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Abordagem sistêmica na Gestão
Bibliografia: A Quinta Disciplina Peter M. Senge Editora Best Seller
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Organizações que aprendem
Abordagem Sistêmica Organizações que aprendem
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Deficiências de Aprendizagem
“Eu sou meu cargo” “O inimigo está lá fora” A ilusão de assumir o controle A fixação em eventos A parábola do sapo escaldado A ilusão de aprender com a experiência O mito da equipe gerencial
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Estrutura x Decisões A estrutura influencia o comportamento
A estrutura dos sistemas humanos é sutil A alavancagem freqüentemente vem de novas formas de pensar
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Disciplinas da Organização que aprende
Domínio Pessoal Modelos Mentais A Construção de uma visão compartilhada Aprendizagem em equipe
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Disciplinas da Organização que aprende
Domínio Pessoal É a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente. A capacidade e o comprometimento de uma organização em aprender não podem ser maiores do que de seus integrantes
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Disciplinas da Organização que aprende
2. Modelos Mentais São pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir. O trabalho consistem em aprender a desenterrar nossas imagens internas do mundo, a leva-las à superfície e mante-las sob rigorosa análise
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Disciplinas da Organização que aprende
3. Construção de uma visão compartilhada Envolve as habilidades de descobrir “imagens do futuro” compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno e o envolvimento, em lugar da mera aceitação. É a contra partida das “declarações de missão”.
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Disciplinas da Organização que aprende
4. Aprendizagem em equipe Envolve a capacidade dos membros da equipe de deixarem de lado as idéias preconcebidas e participarem de um verdadeiro “pensar em conjunto”. As equipes, e não os indivíduos, são a unidade de aprendizagem fundamental nas organizações modernas
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A 5a. Disciplina Pensamento Sistêmico
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As leis da 5a. Disciplina Os problemas de hoje vêm das “soluções” de ontem Quanto mais você empurra, mais o sistema empurra de volta O comportamento melhora antes de piorar A saída mais fácil normalmente nos leva de volta para dentro.
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As leis da 5a. Disciplina A cura pode ser pior que a doença
Mais rápido significa mais devagar Causa e efeito não estão próximos no tempo e no espaço Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados – mas, freqüentemente, as áreas de maior alavancagem são as menos óbvias
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As leis da 5a. Disciplina Você pode assobiar e chupar cana – mas não ao mesmo tempo Dividir um elefante ao meio não produz dois pequenos elefantes Não existem culpados
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Diagrama - Interpretação
Nível desejado de água Posição da Torneira Influencia Fluxo de Água Diferença Percebida Nível atual da água
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Elementos básicos do pensamento sistêmico
Feedback de Reforço Feedback de Equilíbrio Defasagens
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Feedback de Reforço Vendas Propaganda boca a boca Clientes Satisfeitos
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Feedback de Equilíbrio
Temperatura Desejada Temperatura do Corpo Diferença de Temperatura Agasalho
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Defasagens (TEMPO) Temperatura Desejada Temperatura Atual
Defasagem Controle de Temperatura do Chuveiro Diferença de Temperatura
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Padrões que controlam os eventos
Arquétipo 1: Limites ao crescimento Arquétipo 2: Transferência de responsabilidade
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Padrões que controlam os eventos
Arquétipo 1: Limites ao crescimento Inicia-se um processo de reforço (amplificador) a fim de produzir um resultado desejado. Tal processo cria uma espiral de sucesso, mas também cria inadvertidamente efeitos secundários (processos de equilíbrio) que acabam reduzindo o ritmo do sucesso. Alavancagem: não force o crescimento, elimine os fatores que o limitam
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Padrões que controlam os eventos
Arquétipo 2: Transferência de responsabilidade Um problema subjacente gera sintomas que demandam atenção. Mas as pessoas tem dificuldade de abordar o problema, seja porque se trata de uma dificuldade obscura ou por exigir um grande esforço. Por isso as pessoas “transferem a responsabilidade” de seus problemas para outras soluções (bem-intencionadas e fáceis), que entretanto são soluções paliativas e não alteram o problema subjacente.
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O novo trabalho do líder
O líder como projetista O líder como um regente O líder como professor
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