A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:"— Transcrição da apresentação:

1 Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em: http://nautilus.fis.uc.pt/personal/jcpaiva/disc/dpp/rec Informação complementar em www.jcpaiva.net

2 Ciência-Sociedade-Educação-Cultura Sociedade Cultura Sociedade Ciência

3 Sociedade Do ponto de vista organizacional Peter Senge, com o seu livro A QUINTA DISCIPLINA (1990), encetou uma revolução que modificou o mundo empresarial e que se baseia : NA PRÁTICA DE CINCO NOVAS DISCIPLINAS... que irão originar um novo tipo de organizações: AS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES

4 Sociedade PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE INDUSTRIAL AS CRIANÇAS SÃO DEFICIENTES E AS ESCOLAS CONCERTAM-NAS A APRENDIZAGEM TEM LUGAR NA CABEÇA E NÃO NO CORPO INTEIRO TODA A GENTE APRENDE OU DEVE APRENDER DA MESMA MANEIRA A APRENDIZAGEM OCORRE NA SALA DE AULA E NÃO NO MUNDO HÁ MIÚDOS ESPERTOS E ESTÚPIDOS

5 Sociedade PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE INDUSTRIAL AS ESCOLAS SÃO DIRIGIDAS POR ESPECIALISTAS QUE MANTÊM O CONTROLO O CONHECIMENTO É INTRINSECAMENTE FRAGMENTADO AS ESCOLAS COMUNICAM A VERDADE A APRENDIZAGEM É PRIMARIAMENTE INDIVIDUALISTA E A COMPETIÇÃO ACELERA ESSA APRENDIZAGEM

6 Sociedade MUDANÇAS NECESSÁRIAS Estudar os assuntos como se fossem vivos: APRENDIZAGEM CENTRADA NO APRENDIZ EM VEZ DE CENTRADA NO PROFESSOR ENCORAJAMENTO À VARIEDADE E NÃO À HOMOGENEIDADE COMPREENDER UM MUNDO DE INTERDEPENDÊNCIA E MUDANÇA EM VEZ DE MEMORIZAR FACTOS E PROCURAR RESPOSTAS CERTAS Encarar as Escolas como Sistemas vivos e não como máquinas: EXPLORAÇÃO CONSTANTE DAS TEORIAS EM USO POR TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL RE-INTEGRAR A EDUCAÇÃO NAS REDES DAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE LIGAM AMIGOS FAMÍLIAS E COMUNIDADES

7 Sociedade NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE METANÓIA Peter Senge pede emprestado a S. Paulo o termo metanóia que tem sido traduzido por conversão, mas que tem um significado mais acentuado, de uma profunda transformação

8 Sociedade AS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE MESTRIA PESSOAL MODELOS MENTAIS VISÃO PARTILHADA APRENDIZAGEM EM EQUIPA PENSAMENTO SISTÉMICO

9 Sociedade 11 leias das CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE 1 - Os problemas de hoje vêm das soluções de ontem 2- Quanto mais empurramos o sistema mais o sistema empurra na nossa direcção 3- Comportamento melhora antes de piorar 4- A saída mais fácil leva-nos, normalmente, de volta ao mesmo sítio 5- A cura pode ser pior do que a doença 6- Mais rápido significa mais devagar

10 Sociedade 11 leias das CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE (continuação) 7 - Causa e efeito não estão próximos no tempo e no espaço 8 - Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados 9 - Podemos assobiar e chupar um chupa-chupa, mas não ao mesmo tempo 10 - Dividir um elefante ao meio não produz dois elefantes iguais 11- Não existem culpados …

11 A escola de hoje Muito eficiente para a Sociedade Industrial Baseada na certificação inicial e não no life long learning Baseada na aquisição de um corpus crítico de conhecimento para permitir a actividade profissional Extremamente resistente à mudança Utilização predominante de metodologias transmissivas e não construtivistas Baseada mais na competitividade do que na colaboração Muito influenciada ainda por correntes psicológicas tradicionais como o behaviorismo.

12 O que mudar? Essencialmente mudando o ênfase no conhecimento… substituindo-o pela aprendizagem À Sociedade de Informação corresponderá então uma Escola não só formadora de conhecedores mas essencialmente de… aprendedores Um justo equilíbrio na acção

13 Um justo equilíbrio na acção......nem tudo o que é tradicional é desprezável Conceitos / Contextos Palavra / Imagem Razão / Afectos Sacrifício / Prazer Quadro e giz / Computadores Professor / Aluno Sala de aula / outros espaços educativos Elitismo / mediocridade Fornecimento de informação / criatividade Memória / raciocínio etc. Pólos educativos Educação http://nautilus.fis.uc.pt/personal/jcpaiva/fascinio/

14 Noção de cultura científica … Divulgação e cultura www.mocho.pt

15 TIC SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO altamente tecnológica ritmo alucinante quantidade imensa de informação distâncias perdem importância destruir de fronteiras predomínio da imagem

16 Fóruns Calendário Gestão de emails Páginas pessoais Repositório de conteúdos Sumários Videoconferência Glossários Inquéritos Testes/quizzes Admissão de trabalhos Referendo Scorm Wiki (criação colaborativa de conteúdos) Etc. Ferramentas de e-learning (b-learning; m-learning)


Carregar ppt "Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google