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TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Conceito De forma simples, pode ser conceituado como o fortalecimento do poder decisório das pessoas que trabalham na empresa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Por quê as Organizações devem promover o Empowerment?
Porque as pessoas que trabalham na empresa são fontes ricas de criatividade e soluções inovadoras. Porque as pessoas que trabalham na empresa podem, e devem, contribuir para a missão organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Postura (do cumprimento de ordens) na Gestão de Pessoas
A certeza de que somente a empresa está certa; A empresa conhece melhor do que ninguém o que o cliente deseja; As pessoas da organização fazem parte de um plano; Cumprir ordens é o que a empresa espera do corpo funcional; e Proteção da posição funcional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Postura (uso do discernimento) na Gestão de Pessoas
Melhor forma de se realizar a missão; Melhor informação; e Isso é realmente o que a empresa espera do seu quadro funcional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Requisitos (para o uso de Empowerment)
Segundo Mills: 1) competência e experiência; 2) informações necessárias; 3) recompensa adequada; 4) conhecimento da missão; e 5) tolerância a erros. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Empowerment é e não é ... Segundo Mills, empowerment não é:
Só participação; Formar uma equipe não é implementar empowerment em uma organização; e Traduzível como trajetória anárquica (no entendimento popular). Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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As Equipes Energizadas
A equipe é um elemento vital para o empowerment. Somente uma boa equipe (forte, energizada, comprometida com resultados de verdade) pode fazer o empowerment prevalecer. Para tanto, elas precisam observar alguns parâmetros descritos (parâmetros de poder) que levam a equipe a evoluir em 4 fases. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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As Equipes Energizadas (2)
Fases de evolução das equipes: 1) fonte; 2) instrumentos; 3) volume; e 4) raio de ação. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Elementos fundamentais de uma equipe
Motivação; Percepção; e Capacidade; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Implantação do Empowerment
Para Mills: Passo 1 - Tolerância a erros; Passo 2 – Desenvolver a confiança; Passo 3 - Visão; Passo 4 - Fixação de metas; Passo 5 - Avaliação; e Passo 6 - Motivação. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Momentos em que o Empowerment falha
Incompreensão; Propostas mal elaboradas; Sabotagem; Dúvidas e insegurança; e Isolamento. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização
... E PARA TERMINAR: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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