A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:"— Transcrição da apresentação:

1 Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em: Informação complementar em

2 Ciência-Sociedade-Educação-Cultura Sociedade Cultura Sociedade Ciência

3 Sociedade Do ponto de vista organizacional Peter Senge, com o seu livro A QUINTA DISCIPLINA (1990), encetou uma revolução que modificou o mundo empresarial e que se baseia : NA PRÁTICA DE CINCO NOVAS DISCIPLINAS... que irão originar um novo tipo de organizações: AS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES

4 Sociedade PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE INDUSTRIAL AS CRIANÇAS SÃO DEFICIENTES E AS ESCOLAS CONCERTAM-NAS A APRENDIZAGEM TEM LUGAR NA CABEÇA E NÃO NO CORPO INTEIRO TODA A GENTE APRENDE OU DEVE APRENDER DA MESMA MANEIRA A APRENDIZAGEM OCORRE NA SALA DE AULA E NÃO NO MUNDO HÁ MIÚDOS ESPERTOS E ESTÚPIDOS

5 Sociedade PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE INDUSTRIAL AS ESCOLAS SÃO DIRIGIDAS POR ESPECIALISTAS QUE MANTÊM O CONTROLO O CONHECIMENTO É INTRINSECAMENTE FRAGMENTADO AS ESCOLAS COMUNICAM A VERDADE A APRENDIZAGEM É PRIMARIAMENTE INDIVIDUALISTA E A COMPETIÇÃO ACELERA ESSA APRENDIZAGEM

6 Sociedade MUDANÇAS NECESSÁRIAS Estudar os assuntos como se fossem vivos: APRENDIZAGEM CENTRADA NO APRENDIZ EM VEZ DE CENTRADA NO PROFESSOR ENCORAJAMENTO À VARIEDADE E NÃO À HOMOGENEIDADE COMPREENDER UM MUNDO DE INTERDEPENDÊNCIA E MUDANÇA EM VEZ DE MEMORIZAR FACTOS E PROCURAR RESPOSTAS CERTAS Encarar as Escolas como Sistemas vivos e não como máquinas: EXPLORAÇÃO CONSTANTE DAS TEORIAS EM USO POR TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL RE-INTEGRAR A EDUCAÇÃO NAS REDES DAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE LIGAM AMIGOS FAMÍLIAS E COMUNIDADES

7 Sociedade NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE METANÓIA Peter Senge pede emprestado a S. Paulo o termo metanóia que tem sido traduzido por conversão, mas que tem um significado mais acentuado, de uma profunda transformação

8 Sociedade AS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE MESTRIA PESSOAL MODELOS MENTAIS VISÃO PARTILHADA APRENDIZAGEM EM EQUIPA PENSAMENTO SISTÉMICO

9 Sociedade 11 leias das CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE 1 - Os problemas de hoje vêm das soluções de ontem 2- Quanto mais empurramos o sistema mais o sistema empurra na nossa direcção 3- Comportamento melhora antes de piorar 4- A saída mais fácil leva-nos, normalmente, de volta ao mesmo sítio 5- A cura pode ser pior do que a doença 6- Mais rápido significa mais devagar

10 Sociedade 11 leias das CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE (continuação) 7 - Causa e efeito não estão próximos no tempo e no espaço 8 - Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados 9 - Podemos assobiar e chupar um chupa-chupa, mas não ao mesmo tempo 10 - Dividir um elefante ao meio não produz dois elefantes iguais 11- Não existem culpados …

11 A escola de hoje Muito eficiente para a Sociedade Industrial Baseada na certificação inicial e não no life long learning Baseada na aquisição de um corpus crítico de conhecimento para permitir a actividade profissional Extremamente resistente à mudança Utilização predominante de metodologias transmissivas e não construtivistas Baseada mais na competitividade do que na colaboração Muito influenciada ainda por correntes psicológicas tradicionais como o behaviorismo.

12 O que mudar? Essencialmente mudando o ênfase no conhecimento… substituindo-o pela aprendizagem À Sociedade de Informação corresponderá então uma Escola não só formadora de conhecedores mas essencialmente de… aprendedores Um justo equilíbrio na acção

13 Um justo equilíbrio na acção......nem tudo o que é tradicional é desprezável Conceitos / Contextos Palavra / Imagem Razão / Afectos Sacrifício / Prazer Quadro e giz / Computadores Professor / Aluno Sala de aula / outros espaços educativos Elitismo / mediocridade Fornecimento de informação / criatividade Memória / raciocínio etc. Pólos educativos Educação

14 Noção de cultura científica … Divulgação e cultura

15 TIC SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO altamente tecnológica ritmo alucinante quantidade imensa de informação distâncias perdem importância destruir de fronteiras predomínio da imagem

16 Fóruns Calendário Gestão de s Páginas pessoais Repositório de conteúdos Sumários Videoconferência Glossários Inquéritos Testes/quizzes Admissão de trabalhos Referendo Scorm Wiki (criação colaborativa de conteúdos) Etc. Ferramentas de e-learning (b-learning; m-learning)


Carregar ppt "Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google