Vantagens - Bibliotecas: Vantagens - Bibliotecas: - Custo de aplicação - Simplicidade e praticidade - Capacidade de congregar a equipe

15 CONCLUSÕES O sucesso ou fracasso: Desejo coletivo de mudança organizacional. O sucesso ou fracasso: Desejo coletivo de mudança organizacional. Nova cultura organizacional: Qualidade dos serviços Nova cultura organizacional: Qualidade dos serviços Liderança comprometida e com carisma para motivar. Liderança comprometida e com carisma para motivar.


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