Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielle Liberato Alterado mais de 11 anos atrás
1
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
2
Aprendizagem Organizacional: A Educação como Instrumento de Reflexão e Ação Coletiva
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
3
Conceito (1) É uma organização que reconhece não existirem forças separadas no mundo, mas sim fatos e situações interrelacionadas. Organizações deste gênero estimulam as pessoas a conseguirem os resultados que desejam, primando pela criação de novos padrões de raciocínio que as tornem mais competitivas. ( Peter Senge) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
4
Aprendizado Organizacional é Educação Continuada
A empresa é um lugar onde se ensina e se aprende continuamente; Esse processo deve sempre envolver todos os membros da organização, desde a presidência até o chão de fábrica (quando indústria); e As organizações podem e devem trocar entre si o que aprendem. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
5
Requisitos de uma Organização que Aprende (Peter Senge)
Domínio pessoal; Modelos mentais; Objetivo comum; Aprendizado em grupo; e Raciocínio sistêmico. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
6
Requisitos de uma Organização que Aprende (Garvin, Nayak, Maira & Bragar)
Cultivo da visão holística; Incentivo à participação plena; Patrocínio de programas que levem ao aperfeiçoamento das pessoas; e Melhorias nos processos específicos pelos quais ocorre o aprendizado. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
7
Como se tornar uma Organização que Aprende
(Peter Senge) Os problemas de hoje provêem das soluções de ontem; Quanto mais se insiste, mais o sistema resiste; O comportamento piora antes de melhorar; A saída fácil geralmente conduz à porta de entrada; A cura pode ser pior que a doença; Mais rápido significa mais devagar; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
8
Como se tornar uma Organização que Aprende (2)
Causa e efeito não estão intimamente relacionados no tempo e no espaço; Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados, mas as áreas de maior alavancagem são geralmente as menos evidentes; “Pode-se assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”; Dividir um elefante ao meio não produz dois elefantes pequenos; e Não existem culpados. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
9
Como se tornar uma Organização que Aprende (3) (John Peters)
Aprender sobre o trabalho na organização e como fazê-lo melhor; Aprender sobre alinhamento organizacional; Aprender sobre o futuro; Aprender sobre o ambiente operacional; Aprender a questionar os paradigmas; e Aprender a desenvolver a memória organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
10
Características de uma Organização que Aprende
O aprendizado não é reativo; O aprendizado é oportuno; O aprendizado cria flexibilidade e agilidade para a organização; Há motivação para as pessoas; Promovem-se mudanças que criam raízes; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
11
Características de uma Organização que Aprende (2)
Ambiente saudável para o aprendizado; Existência de infra-estrutura de aprendizagem; e Conhecimento e capacidade de aprendizado das pessoas. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
12
Estágios da Aprendizagem Organizacional
Conscientização; Compreensão; Ação; e Análise Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
13
Deficiências e/ou Limitações da Aprendizagem Organizacional
Segundo Peter Senge: Eu sou meu cargo; O inimigo está lá fora; A ilusão de assumir o comando; A fixação em eventos; A parábola do “sapo escaldado”; A ilusão de aprender por experiência; e O mito da equipe administrativa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
14
Os Nove Desafios da Aprendizagem Organizacional
Segundo Peter Senge: 1) Falta de tempo; 2) Falta de ajuda; 3) Falta de relevância; 4) Agir conforme o discurso; 5) Medo e ansiedade; 6) Fanáticos e descrentes; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
15
Os Nove Desafios da Aprendizagem Organizacional (2)
Segundo Peter Senge: 7) O desafio da gestão; 8) O desafio da difusão; e 9) Estratégia e propósito. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
16
Erros no Aprendizado Limitação; Tradição e resistência; Motivação; e
Os processos de ansiedade e a cultura como fatores de inibição. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
17
Aprendizagem Organizacional: A Educação como Instrumento de Reflexão e Ação Coletiva
... E PARA TERMINAR: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.